in

Paranapiacaba – Uma trilha inesquecível

Olá Pessoal. Vou iniciar minha coluna relatando uma recente aventura. Um fantástico trekking feito de Paranapiacaba para Cubatão (Paratão – apelidado carinhosamente por um dos integrantes).

Paranapiacaba fica no alto da serra do mar em São Paulo entre o planalto e o mar, em tupi-guarani quer dizer “lugar de onde se vê o mar”. Foi lá onde tudo começou. Uma boa dica para quem visita a cidade é conhecer o aposentado trem Maria Fumaça e o museu ferroviário.

A trilha consistiu em descer a serra seguindo um dos prováveis caminhos feitos pelos bandeirantes. Reunimos um pessoal muito 10, que aceitou o desafio de atravessar a Serra do Mar e chegar em Cubatão. O que estava previsto para ser feito em 6 horas (piada.. rs), levou quase 9 horas, de muitas risadas e grandes aventuras.

Combinamos para chegar na sexta-feira à noite às 20h, em uma pizzaria local, recomendadíssima , realmente uma boa pedida. Logo depois que o pessoal chegou, detalhe, alguns integrantes só chegaram por volta das 0hs, devido a grande neblina da estrada, fazendo eles se perderem e quase caírem em um buraco, por isso quando forem para lá, tomem cuidado a noite, que costuma ter muita neblina e as sinalizações são bem precárias.

Ainda de noite, a galera se conhecendo e conversa vai e conversa vem, ficamos até umas 3h30 da manhã, tendo que acordar as 6h para iniciar a caminhada. Pessoal totalmente louco… rsrs, fora que a pinga rolava solta… imagina só a situação no outro dia… rsrs Mas o pessoal aguentou bem, e conseguimos levantar as 7h, para tomar banho, um belo café nos aguardava.

cristiano_paranapiacaba02

cristiano_paranapiacaba03

Mochilas nas costas e coragem para enfrentar a trilha. Muita expectativa e muita adrenalina nos aguardavam. Mas a galera é tudo de bom, nunca vi um pessoal tão divertido e tão animado, foi super tranquilo e as pessoas se ajudaram muito.

Tivemos a oportunidade de ver o trem, que hoje em dia, utiliza uma linha que vem a cada dia deixando de ser usada por motivos de segurança.

No começo, a mata estava um pouco fechada, ainda úmida, devido as grandes chuvas da semana, que proporcionaram um ar refrescante, não fez sol, mas também não choveu, ou seja, foi perfeito. É fascinante, ter essa oportunidade de poder apreciar a natureza, sentir o cheiro do verde, esse ar puro e verdadeiro e tão ausente no meio urbano. Para muitos é uma grande besteira, uma perca de tempo. Mas eu não troco esses momentos por nada. É uma espécie de viagem a um outro planeta, um outro mundo, longe de violência, longe de tristezas e injustiças. Um mundo de respeito de paz e tranquilidade.

Depois de um tempo, nossa primeira parada, em um lugar fabuloso. Ponto fundamental para um bom pulo na água, relaxar um pouco e claro se alimentar. O pessoal levou muita fruta, barra de cereal foi o que não faltou… tem gente que não quer ver por um bom tempo… rsrsrs

A água estava uma delícia, como sempre,”gelada”… rsrs, o que é ótimo. Ninguém resistiu, bem..eu acho..porque eu entrei e curti… rsrs

cristiano_paranapiacaba06 cristiano_paranapiacaba07 cristiano_paranapiacaba09

De volta para trilha, já tinhamos sido orientados que teríamos um trecho por rio… nas verdade eu tinha entendido que apenas atravessaríamos o rio… e não que teríamos que ficar algumas horas dentro dele…rsrsrs. De qualquer forma… lá fomos nós…

Água muita água. Não é difícil andar na água, o problema reside nas pedras submersas, pois um passo em falso, é muito fácil torcê-lo, ou dar um mal jeito na perna. Por isso atenção dobrada no rio.

Um pequeno descanso, na pedra do pulo, onde alguns, inclusive eu, tiveram coragem de pular.

Ufa!… nunca que chega… rsrsrs. A essa hora, todos muito exaustos, ouvia-se muito pouco as vozes, que no começo não paravam… rsrs o cansaço realmente estava tomando conta…

Enfim..chegamos ao nosso destino… UHUHUHUH… Uma caminhada de 9h… caramba, não foi fácil, muita gente com areia e pedrinhas nos pés, tênis e botas lamentáveis de se olhar.. rsrs. Muitas fotos, e aquele olhar de volta para Serra do Mar… com aquela sensação: “Caramba, eu consegui”…. é isso aí… mas ainda restava uma surpresa… rsrsr. Tivemos que fazer uma caminhada “extra”, na Cosipa… coisa maravilhosa. kkkkkkkkk até a Van, e depois saber que a Van fez o mesmo caminho de volta, ou seja.. cara, andamos à toa.. e super cansados… rsrs.. mas valeu.

Booking.com

Super abraços à todos e lembrem-se, a natureza é maravilhosa, eu e você somos responsáveis por mantê-la viva, e toda vez que temos a oportunidade de caminhar, fazer uma trilha, mergulhar em um rio ou se refrescar em uma cachoeira, são apenas formas que a natureza tem a nos dizer: “Muito obrigado”.

Autor: Cristiano Rodrigues
E-mail: [email protected]

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.




TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado e viaja tranquilo. Faça a sua reserva por aqui para nos ajudar.
  • RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Viaje comigo e viva experiências selecionadas. Em pequenos grupos os valores ficam imbatíveis. São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos. Veja as datas, roteiros e valores e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, consultor e influenciador de turismo e empreendedor. CEO do portal Trilhas e Aventuras, também conta suas experiências de viagens pessoais no blog Viagens Possíveis. Especialista em Expedições na Rota das Emoções e Lençóis Maranhenses. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram, curta no Facebook, assista no Youtube.

3 Comentários

Deixe um comentário
  1. ADORO ESTE LUGAR SEMPRE FUI FÂ DESTE LUGAR AMANTE DA NATUREZA GOSTARIA DE UMA INFORMAÇAO COMO PODERIA PARTICIPAR DE UM TURISMO COMO CAMINHADA ENTRE AS TRILHAS EXISTENTE EM PARANAPIACABA E SENTIR AQUELA BRISA FRESCA DO MAR E TUDO DE BOM QUE A NATUREZA OFERECE PARA A VIDA OBRIGADA DESDE JA AGUARDO RESPOSTAS.

  2. Ola gostaria de saber se temos a opçºao de fazer rafitting e trilhas e indicaçºao de pousada ou hotel, para fazer o esporte sairia quanto ?

    se pode indicar pousadas agradeço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pedalada com os amigos em Maceió – Alagoas

Trilha até a Praia Sete Fontes em Ubatuba – SP