in ,

Dicas essenciais para planejar uma viagem a Fernando de Noronha

Fico feliz de poder ajudar o grupo de Dicas de Noronha com algumas dicas e agora aqui no Trilhas e Aventuras. É sinal de que fui a ilha e amei! Pois bem, acabo de retornar do arquipélago de Fernando de Noronha e vou compartilhar algumas experiências e dicas com vocês.

Programando sua viagem a Fernando de Noronha

Pesquise bastante, leia muito. Na internet há vários sites, blogs, notícias e grupos de Noronha no Facebook. Ajudou-me bastante a desfrutar o máximo da ilha.

Imprima a tábua de marés, essencial para desfrutar os melhores locais de mergulho, sempre na maré baixa. Veja as datas dos posts, alguns estão muito defasados.

Quando ir – Em Noronha as pousadas classificam as estações em: alta, média e baixa. Alta 01 a 31 JAN e 01 a 31JULHO e 16 DEZ a 31 DEZ . Média 01 a 28 FEV e 01 AGO a 30 SET. Baixa 01 MAR a 30 JUN (chuvosa) e 01 OUT a 15 DEZ, exceto feriados. A melhor época é de AGO/SET segundo pesquisas em razão da calmaria marítima. Veja mais dicas de quando ir a Noronha.

Fernando-de-Noronha-Boldro

Taxas cobradas em Noronha

São duas, a primeira, taxa de preservação, que sugiro que você pague antecipadamente no site www.noronha.pe.gov.br a fim de evitar uma longa fila no aeroporto, será necessário apresentar logo no desembarque. Fiquei 7 dias no valor total de 318 reais, há uma tabela no site e o mesmo a calcula automaticamente. Preencha o formulário e pague o boleto com 48h de antecedência de seu vencimento.

A segunda, taxa de ingresso no Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, www.parnanoronha.com.br, você poderá pagá-la pelo site ou na Praça Flamboyant em Noronha mesmo. Essa taxa garante acesso às principais praias da ilha (Sancho, Sueste e Leão) bem como a realização de passeios. Valor para brasileiros é de 81 reais. Aceita cartão de crédito.

Como funciona o transporte em Noronha

Ônibus: 3 reais. Acredite, você poderá usá-lo bastante, sem problema algum. A proporção de usuários já está meio a meio turistas/habitantes. Periodicidade de 30min. Excelente para ir ao Fortinho do Boldró, Aeroporto, Sueste, Porto, Flamboyant, Vila do Trinta e Vila dos Remédios, ou seja, tudo que margeia a rodovia. Não recomendo para as demais praias.

Táxi: de 15 a 30 reais. Vale muito a pena. Há uma tabela com os valores de cada origem/destino. Informe-se, pegue o mapa da ilha, e economize.

Moto: 80 reais a diária. Vale muito a pena, esse valor é em uma lojinha em frente ao restaurante Chica da Silva.

Buggy: 180 a 200 reais a diária. Vale para que quem quer gastar, ou para quem está em grupo. Além da praticidade, é claro.

Fernando-de-Noronha-Barco-Trovao

Sobre pagamentos: Dinheiro ou Cartão de Crédito?

Cartão de Crédito: Aceito em 90% dos estabelecimentos. Apenas em um não havia sinal.

Dinheiro: Pouco utilizado. Para táxi e nos locais rústicos (nativos que alugam cadeiras de praia na Conceição e Cacimba do Padre, por exemplo). Não precisei sacar. Há uma lotérica ao lado do Restaurante São Miguel, além de Banco 24h no aeroporto e no Projeto Tamar. Tem agência do Santander e Bradesco na Vila dos Remédios.

Sinal de Celular e Internet

3G/4G péssimo, não adianta você pagar 500 reais por mês, não vai conseguir utilizar nada de sua internet móvel. O sinal da OI ou TIM nas praias é bom para chamar TAXI etc, mas os locais geralmente chamam, basta você pedir.

WIFI, nas pousadas o wifi também e precário, mal se posta uma foto. Mensagens de Whatsapp chegam aos poucos. Na vila tem o Wifi Noronha Digital, que é grátis, mas da mesma forma, é péssimo o sinal.

Vergonhosa a falta de investimento nesse quesito em pleno século XXI.

O que levar pra Noronha

Para registro: Câmera sub-aquática (GoPro e similares), na ilha o aluguel é de 50 por dia. E leve uma câmera com zoom, pois a biodiversidade é imensa. Acessórios GoPro de peito / punho / bastão e flutuador são recomendados.

Booking.com

Mergulho: Máscara/Snorkel de boa qualidade (compre uma boa, senão passará raiva e terá uma péssima experiencia). Colete flutuador e nadadeiras (auxilia bastante). Com um bom equipamento você vai querer mergulhar todos os dias. O colete flutuador você pode alugar na ilha e é barato.

Praia: Guarda-sol, se tiver leve sim, pois na ilha custa de 10 a 12 reais a diária e você vai utilizar (Porto, Conceição, Cacimba do Padre, Sueste etc). Um bom no Wallmart custa 26 reais. Leve esteira de praia, custa 10 reais. Ou se preferir, toalhas ou canga de praia.

Fernando de Noronha Rapha 24

Roupas leves: Calça e calçado só para o avião mesmo.
Tênis: Fiz somente a trilha curta do Atalaia. Não precisei nos outros locais.
Demais objetos: Repelente, usei pouco, mas se faz necessário em determinadas épocas do ano.
Colírio: muita gente posta que é necessário em razão da poeira e da água do mar, leve um de concentração baixa.

De resto é só se divertir.

Leia mais sobre Fernando de Noronha

Fernando de Noronha, um guia de viagem para conhecer o paraíso
12 Motivos para colocar Fernando de Noronha na sua lista de viagens
Dicas essenciais para economizar em Fernando de Noronha
Roteiro de 6 dias em Fernando de Noronha

Texto por Luciano SA.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Curtiu essa matéria?

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras, conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram e no Twitter, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira e Trilhas e Aventuras no Google Plus.

Comentários

Deixe um comentário

One Ping

  1. Pingback:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0
Igrejas históricas construídas nos século 17 e 18 despertam a curiosidade dos visitantes - Crédito: Marco Carrilho

São Cristóvão (SE) é como voltar aos tempos do Brasil Colônia

Volvo Ocean Race – Quarta etapa rumo a Auckland, na Nova Zelândia