in , ,

Pedalada com os amigos em Maceió – Alagoas

É chegado mais um fim de semana e a turma já começa a pensar onde iremos pedalar desta vez, em Maceió o problema se agrava ainda mais, devido as incontáveis possibilidades de belos passeios que vão deste pedaladas em mata atlântica a praias lindíssimas, passando por orla marítima ou lagunar urbana.

No nosso último passeio optamos pela mata que fica ao norte da capital alagoana, esta é uma trilha que sempre fazemos por causa da incontável variedade de caminhos lá existente, é terra ainda inesplorada pelos “Bikers”. O nosso ponto de encontro é sempre a chácara do Reinaldi, nosso amigo e guia nesta região. Reinaldi tem a difícil vida de morar numa chácara dentro da cidade e com um pedacinho de mata nativa nos fundos de casa (ao lado veja foto da saída na chácara de nosso amigo).

Tudo pronto às 06:30 de um dia de sol, com uma véspera de muita chuva o que deixava a trilha mais interessante e desafiadora. Após a definição do percurso lá vamos nós pra mais uma diversão, é a palavra é diversão mesmo!

carlosalberto_bike01

Neste passeio fomos Eu, Reinaldi, Décio e Dílson pegamos um caminho largo de terra batida para aquecer até o ponto em que a trilha começa de verdade, um caminho de puro mato (não se via aquela trilha de areia) íamos nós quatro enfilerados pedalando forte quando era possível, carregando a bike quando não o era e passando-a por cima de cercas que ousavam tentar ser obstáculos. Meia hora de pedaladas por este caminho e chegamos ao alto de um morro onde avistávamos um outro, e neste intervalo havia um descida espetacular e ingrime juntando com a chuva do dia anterior, o resultado era uma ladeira de “sabão” onde freios são artigos em desuso, veja o Décio descendo o início da ladeira, esse trecho ainda não estava escorregadio o pior viria mais a frente.

Vejam nossa vista do alto de um morro. Fotos tiradas, local da descida analisado, cada um já criou a sua estratégia de descida, baixados os selins é hora de descer, cuidado e emoção são coisas que não podem faltar nessas descidas.

Pedalamos ainda por mais 1 hora, entre subidas não menos escorregadias e nem menos acentuadas que as descidas. Passeio rápido de apenas 2 horas, percorremos 10 km, mas o suficiente para a diversão do dia e um aquecimento pra mais uma semana dura de trabalho, no próximo domingo estaremos novamente percorrendo algum lugar que ainda não sabemos qual e muito menos o que iremos encontrar pelo caminho.

carlosalberto_bike03

Dicas para um passeio seguro:

  1. Lembre-se que a alimentação deve ser leve e conter os nutrientes certos para o desgaste que seu corpo irá sofrer no percurso, a melhor dica é procurar um profissional de nutrição para orientar-se.
  2. Protetor solar é de uso obrigatório, mesmo naqueles dias em que o sol não esteja visível, em caso de não saber qual FPS usar, consulte um médico.
  3. Agora verifique o estado de sua bike, antes de por a roda na lama, no mato ou no asfalto certifique-se de que sua magrela está revisada, parafusos bem apertados, câmbios regulados e freios tinindo, pois com certeza você irá usá-los bastante, pneus calibrados, correntes, cassetes e coroas lubrificados;
  4. Em seguida observe a amarração da bike no veículo (você nunca iria se perdoar se algo de mal acontecesse com sua companheira de aventura, estou falando da Bike tá!);
  5. Capacete, teste antes de efetuar a compra, ele deve ficar bem justo evitando tapar sua visão, no mercado hoje existe a possibilidade de regulagem de tamanho através de um mecanismo que o ajusta a vários formatos e tamanhos de cabeça;
  6. Blusas/Bermundas (manga longa ou curta, bermuda ou calça, lembre-se de que no meio do mato existem galhos, mosquitos e outros seres que cortam, furam e machucam e que é você quem está no ambiente deles não adianta os culpar, previna-se, mangas longas e calça normalmente são uma boa pedida. Obs: Calças de tactel folgada costumam enganchar na coroa da bicicleta e em galhos pelo caminho o que pode ocasionar um acidente, o mais adequado são calças especializadas para MTB);
  7. Tênis (é bem provável que em seu caminho exista uma grande poça de água/lama, portanto tênis que secam rápido e/ou que sejam resistentes a água são os mais indicados);
  8. Cotoveleira, tornozeleira, joelheira são equipamentos existente, no entanto quem pratica o MTB precisa sentir-se confortável e ver o que melhor lhe convém,
  9. Luvas que evitam calo e lhe dão mais firmeza é sempre boa!
  10. Óculos, é uma opção interessante alem de prevenir contra raios UVA e UVB evitam que terra, água e outros entrem em seus olhos e causem um acidente, a escolha do seu óculo vai muito alem do design passa pelo tipo e qualidade de lentes, prefira os óculos que sejam anti-embaçante ou use produtos que evitem o embace;
  11. Líquidos, a reposição de líquido, Açúcares e sais são primordiais para todas as atividades físicas principalmente para as aeróbias como o MTB, portanto água e repositores de minerais são importantes, mas evite o consumo de produtos sem orientação de profissionais da área de saúde (médicos e nutricionistas). Quanto ao armazenamento você tem a opção de garrafinhas e/ou bag back (bolsas que fica nas costas com mangueiras que levam o líquido até sua boca), as bags são interessantes porque te mantém concentrado no caminho e não tem a necessidade te tirar as mãos do guidão o que te dar mais segurança, o mercado oferece inúmeros tamanhos de 0,5L até 3L;
  12. Materiais extras como câmeras de ar, e ferramentas como bomba para pneus, chaves, remendo de pneus a frio e até mesmo um câmbio reserva.
  13. Bússola, antes de levá-la certifique-se de que está devidamente calibrada e que você está preparado para utilizá-la;
  14. Procure conhecer o local que irá percorrer, e se possível monte um mapinha com alguns pontos de referência para que caso alguém se perca, ou precise voltar sozinho possa o fazer com segurança;
  15. Informe-se sobre a segurança no local do passeio.
  16. Divirta-se a valer!!!

 

Autor: Carlos Alberto Jr.
E-mail: [email protected]

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Curtiu essa matéria?

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras, conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram e no Twitter, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira e Trilhas e Aventuras no Google Plus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Comentários

0 comentários

Atrações turísticas de Ponta Grossa – PR

Paranapiacaba – Uma trilha inesquecível