in

O que fazer em Ilhabela – SP

Ilhabela possui cerca de 34 praias, algumas quase selvagens. As praias mais urbanizadas ficam do lado continental da ilha (oeste). No lado oceânico (leste) ficam belas praias desertas e vários navios naufragados.

Há mais de 300 quedas d’agua em Ilhabela, dentro do Parque Estadual de Ilhabela e podem ser acessadas pelas diversas trilhas dentro da Mata Atlântica. Para todos os gostos, as trilhas tem graus de dificuldade diferentes. Desde as mais fáceis às mais complicadas, todas têm como cenário o Parque Estadual e seus atrativos: cachoeiras, picos, praias onde a estrada não chega.

Além das praias, cachoeiras e trilhas, Ilhabela oferece algumas opções de passeios interessantes para os turistas. São locais de lendas ou mistérios, pontos de interesse para ecologistas ou deslumbrantes paisagens.

CAMPING

Camping Palmar – Área para barracas, chalés e trailers. Possui restaurante e pizzaria próximo as acomodações. Localizado na Av. Princesa Isabel, 2.150 – B. Velha. Tel.: (12) 3472-8319

Camping da Barra Ilhabela – “O jeito econômico de se hospedar”. Esse é o slogan deles. Localiza-se na Av. Princesa Isabel, 1.788 – Barra Velha. Tel.: (12) 3472-2239 – Fax:(12) 3472-1617

Camping Pedras do Sino – Área para camping, casas, chalés e apartamentos. Fica na Rodovia Perimetral Norte, 3872 – Próximo à Pedra do Sino. Tel.: (12) 3472-1266 / 3472-1368

Camping Barra Velha – Localizada na área norte – Barra Velha. Tel.: (12) 3472-2239

Camping do Badito – Localizado na área sul – Praia do Curral. Tel.: (12) 3472-9138

ESCALADA

Devido sua geografia, Ilhabela oferece vários locais para escalada, com diversos níveis de dificuldade. Aqui são encontrados desde pequenos paredões rochosos, ideais para iniciantes, até as encostas de difícil escalação como as do Pico do Baepi (1048 m de altitude).

Outra opção para os adeptos do esporte é o Pico de São Sebastião (1375 m de altitude) no sul de Ilhabela.

O esporte é pouco difundido na Ilha, entretanto, potencial para sua ampliação é o que não falta. Outros esportes que exploram a irregularidade geológica do terreno também são difundidos por aqui, como o canyoning e o rappel.

MERGULHO

Ilhabela é um dos principais pontos de mergulho do país devido à grande quantidade de navios naufragados no sul da ilha e à variedade de sua fauna marinha.

Diversas empresas ministram cursos, alugam equipamentos e organizam excursões aos santuários submarinos e naufrágios ao redor da Ilha. O ponto de partida para mergulho é o Santuário Ecológico da Ilha das Cabras, em frente à Praia das Pedras Miúdas, ao sul da balsa.

O Santuário, que foi criado em 1992, protege o delicado ecossistema ao redor da Ilha das Cabras, da depredação que vinha ocorrendo com o mergulho predatório na área. Uma estátua de Netuno a 7 m de profundidade, marca o local de batismo dos aprendizes de mergulhador e o ponto de encontro para os mais experimentados iniciarem suas aventuras.

Outra opção para mergulho é a Ilha de Búzios, a 25 km de distância, onde são constantemente vistos golfinhos, tartarugas e baleias. É o local que que oferece as melhores condições para mergulho na ilha.

Há ainda a opção de mergulho aos diversos naufrágios na parte sul de Ilhabela.

Ilha das Cabras – Protegido por lei o santuário ecológico da Ilha das Cabras, a menos de 2 km da balsa, sentido sul da Ilha, foi criado em abril de 1992 para proteger o ecossistema de fauna e flora marinha da costa sul de Ilhabela, que vinha sendo ameaçada pela ação predatória de uns poucos e mal informados mergulhadores. Com a sua instituição, o santuário ganhou uma estátua de Netuno, localizado na ponta sul da Ilha das Cabras a 7 m de profundidade, ponto de encontro dos amantes do mergulho. Diversos peixes coloridos, algas e corais fazem parte deste cenário que pode ser admirado por todos os que curtem a natureza marinha.

Ilha de Búzios – Localizada a 25 km da Ilha de São Sebastião, a Ilha de Búzios é um paraíso para o mergulho com garrafa ou apnéia. Por ali são comum a passagem de golfinhos, tartarugas e baleias do nosso litoral. Diversos tipos de peixe e lagostas também podem ser avistados nas tocas por entre as pedras. A água é muito límpida e a fauna marinha ao redor da Ilha de Búzios garante belos visuais.

ilhabela-sp-8

MOUNTAIN BIKE

O Parque Estadual de Ilhabela apresenta as condições ideais para a prática do esporte. Diversas trilhas e estradas de terra que acessam as praias e encostas de montanhas, garantem o cenário para os aficcionados pelo mountain bike. A maior parte da população da Ilha utiliza a bicicleta como principal meio de transporte. Não é por acaso, Ilhabela tem um dos melhores profissionais de mountain bike do Brasil, Edivando de Souza Cruz. “Vando”, tetracampeão do Torneio Interestadual de Mountain Bike.

O sul da Ilha, que tem a estrada à beira-mar asfaltada é o local ideal para quem quer pedalar sem grande esforço. Já ao norte, da balsa até a Praia de Garapocaia (Sino), o terreno com calçamento de pedras torna incômodo pedalar.

O grande interesse dos ciclistas é mesmo o mountain bike pelas estradas de terra. Há opções suaves como a estrada que liga a Praia do Sino a Praia do Jabaquara. São 8 km de subidas e descidas entre montanha e mar, passando também pela Praia de Pacuíba.

Para quem está preparado fisicamente para um percurso mais longo e difícil o ideal é a Estrada de Castelhanos que leva à praia do mesmo nome. Saindo do nível do mar até mais de 800 m de altitude e novamente descendo até a praia, é programa para quem está a fim de enfrentar um desafio que exige grande esforço físico, embora o visual seja extremamente gratificante.

Para quem quer um desafio ainda mais radical a opção é a Trilha do Bonete. São cerca de 15 km repletos de buracos, pedras e muita lama. A trilha passa pelas Cachoeiras da Lage e do Areado. Em vários trechos é praticamente impossível pedalar e a bike precisa ser carregada nas costas. Mas o visual da Mata Atlântica intocada e o desafio a resistência e equilíbrio do esportista, tornam essa trilha irresistível para quem gosta de ultrapassar seus limites físicos.

OFF-ROAD

Ilhabela atrai muitos praticantes do off-road devido as suas particulares condições meteorológicas, com chuvas periódicas e alto nível de umidade, mantendo a estrada em condições de exigir o máximo do motorista que se aventura em suas trilhas.

São comuns as competições, passeios e eventos do Jeep Clube do Brasil, usuários de jipes Engesa e outros marcas off-road ocorrerem em Ilhabela.

A Estrada de Castelhanos é a grande atração para os praticantes do off-road. Seus 22 km, saindo do nível do mar e chegando a mais de 800 m de altitude, garante ótimos desafios para os jipeiros.

Como foi abandonada pelos poderes públicos há vários anos, a Estrada de Castelhanos apresenta as condições ideiais para off-road. Apesar disso ela e a principal ligação entre o lado oeste e a parte desabitada de Ilhabela.

Os passeios de jipe podem ser contratados em diversos pontos da Ilha por um preço médio de R$ 35,00 (trinta e cinco reais) por pessoa (os valores tendem a aumentar na na alta temporada).

ilhabela-sp-14

PESCA

Considerada um dos principais centros pesqueiros do Brasil, Ilhabela vem sediando importantes competições nacionais, como o Torneio de Pesca Oceânica.

São encontradas aqui diversas espécies de peixes como o marlin azul, marlin branco, bonito, enchova, garoupa, robalo e xaréu.

No Pier do centro da Vila é comum ver à noite dezenas de pescadores lado a lado, com anzóis presos a bóias com lâmpadas pescando os peixes conhecidos como Espada.

Durante o dia, os pescadores mudam-se para as pedras que circundam o lado oeste da Ilha. Há várias lojas especializadas em Ilhabela vendendo varas de pesca, carretilhas, anzóis e todo tipo de acessório para a pesca.

PRAIAS

Ilhabela possui cerca de 34 praias, algumas quase selvagens. As praias mais urbanizadas ficam do lado continental da ilha (oeste). No lado oceânico (leste) ficam belas praias desertas e vários navios naufragados.

Praia da Garapocaia – Ao lado da avenida, estreita faixa de areia com alguns coqueiros. As pedras à direita, ao receberem pancadas de metal, produzem som parecido ao de um sino. Sendo chamada também de Praia do Sino.

Praia do Saco do Indaiá – Formada pelas praias da vila(ou do centro), Santa Teresa e Prainha. Como nenhuma delas é procurada para banhos devido ao fundo lodoso, o Centro é só agitação à noite. Na temporada os adolescentes aglomeram-se nos 100 m de calçadão da Rua do Meio, onde ficam os barzinhos da ilha.

Praia da Feiticeira – Acesso ao lado do muro da Fazenda da Feiticeira, construída em 1697, passando por um riacho com pequena queda d’água.

Praia de Castelhanos – Na verdade é uma baía com várias praias totalmente desertas e que costumam receber a visita de golfinhos. A de Castelhanos tem 2 km – a mais extensa da ilha – e por ser de tombo suas fortes ondas são procuradas para surfe; cortada por dois rios apresenta larga faixa de areia inclinada, prateada, fina e batida.

Saco da Capela – Em frente ao Hotel Itapemar, com cerca de 600m, junta num só espaço, amantes da pesca, esportes naúticos e banhistas. Um dos points badalados da ilha. Bares e quiosques fazem a agitação local.

Praia do Jabaquara – Localizada ao norte da Ilha no final da estrada, é um bom programa para ir de escuna ou barco. Dois rios desaguam na prai e formam deliciosos lagos para um bom banho.

Praia do Curral – É a praia do agito onde a moçada se encontra em um de seus inúmeros bares e restaurantes. Localizada a 12 km da balsa em direção ao sul.

Praia do Bonete – Nesta praia mora a comunidade do Bonete com aproximadamente 400 pessoas, mantendo-se virgem pois não possui acesso para autos. Para se chegar, além de barco, pode-se andar por uma trilha de 15 km, onde se passa pela Cachoeira da Laje. Para os aventureiros e os amantes da natureza é um programa imperdível.

Praia do Estáquio – Chega-se à Praia do Estáquio somente de barco ou andando via Praia dos Castelhanos. Em um rustico bar se come mariscos fresco com uma deliciosa cerveja.

Praia da Feiticeira – Nesta praia está localizada a Fazenda São Matias. Dizem os antigos moradores que a proprietária amealhava imensas riquezas, explorando uma caverna que era ponto de encontro de piratas e marinheiros de navios negreiros e mercantes que alí aportavam em busca de provisões e informações. Um dia, envelhecida e alquebrada, e temendo ser saqueada, com o auxílio de seus escravos enterrou seu tesouro num lugar conhecido por “Tocas”, e matou-os para evitar que revelassem seu segredo. Conhecida como Feiticeira, enlouqueceu e não mais foi vista.

ilhabela-sp-9

SURF

Apesar de pouco divulgado, Ilhabela possui alguns dos melhores pontos do litoral paulista para a prática do surf.

O principal point para surfistas é a Praia de Castelhanos, com ventos que criam ondas com mais de dois metros de altura, em formações perfeitas para longos “rides”.

Contudo, o melhor lugar para a prática do surfe é a Praia do Bonete, onde são comuns ondas de dois metros e em dias de vento sul ocorrem ondas gigantescas, que superam as badaladas e conhecidas ondas de Maresias.

WINDSURF

O windsurf se beneficia do efeito de canalização dos ventos na região do Canal de São Sebastião, formando um corredor entre as altas montanhas da Serra do Mar e da Ilha. Os locais mais procurados de Ilhabela são:

Ponta das Canas – Um dos melhores locais para prática de windsurf no Brasil.

Praia do Pinto – No norte da Ilha.

Praia da Armação – Também no norte.

ilhabela-sp-16

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Curtiu essa matéria?

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras, conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram e no Twitter, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira e Trilhas e Aventuras no Google Plus.

Comentários

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Comentários

0 comentários

Onde ficar em Ilhabela – SP

Saiba mais sobre o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira, o PETAR – SP