in ,

Ponta da Alcaíra (Arubinha), paraíso do Kitesurf em Araruama

Ponta da Alcaira ou Arubinha, um paraíso do Kitesurf em Araruama

Sempre em busca de novos lugares e pontos turísticos próximos a Arraial do Cabo, tivemos a oportunidade de conhecer um lugar maravilhoso e quase intocado pelo homem. A Ponta da Alcaíra, mais conhecida como Arubinha, é o paraíso do Kitesurf em Araruama.

Arubinha é um paraíso escondido, às margens da Lagoa de Araruama. Com sua geografia espacial diferenciada é possível observar pelo Google Maps que o local parece um “quebra mar natural” com vários “braços” adentrando até o meio da lagoa. Ao chegar lá é possível ir caminhando até a ponta, passando por um banco de areia cercado por água em ambos lados. Essa geografia é o que faz da Ponta da Alcaíra um local tão lindo e único.

Essa estrutura natural recebe maior importância quando falamos do Kitesurf em Araruama. A prática desse esporte tem sido rotineira no local. Nos finais de semana a galera se reúne para velejar por lá e só saem depois do pôr do sol.

Os praticantes dizem que esse é o lugar perfeito, com ventos bem fortes, constantes e águas calmas, ou como eles dizem: “lisa”. Que são ótimos requisitos para a prática do esporte e para treinar as manobras aéreas em Arubinha.

LEIA TAMBÉM

Parque Estadual da Costa do Sol

As praias mais incríveis de Arraial do Cabo

Escola de Kitesurf em Araruama, na Ponta da Alcaíra

Para os que desejam aprender a velejar é possível fazer aulas no local. O Leco KiteSchool tem uma Escola de Kitesurf em Araruama e está sempre por lá. Ele oferece curso básico, intermediário e avançado. Dos conceitos básicos às manobras de nível mais alto de dificuldade.

E para a galera que não pratica Kitesurf, o passeio vale a pena do mesmo jeito. Sentar na areia e contemplar o lugar por si só é uma experiência relaxante. Sugiro levar água e um lanche, pois não tem nada pra comprar no local (mas não deixe o seu lixo por lá!!!).

Como chegar na Ponta da Alcaíra (Arubinha)

Localizado na Lagoa de Araruama, a aproximadamente 28 km de Arraial do Cabo, Arubinha é facilmente encontrada no GPS. O trajeto até a Ponta da Alcaíra é ótimo, antes mesmo de chegar lá. Com muita vegetação costeira e a grandiosa Lagoa de Araruama beirando a estrada, são fatores que mostram a cultura e a história da região que se baseava na produção de sal em pequenas salinas.

Passando por Figueira ou por Monte Alto é impossível não sentir a energia do local, uma pista pouco movimentada por entre as pequenas vegetações, além de alguns cata-ventos antigos na beira da lagoa. Pequenos detalhes que dão um toque especial a toda essa região que, mesmo ainda pouco conhecida pelo turismo, possui potencial para ser um dos locais mais visitados da região.

A Ponta da Alcaíra ainda é pouco movimentada e não possui nenhuma estrutura turística desenvolvida. Por isso vale a pena alertar sobre o turismo sustentável. Não degrade, leve seu lixo de volta, procure não causar impactos à vegetação e a lagoa. Esses são fatores mais que importantes para que todos possam aproveitar e manter conservado esse paraíso.

Para chegar em Arubinha é necessário passar por uma estrada de areia, mas nada que inviabilize a chegada até o local. Com relação a hospedagem e alimentação as cidades próximas são ótimas opções, tais como: Araruama, Cabo Frio e Arraial do Cabo.

Booking.com

A agência Dom Juan Tour faz passeios de Jeep pra Ponta da Alcaíra/Arubinha e breve vai começar a organizar tours e vender aulas de Kitesurf em Araruama. Fiquem ligados.

Pôr do sol em Arubinha!

Eu diria que um outro atrativo do local é o pôr do sol em Arubinha. Quando parecia que não poderia ficar melhor, a Ponta da Alcaíra nos presenteou com um fim de dia mágico. Foi um encerramento incrível! Pra completar a paisagem, os kites que ainda estavam na lagoa deram um show a parte. Foi inesquecível, como vocês podem ver nas fotos.

Enfim, essa é Arubinha, um nome que certamente vocês ouvirão cada vez mais. Visitar esse lugar, até então pouco conhecido, foi uma experiência ótima que esperamos voltar em breve! Quem sabe até iremos nos arriscar a aprender Kitesurf em Araruama.

LEIA TAMBÉM

Onde ficar em Arraial do Cabo

Veja o que achamos da Pousada do Timoneiro

Como essa região da Ponta da Alcaíra ainda não está tão preparada para receber os turistas, recomendamos ficar em Arraial do Cabo. Suas diversas praias, mirantes e trilhas encantam a todos que passam pela cidade. Nós ficamos hospedados na Pousada do Timoneiro, a poucos passos da Praia Grande e de diversos restaurantes, com excelente localização. A pousada é super aconchegante, tem piscina, restaurante, estacionamento e Wi-Fi grátis, além de um delicioso café da manhã incluso na diária.

Vídeo de Arubinha

Gostou da matéria? Agora aperte o PLAY e assista a esse vídeo que gravamos em Arraial e depois na Ponta da Alcaíra e Arubinha. O lugar vai te surpreender!

Obrigado Filipe Passaline (@fpimagens no Instagram) por nos ceder gentilmente as imagens aéreas da Ponta da Alcaíra, nossa “Arubinha” de Araruama.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Curtiu essa matéria?

Escrito por Matheus Rodrigues

Matheus Rodrigues é praieiro e estudante, dedicado pela sua vida acadêmica, e pelos projetos em que se envolve; com simpatia e alegria contagiante, sempre em busca novos amigos e lugares. Um amante da natureza. Instagram: @matheusdrig

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Comentários

0 comentários

Cânions do Sul do Brasil

Conheça os mais bonitos Cânions do Sul do Brasil em 5 dias – RS e SC

Escultura "A Mão" ou "La Mano" em Punta del Este - Uruguai

Uruguai em 4 dias: Montevidéu, Punta del Este e Colonia del Sacramento