in ,

O que fazer na Ilha da Madeira em 20 dicas incríveis

Piscinas naturais em Seixal - Crédito: Turismo da Madeira

Na hora de escolher o seu próximo destino, alguns requisitos são indispensáveis: paisagens deslumbrantes, atrações imperdíveis, povo hospitaleiro e gastronomia sem igual. E por mais que as opções sejam variadas, a Ilha da Madeira se destaca por oferecer tudo isso e muito mais aos seus visitantes. Descubra o que fazer na Ilha da Madeira com essas dicas de viagem super especiais.

A seguir, conheça as 20 principais razões para arrumar as malas e embarcar em uma inesquecível viagem pelo arquipélago português.

O que fazer na Ilha da Madeira

1 – Não é necessário aprender outro idioma

Assim como no restante de Portugal, o idioma oficial da ilha é o português, facilitando muito a vida dos turistas brasileiros.

2 – Clima ameno o ano inteiro

Graças à localização privilegiada e sua origem vulcânica, os visitantes podem desfrutar de temperaturas agradáveis, inclusive na água do mar, em qualquer época do ano.

3 – Funchal, a capital da Madeira

Cosmopolita e carismática, a cidade abriga o maior centro turístico, comercial e cultural de todo o arquipélago. Um prato cheio para quem deseja atrações variadas durante toda a estadia.

4 – Seu centro histórico, a Zona Velha

Possui muitos edifícios históricos em suas ruas estreitas, além de bares e restaurantes para provar não só o melhor da gastronomia, como também a agitada vida noturna de Funchal. Não deixe de apreciar o Projeto das Portas Pintadas, uma galeria de arte a céu aberto.

5 – Teleférico

Um incrível passeio nos ares leva os passageiros até Monte, a parte alta da capital, em 20 minutos. A paisagem é de tirar o fôlego.

6 – Carros de cesto 

Uma excelente alternativa para retornar de Monte até Livramento, esse tradicional e divertido transporte madeirense proporciona muita adrenalina aos turistas em um percurso de cerca de 2 quilômetros.

7 – Museus imperdíveis

No Funchal, o Museu do Açúcar, o Museu da Quinta das Cruzes, o Museu Frederico de Freitas e Museu de Arte Sacra valem a visita. Já em Vila Baleira, a única cidade da ilha de Porto Santo, visite a Casa-museu do explorador Cristóvão Colombo. 

Booking.com

8 – Gastronomia madeirense

Simples e saborosa, tem como principais ingredientes frutos do mar, como as lapas, e peixes como o espada-preto, típico da Ilha da Madeira. O Bolo-do-Caco e a deliciosa “Espetada” são outros destaques de dar água na boca.

9 – Jardins exóticos

Por todo o mundo, a Madeira é conhecida não só por sua beleza natural, mas também pelos jardins e parques que são cuidadosamente tratados e mostram sua grande diversidade de flores, plantas e árvores.

10 – Levadas

São impressionantes canais de irrigação espalhados por toda a ilha, criados pela necessidade de transportar grandes quantidades de água do norte ao sul da ilha. Juntos, possuem incríveis 1.400 quilômetros de extensão.

11 – Floresta Laurissilva

Parada obrigatória para os amantes da natureza, essa floresta é composta por árvores da família das lauráceas e endêmico da Macaronésia. Ocupando uma área de 15 mil hectares, foi considerada Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO. 

12 – Piscinas naturais

Porto Moniz e Seixal abrigam belíssimas piscinas naturais formadas por rochas vulcânicas, onde o mar entra naturalmente. Situadas na costa norte da Ilha da Madeira, se destacam também pela impressionante vista para o Atlântico.

13 – Porto Santo

É a menor ilha habitada do arquipélago, com seus extensos areais com propriedades terapêuticas, que lhe renderam o apelido de Ilha Dourada, já que percorrem praticamente toda sua costa sul, o equivalente a nove quilômetros de praia.

14 – Vinhos

Parte intrínseca da cultura portuguesa, o vinho Madeira, com seus aromas deliciosos e de carácter único, já conquistou adeptos em todo o mundo. 

15 – Bordado tradicional

Arte criada no século 18, faz parte da história local e até inspirou as bordadeiras do Morro São Bento, no litoral paulista. Além de a visita à fábrica ser uma experiência riquíssima, os bordados são uma excelente opção de souvenir. 

16 – Mercado dos Lavradores

Cores e tradições se misturam nesse mercado de arquitetura magnífica, que oscila entre o Art Déco e o modernismo e oferece diversas frutas exóticas, além de belíssimas flores, carnes, peixes, vegetais e especiarias de origem regional.

17 – Esportes radicais

Canyoning, rapel, mountain bike e surfe são apenas algumas das alternativas para os turistas que curtem atividades de pura adrenalina também encontram opções na Ilha da Madeira.

18 – Observação dos golfinhos e baleias

Imperdíveis, os passeios de barco são ideais para observar a diversidade marinha da ilha. Golfinhos, baleias e tartarugas encantam a todos em uma aventura sem igual.

19 – Oferta hoteleira

Repleto de hotéis cinco estrelas, o arquipélago mescla hotéis modernos e quintas decoradas em estilo provençal, cheias de charme e com vistas incríveis para o Oceano Atlântico.

20 – Eventos tradicionais

Pode ser regional, nacional ou internacional, o que não faltam são eventos para curtir durante o ano todo. As Festas de Carnaval, a Festa da Flor, o Festival do Atlântico, Festival da Natureza, Festa do Vinho, Festival Colombo e Festas de Natal e Fim do Ano são apenas alguns exemplos.

Sobre a Ilha da Madeira

Considerado o melhor destino insular do mundo, a Ilha da Madeira é um pequeno paraíso português situado em meio à imensidão do Oceano Atlântico. De origem vulcânica, sua localização privilegiada proporciona clima ameno e mar com temperatura agradável o ano inteiro, além de impressionantes cenários de montanhas, vales e penhascos, todos cobertos pela exuberante vegetação Laurissilva, nomeada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco.

O arquipélago é formado por um conjunto de ilhas, sendo as principais e únicas habitadas Madeira e Porto Santo. Há excelentes opções em balneários, monumentos históricos e ótimos hotéis e restaurantes, onde se pode provar a deliciosa gastronomia e os premiados vinhos madeirenses.

Gostou das dicas de o que fazer na Ilha da Madeira em Portugal? Compartilhe com os amigos.

Fonte: Assessoria

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Curtiu essa matéria?

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras, conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram e no Twitter, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira e Trilhas e Aventuras no Google Plus.

Comentários

Deixe um comentário
  1. Estamos nos preparando para fazer esta viagem. Sou uma apaixonada por Ilhas principalmente em Portugal, já que também moro em uma Ilha ( Florianopolis ) Vamos torcer juntos e aguardar… não mude o curso do rio… pois ele corre sozinho.

    Até breve ,

    Abraços , Désia Cavalheiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0
Roteiro de 10 dias na Chapada dos Veadeiros

Conheça TODA a Chapada dos Veadeiros em 10 dias – GO

Greengow App traduz conversas em até 10 idiomas

Greengow App traduz chamadas de voz em tempo real para 10 idiomas