in

Reserva Capivari Monos – SP

A APA do Capivari-Monos localiza-se no extremo Sul do município de São Paulo. Abrange parte da bacia hidrográfica do Guarapiranga, parte da bacia hidrográfica da Billings e toda a bacia hidrográfica do Capivari-Monos. Esta última, onde a Mata Atlântica predomina, é uma bacia de vertente marítima, mas contribui para o abastecimento hídrico da Região Metropolitana de São Paulo. Parte das águas do rio Capivari são revertidas para o reservatório Guarapiranga.

A proteção desta bacia hidrográfica tem, portanto, importância estratégica como reserva de água potável para a metrópole e também para a baixada santista. A APA abriga também as cabeceiras do rio Embu Guaçu, o maior tributário do reservatório Guarapiranga.

A região da APA é pouco conhecida da maioria dos cidadãos paulistanos. A cobertura vegetal arbórea, representada pela Mata Atlântica, é bastante significativa: Existem pequenas áreas de mata primária e campos naturais, cercadas por grandes extensões de mata secundária em diferentes estágios de regeneração.

capivari-monos02 capivari-monos04

A área tem grande potencial para ecoturismo, com a presença de cachoeiras e rios de água cristalina. Três aldeias Guarani, Curucutu, Morro da Saudade e Rio Branco (esta última no Parque Estadual da Serra do Mar), estão localizadas dentro do perímetro da APA.

Como chegar

Para chegar é só seguir pela Marginal Pinheiros sentido sul, até Av. Interlagos e depois Av. Senador Teotônio Vilela até o fim, onde inicia a trilha. Após a passagem por Engenheiro Marsilac, a trilha de terra e pedra beira a ferrovia, e por vezes chega cruza-la, passando ainda por pontes e rios.

A trilha vai até a estação de trem Evangelista de Souza que fica logo adiante do posto da Guarda Civil Metropolitana (GCM), que é o único grupo treinado com técnicas de selva, bem na capital paulista. Com agendamento é possível fazer um treking até o litoral, com aproximadamente 40 km, chegando a Itanhaém.

Ao lado do posto da GCM, existe um prédio abandonado que está sendo recuperado pelos próprios guardas de uma forma bastante precária, onde pretendem criar um centro de treinamento, com parede para escalada, rapel e tirolesa.

Mais a frente fica um conjunto de casinhas bem simples, da época da construção da estrada de ferro, para os operários, com a ferrovia passando próximo a elas e vai até a baixada santista.

capivari-monos06 capivari-monos07 capivari-monos08

Water

Voltando pela trilha, sair a esquerda em Engenheiro Marsilac, conforme indicado na trilha para chegar até uma corredeira com praia de areia e água transparente, onde é possível tomar um banho refrescante e beber algo no barzinho.

Off Road

Retornando a Engenheiro Marsilac e pegando a trilha principal no sentido ao centro, sair a esquerda antes de Emburra, o trajeto é de terra mas bem tranqüilo para moto, inclusive com garupa, com belas paisagens e muita proximidade com a natureza.

Pode-se ir até o Núcleo Curucutu seguindo a trilha, que faz parte do Parque Estadual da Serra do Mar, e sua principal atração é a trilha que leva ao alto de um morro, onde o visitante encontra o marco da divisa de São Paulo e Itanhaém. Deste ponto, nos dias claros, é possível avistar o oceano Atlântico e a cidade de Itanhaém, além da própria Serra do Mar. A trilha tem cerca de 2 km, a maior parte em subida que é percorrida em torno de 30 minutos de caminhada.

capivari-monos10

Outra opção, é a Trilha da Bica, de 1 km, que leva a uma fonte e a uma pequena queda d’água, oferecendo agradáveis momentos de contato com a natureza da região.

Booking.com

São várias as alternativas de roteiros off road, que precisam ser explorados e descobertos.

Dicas

Este passeio pode ser feito em um único dia, saindo do centro bem cedo, porque cruza uma região de tráfego intenso na zona sul, mas pode ser melhor aproveitado em um final de semana, dormindo uma noite na região, onde se encontram pousadas com preços variados e curtir mais demoradamente cada um dos atrativos.

Um programa diferente na região de Marsilac é oferecido pela Jackie’s Tea Room, que é um salão de chá bem ao estilo inglês, e que serve almoço também. Reservar antes. Fica na Rua Jose Mota, 170, altura do km 43 da estrada de Marsilac (11-5978-6182).

Mapa Cidade de São Paulo

capivari-monos-mapa

Autor: Beto Salvia
E-mail: [email protected]

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Curtiu essa matéria?

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras, conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram e no Twitter, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira e Trilhas e Aventuras no Google Plus.

Comentários

Deixe um comentário
  1. Legal sua matéria!
    Não tinha visto. Hoje a região está bem mais estruturada ( embora ainda falte muita coisa, :-))
    Tem um passeio que achei muito bom – um borboletário.
    Da para passar um dia gostoso e almoçar ( comidinha variada, boa, serve-se a vontade, com preço ótimo).
    Parabéns pelo texto.

  2. Conheço um pouco a região; entre elas Embú-Guaçú, Cipo, Marsilac, Parelheiros. Fiz muita excursão escolar para os sítios da redondeza, entre eles, o sítio SILCOL. Roberto vai lembrar da escola estadual Sussumu Hirata!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Comentários

0 comentários

A Última Cidade do Estado Dourado – Udaipur, a Veneza do Leste

Iperó: São Paulo também tem a sua Ipanema