in , , ,

Vista e encantos do Parque da Cidade – Niterói, RJ

Parque da Cidade em Niterói - RJ

Muitos cariocas dizem que a melhor coisa de Niterói é a vista para o Rio de Janeiro , isso é um erro, porém tem seu fundo de verdade. Conforme já mostramos em posts anteriores, Niterói tem lugares e vistas incríveis como a Trilha do Morro das Andorinhas onde é possível vislumbrar, dentre outras belezas, a praia de Itaipu, praia de Camboinhas e a famosa praia de Itacoatiara.

Entretanto, a vista para o Rio de Janeiro é incrivelmente bela por aqui também. Localizado a 270 metros de altitude, no bairro de São Francisco, o Parque da Cidade tem uma vista sensacional do Rio e também da própria cidade de Niterói.

Parque da Cidade - vista da rampa principal
Parque da Cidade – vista da rampa principal
Parque da Cidade - vista da rampa principal com identificação
Parque da Cidade – vista da rampa principal com identificação
Parque da Cidade - vista da rampa adjacente com identificação
Parque da Cidade – vista da rampa adjacente com identificação

Neste parque, é possível contemplar uma área de preservação ambiental, duas rampas para voo livre e uma vista panorâmica para a Baía de Guanabara, lagoas e praias oceânicas de Niterói. É um espaço de lazer que atrai diferentes tipos de visitantes. Há aqueles que vão de carro até o Mirante só para admirar a vista, tirar fotos, ou fazer um piquenique.

Há aqueles mais esportistas que preferem percorrer desde o início da subida até o mirante do parque correndo, andando ou pedalando. Há também os mais aventureiros que vão para praticar parapente ou realizar uma das trilhas que tem acesso pelo parque.

Parque da Cidade - vistas pelo caminho até a chegada ao parque
Parque da Cidade – vistas pelo caminho até a chegada ao parque
Parque da Cidade - vistas pelo caminho até a chegada ao parque
Parque da Cidade – vistas pelo caminho até a chegada ao parque

E um detalhe importante: a entrada é franca e sua única responsabilidade é curtir o belo visual e parabenizar quando o sol se pôr. No local, há banheiros, cantina e espaço infantil. É possível realizar a visitação de Domingo à Domingo das 7h às 18h (Ou entrada até as 19h durante o horário de verão).

Vista Panoramica da rampa principal do Parque da Cidade
Vista Panoramica da rampa principal do Parque da Cidade

Dicas e Observações

Como chegar: Geralmente vou de carro e estaciono lá no mirante. O estacionamento é gratuito, porém quando o parque está cheio, talvez seja preciso estacionar pelo caminho e andar um pouco, visto que há poucas vagas no mirante. Já fui a pé e de bicicleta também. Para quem quer aproveitar para se exercitar, é uma ótima oportunidade pois a subida é bem íngreme.

Para quem for de ônibus, pode pegar o 32 (linha que faz o trajeto entre o Terminal no Centro de Niterói e a Cachoeira), saltar na Av. Rui Barbosa (no primeiro ponto próximo a praia de São Francisco) e ir andando uns 2,3 km até o mirante, porém precisa ter preparo pois a subida é bem íngreme. Há também como saltar na praia de São Francisco e Charitas e andar uns 3 min a mais (Linhas de ônibus que passam pela orla: 33, 17, 62, …).

A entrada fica no bairro de São Francisco e a localização exata, assim como o caminho partindo da praia de São Francisco, pode ser visto através do registro da wikiloc, aplicativo que grava o caminho através do GPS do celular.

Powered by Wikiloc

O tempo de percurso de carro partindo do centro de Niterói ou do centro do Rio de Janeiro é de em média, sem trânsito, 25 e 45 min, respectivamente. O trajeto pode ser colocado no “Google Maps” ou “Waze” como “Parque da Cidade, Niterói – RJ” que levará exatamente ao local.

  • O que levar: Depende do tipo de atividade que for fazer. Para apenas aproveitar e curtir o visual do mirante, recomendo levar água, repelente, filtro solar e a câmera. Entretanto, se assim como eu, você gosta de tomar um café com lanche admirando uma bela vista, esta é uma ótima oportunidade, seja no Bistrô que há no parque ou fazendo um piquenique.
  • Bistrô Sierra e Mar: Localizado dentro do parque, neste bistrô é possível fazer uma refeição e sentar na varanda, admirando uma bela vista. Está aberto para Café da Manhã e Almoço, sábados e domingos. Reservas e mais informações na página deles pelo Facebook: https://www.facebook.com/SierraeMarbistro
  • Saltos de Parapente: Principalmente nos dias de semana é possível encontrar instrutores no local oferecendo voo duplo por cerca de 350 reais. Nunca fiz para recomendar, mas pela vista, com certeza valerá a pena.
  • Ruínas: Próximo ao estacionamento é possível visitar o que sobrou de um posto Atalaia português do século XVI.
  • Trilhas possíveis no parque: Há pelo menos 3 entradas de trilhas no parque. Entretanto, não é recomendado sem guia especializado. Fiz a muito tempo uma que saía do mirante de bicicleta e terminava em Piratininga. Foi bem interessante, mas não sei as condições de acesso e segurança, atualmente.

Mais fotos do Parque da Cidade

Parque da Cidade Foto 11 - Vista para o Morro do Corcovado

Parque da Cidade Foto 12 - Vista da Estação Catamarã Charitas

Parque da Cidade Foto 16 - VISTA DA ÁREA INFANTIL

Parque da Cidade foto 15- Portão de Entrada do Parque

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Curtiu essa matéria?

Escrito por Carlos Innecco

Carlos Innecco é engenheiro por formação e nas horas vagas fotógrafo de paisagens, trilheiro e viajante. Atualmente morador de Niterói - RJ. Para mais fotos/vídeos de trilhas, paisagens e viagens, siga meu perfil no IG @inneccophotos

Comentários

Deixe um comentário
  1. Dá para chegar ao Parque pelo bairro Maceió. Infelizmente, é um caminho pouco divulgado e está ficando meio abandonado. Sempre que eu ia ao parque, era por esse caminho…

  2. Já subi diversas vezes à pé. A subida é muito íngrime, mas é um excelente exercício. Là em cima é muito agradável, e a vista maravilhosa. Quando tem alguém praticando vôo livre, fica ainda mais espetacular. Vale à pena ir lá.

  3. Depois de muitos anos indo para parque da cidade de carro, frequento o parque da cidade desde que podíamos ir no horário noturno, fico muito triste as pessoas de hoje que não podem ver a vista linda nesse horário noturno. Ontem decidi ir a pé , excelente exercício , um vista de como Juca tinha visto esses anos todos.
    Na próxima irei pela outra entrada.
    Vale muito a pena ir apreciar a natureza e a paisagem.

One Ping

  1. Pingback:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Comentários

0 comentários

Melhores Momentos de Viagem em 31 vídeos de 15 segundos

Expedição Fotográfica Islândia 2016

Expedição Fotográfica Islândia 2016