in

Observação de Baleias em Abrolhos – BA

Um dos principais desejos dos visitantes do arquipélago de Abrolhos é conhecer de perto as Baleias Jubarte (Megaptera Novaeangliae). “Baleiar” ou observar baleias é o lazer preferido de centenas de turistas que chegam para a temporada das Jubartes, entre julho e novembro, quando elas migram para Abrolhos. A cada ano, o Instituto Baleia Jubarte – uma organização não governamental, criada em 1996 com sede em Caravelas, que desenvolve diversas ações na região – registra a presença das baleias cuja população já ultrapassou mil animais na área de Abrolhos.

A baleia Jubarte é uma espécie cosmopolita, distribuindo-se por todos os oceanos. São animais migratórios que deslocam-se anualmente das áreas de alimentação em altas latitudes, para as áreas de reprodução nos trópicos e sub-trópicos, se reproduzem no Brasil (Bahia) e passam o verão nas proximidades da Antártida, se alimentando de krill (um minúsculo tipo de crustáceo, parecido com um camarão pequeno).

Chegam a medir 16 metros de comprimento e pesar até 40 toneladas, são facilmente reconhecidas pelas nadadeiras peitorais brancas e muito maiores em relação ao tamanho do corpo. Podendo chegar a aproximadamente a 1/3 (um terço) do comprimento total do animal.

Após uma gestação de aproximadamente onze meses, dão a luz a um único filhote, que permanecerá sendo amamentado quase durante o ano inteiro. Geralmente uma baleia jubarte adulta terá um filhote a cada três anos somente. Porém este filhote já nasce com cerca de 3 metros de comprimento, podendo pesar até três toneladas e mama cerca de 200 litros de leite por dia.

Caça X Turismo

A proibição da caça a baleia no Brasil teve início em 1987 após mais de uma década de campanha, quando as organizações em defesa das baleias se opuseram aos interesses de empresários e políticos ligados a indústria baleeira.

O antigo conceito de que uma baleia só tinha valor quando abatida para consumo foi substituído pelo reconhecimento da importância ecológica e de seu valor como importante fonte de renda para a indústria do turismo. Atualmente o turismo de observação de baleias resulta na geração de benefícios econômicos para comunidades locais nas regiões onde é realizado, valorizando a conservação das baleias como um recurso natural vivo.

Segundo a IUCN e o Plano de Ação para Mamíferos Aquáticos do Brasil (IBAMA – 97/2001), a Baleia Jubarte está classificada como vulnerável e incluída na lista oficial de espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção (Portaria IBAMA 1522 de 10/12/1989). De uma população original estimada em 250 mil em todos os oceanos restam aproximadamente 35 mil indivíduos.

fonte: Instituto Baleia Jubarte

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Booking.com

Curtiu essa matéria?

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras, conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram e no Twitter, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira e Trilhas e Aventuras no Google Plus.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Naufrágios e points de mergulho em Abrolhos – BA

Saiba mais sobre a Chapada Diamantina – BA