in

O que fazer em Carrancas – MG

Uma estrada sinuosa leva os visitantes até o alto da serra, de onde é possível avistar as torres da igreja e a pequena cidade rodeada pelas montanhas. A vista inebria pelo verde e pela efusão de vegetações distintas – pedaços de floresta se juntam à mata rasteira e à vegetação próxima do Cerrado para formar o cenário perfeito para o ecoturismo. A grande atração de Carrancas está logo ali, é só se aventurar.

São dezenas de atrações naturais, entre cachoeiras, poços, grutas e escorregadores naturais. Mesmo nas datas mais festivas, é possível encontrar lugares incríveis ainda não descobertos por muitos. .

A cada ano a cidade atrai mais pessoas que vêm em busca de aventura, atividades ligadas à natureza, observação da fauna e da flora e da vida nas fazendas do interior. A quantidade de nascentes, quedas d’água e atrações refrescantes dão a Carrancas o título de “A Terra das Cachoeiras”, conhecida nas capitais e nas cidades da região.

Parte mais extensa da charmosa ESTRADA REAL, Carrancas hoje oferece boa estrutura para aqueles que desejam conhecer sua gente hospitaleira e provar um pouco da experiência de caminhar pelas trilhas, atravessar de bike ou a cavalo as matas da região e se contaminar com a calma e a tranquilidade do lugar.

Conhecer Carrancas, suas histórias, seu povo cordial e tranquilo, suas cachoeiras, poços, trilhas e cavernas, é encontrar um lugar ainda pouco explorado, por isso mesmo ainda mais belo, por encontrar a natureza de maneira mais rústica e íntegra.

CAMPINGS

Camping do Josias – Localizado na Cachoeira da Fumaça a 6km da cidade, com ampla área verde, barzinho com sinuca, ducha, banheiros e vista para a Cachoeira da Fumaça.
Tel.: 3327-1151 (Dona Irene)

Bar, Lanchonete e Camping da Ponte – Área de camping com chuveiro elétrico, local para fogueira, ampla área verde, bar e lanchonete. A 2km da cidade, próximo da Cachoeira do Moinho e da gruta da Ponte.
Tel.: 3327-1031

Camping da Toca (Marcelo Moreira) – Bar, restaurante, pesque e pague e passeios à cavalo. Localizado na Toca, a 2 km da cidade.
Tel.: 3327-1070

TRILHAS E  CACHOEIRAS

Cachoeira da Vargem Grande – Com piscinas, duchas naturais e castatas maravilhosas. São 8 km de carro e cerca de 1,5 km de caminhada por trecho sem dificuldades. É preciso atravessar uma ponte pênsil. Estrada para Minduri, 8km.

Gruta da Cortina – Tem 300m de extensão, com um pequeno riacho. De cima da gruta, desce uma raiz com o aspecto de uma cortina. São 6km pela estrada para São Viscente de Minas, em bom estado, mais 2 km de caminhada leve por trecho que não apresenta grandes dificuldades.

Cascata da Zilda – Complexo com 12 cachoeiras de cerca de 5m de altura, na nascente do Rio Capivari. São 12 km pela Serra do Moleque em estrada de terra bem conservada. Há muitos trechos íngrimes. O escorregador de 15m de extensão é a maior atração.

Poço do Coração – Duas piscinas naturais, uma delas em forma de coração. Há também corredeiras e um escorregador. Estrada para Itutinga, 3km.

Cascata da Fumaça – São 8km de estrada de terra em condições razoáveis. Há 15 cachoeiras próximas. As mais visitadas são Véu de Noiva (32m) e as cachoeiras de Luciano e da Serrinha, todas com piscinas naturais. Estrada para Minduri, 8km.

Cachoeira Grão Mogol – Tem duas piscinas naturais. Serra do Moleque, 14km.

Corredeira Tira-Prosa – Piscinas naturais, Poço e Gruta da Ponte (150m de extensão), Cachoeira do Moinho e quedas-dágua. Saída para Itutinga, 3km.

carrancas-5

E tem muito mais

Dos amantes da natureza aos aventureiros de plantão, Carrancas tem atração para todo mundo que quer estar bem perto da natureza. Além das águas, o maior atrativo da cidade, Carrancas tem outras atrações que complementam os passeios.

Rampa de Asa Delta

Booking.com

Quem pratica vôo livre pode saltar de vários pontos da serra de carrancas, mas a mais especial é a Rampa de Vôo Livre. De frente para a Represa de Camargos e para Itutinga, a vista vai longe e a vegetação se transforma do verde das matas de galeria para arbustos retorcidos e pedras desenhadas. Na entrada da cidade, impossível não dar uma paradinha e perder o primeiro fôlego da viagem.

Serra Carrancas

À pé ou de bike, fazer os percursos no alto da Serra de Carrancas, que tem 25km de extensão, encanta qualquer um. São 360° de visão a 1.378m que deixa estupefatos mesmo aqueles que já estão acostumados à natureza selvagem. Avistam-se nascentes e cachoeiras, vegetações diversas, pássaros, borboletas, em caminhos onde os cristais de quartzo parecem brotar do chão. Começar a conhecer carrancas pela Serra provoca uma sensação de plenitude: é como se a natureza deixasse um exemplar de cada espécie, um pedacinho de cada paisagem, em um mesmo lugar. Carrancas tem ainda outras três serras: Chapada das Perdizes, do Moleque e das Bicas.

Monte Teta

Já no alto da Serra? Não deixe de ir ao topo do Monte Teta, de onde tem-se uma visão perfeita de toda a formação serrana e da cidade de Carrancas. Um pouco além está a Pedra do Por do Sol, batizada recentemente por visitantes que teimaram em esticar um pouco, de bike, o passeio tradicional ao Monte Teta para ver o sol cair devagar. Dá para imaginar tanta beleza assim? E a cada dia, novas são descobertas e apadrinhadas. E estão todas lá, para o encanto de nativos e forasteiros.

Jequitiba Centenário

Uma majestosa árvore centenária faz jus à beleza da região. Situada na Fazenda Traituba, na saída da cidade, tem a altura de um prédio de sete andares e é preciso sete adultos para abraçá-la. Tornou-se passeio obrigatório para quem quer conhecer o interior da cidade, sua história e belezas naturais.

Estrada da Cruz das Almas

O caminho da Estrada da Cruz das Almas é perfeito para biking, trekking e cavalgadas. Antigo caminho de acesso à cidade, era usado antes da existência da estrada principal. Use para chegar à Carrancas no clima off-road do local.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Curtiu essa matéria?

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras, conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram e no Twitter, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira e Trilhas e Aventuras no Google Plus.

Comentários

Deixe um comentário
  1. olá pessoal, moro em Carrancas e sou guia local,conheço todas as cachoeiras grutas e cavernas, bons lugares para almoço,lanche e diversão. não perdendo tempo procurando cachoeiras ou passando despercebido, pois tempo é lazer.

  2. Boa tarde.
    Pretendo passar por Carrancas durante minhas férias no final de novembro.
    Estou procurando hospedagem barata. Existem hostels? Provavelmente irei em casal.
    Gostaria de dicas para uma viagem incrível e que não me custe muito. Também pretendo passar por Capitólio e São Thomé, se puder me ajudar nas dicas de roteiro agradeço. 🙂

    • Oi Karin, tudo bem?
      Carrancas tem opções baratas sim. Dê uma olhada nesse link e faça suas cotações.
      Tem várias dicas de outras cidades bacanas para vocês inserirem no roteiro. Dê uma olhada aqui em nosso blog no menu “Minas Gerais”.
      Vocês vão adorar essa viagem. 😉

  3. Olá, estarei de férias em março e tenho um filgo que fará 1 ano próximo a este período. Carrancas é interessante levar crianças dessa idade? Há trilhas leves p cachoeiras? Temos uma mochila da deuter p trekking.

    • Oi Juliana, qualquer lugar com cachoeiras merece atenção redobrada com crianças. Existem trilhas leves que podem levá-lo na mochila de trekking, mas é sempre bom prestar atenção. O destino é mto bacana, vcs vão adorar.

  4. Olá,Estou pretendo ir a Carrancas de férias, e tenho duas crianças de idade 10 anos. As trilhas cachoeira da pra criança ?
    Obrigado

    • Oi Araújo, toda trilha é possível com crianças, desde que sejam respeitados os limites de cada um. Algumas trilhas por lá são bem tranquilas e outras nem tanto. Sugiro contratar o serviço de algum guia local e organizar tudo. Ele saberá dizer exatamente quais as melhores trilhas para fazer com crianças.

  5. Ola Mauricio, bom dia… muito bom seus comentários, ja estou me preparando para qq dia conhecer esse paraíso de Carrancas. Tenho uns velhos amigos que nasceram ai e sempre me falaram de Carrancas-MG… Eu estou tentando localiza-los em algum lugar de Minas, pois sei que eles estão por ai, você pode me ajudar? É uma senhora nascida em Carracas e que sempre volta ai nas férias, o nome dela é VICENTINA CARVALHO, casada com Claudio Carvalho Filho e teve dois filhos, Ciro Carvalho Neto(falecido) e Patricia Carvalho. Ultima localização deles, até o Ciro morrer era em São Lourenço-MG… qq dica será de grande valia, telefone, email, c.postal etc… muito grato
    Luiz Jesus

  6. Ola Maurício. Estou pretendendo ir a Carrancas em janeiro. A cidade de Tiradentes fica perto pra ir de ônibus? Estou querendo aproveitar e passar 1 dispõe lá pra curtir o festival de cinema. Vale a pena?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Onde ficar em Carrancas – MG

As principais cachoeiras de Carrancas – MG