Prudentópolis, a terra das cachoeiras gigantes no Brasil

Prudentópolis, a terra das cachoeiras gigantes





Essa pequena cidade do interior do Paraná é famosa por suas mais de 100 cachoeiras. E o mais impressionante é que muitas possuem mais de 100 metros de altura e despencam de lindos paredões rochosos, tão altos que a água se transforma em névoa antes de tocar o solo. Entendeu o porquê do título de Prudentópolis ser: “A terra das cachoeiras gigantes”?

Duas das dez maiores cachoeiras do Brasil estão aqui: o Salto São Francisco, com 196 metros e o Salto São Sebastião, com 130 metros. Detalhe: Em uma formação raríssima, existe outra cachoeira exatamente em frente ao Salto São Sebastião, o Salto do Mlot.

Ainda não se surpreendeu? Então segura essa: O Salto do Mlot também tem mais de 100 metros de altura! E não para por aí: Andando pelas estradas de terra, rumo à Comunidade de Vista Alegre, no interior do município, avistamos outros dois gigantes em mais uma formação rara: o Salto Barra Grande e o Salto Fazenda Velha, ambos com mais de 100 metros; embora fiquem a mais de 1km um do outro, quando vistos da estrada, parecem estar lado a lado, o que lhes garantiu o apelido de Saltos Gêmeos!

As principais cachoeiras de Prudentópolis são acessíveis por trilha e possuem mirantes de onde se pode observar toda sua beleza.

Não bastasse essa overdose de natureza, a cidade ainda é rica em história e cultura. Prudentópolis foi fundada por ucranianos e até hoje mantém viva muitas tradições, que podem ser encontradas na arquitetura, nos pratos típicos, nas mais de 100 igrejas belíssimas, espalhadas pelas comunidades do interior; e principalmente nas pessoas.

Existem 3 bons hotéis cadastrados no Ministério do Turismo e que podem ser indicados, porém ainda não estão no Booking.com para reservas. É preciso entrar em contato diretamente com eles pelos sites. O Hotel Elite, na Rua Marechal Deodoro, 1530. O Hotel Lopes, na Avenida São João, 2595. E o Mayná Palace Hotel, na Rua Ozório Guimarães, 935. Todos bem localizados.

Um destino incrível e ainda pouco conhecido pelos brasileiros; com cachoeiras de tirar o fôlego e que já conta com bons serviços de hotelaria, restaurantes, guias e uma agência de turismo para quem busca mais comodidade. A Amazing Tour oferece pacotes completos, guias, transporte e passeios.

Para os aventureiros de plantão, fica o convite para conhecer Prudentópolis, a terra das cachoeiras gigantes, e percorrer trilhas por paredões que levam a mirantes com vistas de tirar o fôlego até mesmo dos viajantes mais experientes.

Prudentópolis também foi destaque no quadro Tô de Folga, do Jornal Hoje. Assistam ao vídeo abaixo.

Enviado por Gerson Tozetto Jr.

TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Mauricio Oliveira: Maurício Oliveira é social media expert, consultor e influenciador de turismo e empreendedor. CEO do portal Trilhas e Aventuras, também conta suas experiências de viagens pessoais no blog Viagens Possíveis. Especialista em Expedições na Rota das Emoções e Lençóis Maranhenses. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram, curta no Facebook, assista no Youtube.

Ver Comentários (4)

    • Muuuuuuuuuuuito legal!
      Se possível nos envie matérias com listas das 10/20/30 mais altas, e suas localizações e cidades.
      Vamos adorar divulgar e postar em nosso portal. Abs

  • O Projeto Cachoeiras Gigantes (www.facebook.com/cachoeiras.gigantes) está mapeando e medindo as maiores cachoeiras do Brasil. Já encontramos quedas d'água gigantescas e que nunca antes haviam sido medidas.

    Ranking atualizado das mais altas quedas d'água do Brasil:
    1 - Cachoeira do El Dorado - 353 m - Barcelos - AM.
    2 - Cachoeira da Fumaça - 340 m - Palmeiras - BA.
    3 - Cachoeira da Boa Vista - 310 m - Cânion da Boa Vista - RS/SC. (#)
    4 - Cascata do Risco Verde - 296 m - São Francisco de Paula - RS. (#)
    5 - Cachoeira Véu de Noiva - 282 m - Cânion Itaimbezinho - RS/SC. (#)
    6 - Cachoeira do Tabuleiro - 273 m - Conceição do Mato Dentro - MG.
    7 - Cachoeirão - ~270 m - Chapada Diamantina - BA.
    8 - Cascata Água Branca - 259 m - Maquiné - RS. (#)
    9 - Cascata Diagonal - 257 m - Cânion da Boa Vista - RS/SC. (#)
    10 - Cachoeira do Tigre Preto - ~250 m - Cânion Fortaleza - RS/SC.
    11 - Cachoeira do Jatobá - 248 m - Vila Bela da Santíssima Trindade - MT.
    12 - Cachoeira Amola Faca - 241 m - Cânion Amola Faca - RS/SC. (#)
    13 - Cachoeira Encantada - 230 m - Itaitê - BA.
    14 - Cachoeira do Cavalo Baio - ~215 m - Baependi - MG.
    15 - Cachoeira da Fumacinha - ~210 m - Ibicoara - BA.
    16 - Cachoeira do Cerradão - 202 m - São Roque de Minas - MG.
    17 - Cachoeira do Desabamento - ~200m - Barcelos - AM.
    18 - Cachoeira da Serrinha - 200 m - Maquiné - RS. (#)
    19 - Cachoeira do Peixe Tolo - ~200 m - Conceição do Mato Dentro - MG.
    20 - Cachoeira do Bananal - ~200 m - Bananal - MG.

    As quedas d'água marcadas com (#) foram medidas pela equipe do Projeto Cachoeiras Gigantes.

Posts Relacionados