in

Quem pode praticar Rapel?

O rapel nada mais é do que a técnica usada para efetuar uma descida vertical com o auxílio de uma corda. Utilizado por escaladores ao final de uma grande escalada, por espeleólogos, ao descerem em profundas cavernas, por bombeiros, para o resgate e para efetuar o salvamento de vítimas, ou mesmo por pequenos aventureiros que descem viadutos, prédios, pontes, pedreiras, etc…

Atualmente no Brasil, fala-se em rapel como se fosse um esporte e muita gente o tem feito como “finalidade” e não como um “meio”, o que realmente um rapel é. É claro que não se pode condenar uma pessoa por querer fazer um rapel por simples prazer em uma ponte, viaduto ou cachoeira.

Rapel é uma palavra que em francês quer dizer “chamar” ou “recuperar” e foi usada para batizar a técnica de descida por cordas, praticada em montanhismo, escalada, canyoning e em outras atividades afins.

A corda é “ancorada”, ou seja, presa, em algum ponto seguro no topo de onde o rapeleiro irá iniciar a descida, o rapeleiro põe a corda em seu freio e começa a descida. O primeiro passo do “rapeleiro” é prender uma fita solteira, em seu equipamento e no local onde a corda foi ancorada. Esta vai ser a sua segurança até que ele passe a corda em seu freio e se posicione para começar a descida.

Tudo pronto, solta-se a solteira da ancoragem e inicia-se a aventura. Existem diferentes freios, portanto, diferentes formas de se controlar a descida. Dependendo de onde se desce, dizemos que a descida é negativa ou positiva, ou seja, positiva é quando, se tem apoio para os pés, quando se esta descendo por exemplo, um paredão, e conforme vamos descendo, também vamos pisando na parede para apoiar os pés, na negativa, descemos no vazio, sem qualquer tipo de apoio, portando é só o aventureiro e sua corda. Existem muitas descidas em que alternamos entre a negativa e a positiva, isso varia muito de onde se desce.

O equipamento deve estar sempre em boas condições, devem ser de boa marca e procedência e devem passar sempre por uma manutenção que é simples, podendo ser feita por qualquer pessoa. A segurança deve estar acima de tudo, inclusive da economia, portanto é melhor comprar um bom equipamento do que comprar um outro mais barato mas que não se sabe a resistência, a capacidade e principalmente a qualidade.

O rapel é uma técnica relativamente fácil.
Mas, se você quiser praticá-lo, é essencial que você faça um curso, ou seja procure instrução de um guia qualificado para garantir a segurança durante a prática do esporte.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Booking.com

Curtiu essa matéria?

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras, conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram e no Twitter, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira e Trilhas e Aventuras no Google Plus.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Equipamentos usados no Rapel

Saiba mais sobre o Rapel