O que fazer em um fim de semana em Brotas





Brotas é um dos principais destinos turísticos do estado de São Paulo, com ampla infraestrutura de hospedagem, alimentação e passeios turísticos, mas também uma pequena cidade tipicamente interiorana. Sua população oscila em torno de 20 mil habitantes, o cotidiano é tranquilo e a exuberante natureza da região proporciona aos moradores lazer e entretenimento. Ok. Então todos já sabem por que escolhi essa pequena cidade do interior de SP para me aventurar.

Saímos de São Paulo na sexta a noite, eu e mais 2 amigos com o intuito de fazer algumas atividades diferentes das do cotidiano. Fomos para Campinas, onde dormimos de sexta para sábado. O fato de termos uma casa lá ajudou. Campinas é outra cidade maravilhosa repleta de pontos turísticos esplêndidos, mas ela não é o meu foco hoje. Saímos de Campinas às 9h do sábado, chegamos em Brotas por volta das 10h20 e já fomos recepcionados com um desfile infantil que acontecia na cidade, já me senti encantada.

Há uma rua só de agências turísticas, mas meu conselho para você que quer ir para Brotas, é: vá por conta! Os valores das agências não são tão altos, mas os hotéis/pousadas lá indicam os passeios diretamente o que acaba tendo um custo menor. Veja mais dicas aqui.

Pegarmos os vauchers que havíamos reservado e fomos almoçar em uma lanchonete no centro da cidade. De lá partimos para nosso primeiro destino onde faríamos: rapel, tirolesa, escalada e arvorismo. O local ficava fora da cidade, não muito longe: vale ressaltar que há atividades para todos os tipos de aventureiros, no nosso caso eu e meus amigos estávamos indo para conhecer e então pegamos algo mais tranquilo, de 30 metros. Veja o Mapa de Brotas.

Foi tudo maravilhoso, teve bastante adrenalina e realmente ficou dentro do esperado, vale ressaltar que Brotas é procurada pelas atividades maravilhosas que são possíveis fazer por lá, então vou deixar algumas dicas de atividades que vou voltar para fazer: KR, Wake/Ski, rafting, Voo do Tarzan e em destaque o canionismo.

Finalizamos as atividades de Sábado por volta das 18h30 e fomos em busca de uma pousada, por se tratar de um feriado não foi tão difícil. Vou indicar esta para vocês, pois realmente além do preço acessível e o ótimo atendimento me senti muito bem acolhida: “Pousada do Sol“.

Não é uma pousada de luxo mas há bastante tranquilidade lá, uma piscina maravilhosa e um café da manhã típico do interior. Após nosso banho fomos até a Lanchonete do Alex, é este o nome, fica próximo da Pousada do Sol, dá para ir a pé, um lugar maravilhoso onde tem o melhor lanche que eu experimente em toda essa viagem de 3 dias.

Depois de nos alimentarmos fomos fazer um tour pela cidade e nos deparamos com o aniversário de 175 anos de Brotas, com shows ao vivo e um parque de diversões. Nem me senti tão longe da capital se não fosse o fato do barro nos pés. Encerramos nosso sábado lá na festa.

Domingo acordamos cedo, tomamos o maravilhoso café na pousada e partimos para nossa cavalgada/trilha.

Foi tudo maravilhoso, a vista subindo a pequena montanha em cima do cavalo é perfeita, sem falar a trilha por dentro da mata e os riachos que passamos até chegarmos na cachoeira. Após o banho, voltamos para nossos cavalos e retornamos até a fazenda onde começamos o passeio para almoçarmos. O restaurante da fazenda e lindo tem uma vista maravilhosa sem falar no almoço… recuperei vários quilos.

Voltamos para a pousada, tomamos aquele banho de piscina e arrumamos nossas coisas. E ai seguimos para a Casa da Cachaça, sim eu deixei ela por último, por favor, vocês precisam visitá-la, fica próximo do centro, o atendimento foi excelente, degustamos queijos, salame, licor, doces e até mesmo cachaça.

Não tem como sair de lá de mãos vazias, os preços são convidativos e para você que pretende ir com calma, todos os sábados eles fazem cachaça lá mesmo e os visitantes são convidados a assistir todo o processo. Após isso voltamos para São Paulo, e já estou me planejando para voltar.

As atividades que mencionei acima saíram por R$ 150,00. Cada atividade tem um valor diferente. Caso você esteja se planejando para passar um fim de semana em Brotas, dê uma pesquisada nas centenas de atividades e agências disponíveis. Faça também uma pesquisa por hotéis e pousadas em Brotas.

Dica: sempre olhe a altura das atividades! Quanto mas alto, mais emoção. Em Brotas, não deixe de conhecer a Casa da Cachaça, leve protetor solar e caso escolha fazer a cavalgada vista outro short por baixo (ou calça). Para pessoas que não tem experiência em andar de cavalo, a sela machuca um pouco.

Relato enviado por Danilla Souza, de 21 anos, moradora de Guarulhos – SP
FACEBOOK: https://www.facebook.com/atendimento.dany
INSTAGRAM: @daanysouza_
EMAIL: atendimento.dany@hotmail.com

TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Mauricio Oliveira: Maurício Oliveira é social media expert, consultor e influenciador de turismo e empreendedor. CEO do portal Trilhas e Aventuras, também conta suas experiências de viagens pessoais no blog Viagens Possíveis. Especialista em Expedições na Rota das Emoções e Lençóis Maranhenses. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram, curta no Facebook, assista no Youtube.
Posts Relacionados