in ,

Lençóis Maranhenses – 8 passos para montar sua viagem

Transfers, passeios, pousadas, passagens aéreas e muito mais

Lencois Maranhenses - Como montar sua viagem

Um dos destinos mais apaixonantes do Brasil, os Lençóis Maranhenses são um espetáculo à parte, com dunas e lagoas que parecem não ter fim. Cenário único no mundo que tem o auge de sua beleza após o período das chuvas, quando as lagoas ficam ainda mais belas refletindo o céu em suas águas “50 tons de azul”.

É fácil se hipnotizar ao subir uma duna e se deparar com suas lagoas cristalinas de águas doce. A dica é aproveitar para se refrescar entre uma duna e outra, durante uma caminhada. Vale até mentir para o guia dizendo que entrou um grão de areia no olho e que você precisa lavar para sair, hehehe. E por falar em grão de areia, tome muito cuidado com seus equipamentos fotográficos. Eu tenho um grão de areia “de lembrança” até hoje na lente da minha câmera. #triste

Na organização de qualquer viagem existe um passo a passo a ser seguido para ter uma viagem tranquila e poder viver as melhores experiências no destino que você sempre sonhou. Para conhecer os Lençóis Maranhenses é a mesma coisa. É preciso se planejar com antecedência para que tudo dê certo e não ter nenhum tipo de stress. Já te adianto que vai dar um trabalhinho organizar tudo se você quiser fazer por conta própria, mas no final sempre vale a pena.

Aprenda a montar sua viagem para os Lençóis Maranhenses
Aprenda a montar sua viagem para os Lençóis Maranhenses

Para resumir o processo, você precisará definir uma data para ir, verificar se essa data está dentro das melhores épocas para conhecer os Lençóis Maranhenses, planejar um roteiro com base nas cidades onde vai querer fazer os diferentes tipos de passeios disponíveis, definir um orçamento que caiba no seu bolso, readaptar o seu roteiro baseado nos gastos, reservar todos os transfers, passeios e pousadas, e finalmente comprar suas passagens aéreas. Nessa ordem.

Lembrando que a região dos Lençóis Maranhenses é enorme e envolve Barreirinhas, Atins e Santo Amaro. É possível conhecer tudo em uma viagem só para o destino ou inseri-lo em um roteiro completo da Rota das Emoções. Se você não sabe o que é a Rota das Emoções, você tá perdendo um dos roteiros dos sonhos mais desejados por turistas de todo o mundo.

8 passos para organizar uma viagem aos Lençóis Maranhenses

Eu falei que não seria fácil, mas também não é impossível organizar sozinho uma viagem para os Lençóis Maranhenses. Para evitar todos esses passos abaixo você pode contratar um pacote que inclua tudo isso. Assim você ganha tempo e ainda economiza dinheiro, pois normalmente os valores de pacotes para grupos ficam bem mais baratos do que você imagina.

Mas se ainda assim você decidir organizar sua viagem de forma independente para os Lençóis Maranhenses, é só seguir os passos abaixo que é sucesso! Vamos lá.

1 – Escolha a época certa

Se você quer ver as famosas lagoas cristalinas e cheias de água, no auge de sua beleza, é preciso se planejar para ir nos meses de Junho a Outubro. De Janeiro a Maio é a temporada de chuvas na região, e entre Outubro a Fevereiro a temporada de lagoas “secas” (com pouca água).

Caso vá no período de chuvas pegará dias nublados e cinzentos, com poucos momentos de sol que influenciam diretamente na cor da água das lagoas. Além disso as dunas ficam molhadas, mudando completamente o cenário que você esperava ver.

Para entender melhor como funciona o clima na região veja essa matéria sobre as melhores épocas para conhecer os Lençóis Maranhenses.

Indo nas melhores épocas para os Lençóis Maranhenses é isso que você vai ver!

2 – Defina um orçamento

Tenha em mente quanto está disposto a gastar em uma viagem para os Lençóis Maranhenses. Você pode ficar 2 dias gastando menos de 1000 reais, ou ficar até 7 dias gastando menos de 4 mil reais, com tudo incluso num pacote (menos aéreo e refeições).

Existem opções para “mochileiros” independentes (hostels, restaurantes simples, transfers e passeios compartilhados), bem como para viajantes mais exigentes (resorts, pousadas de charme, restaurantes requintados, transfers e passeios privativos). Tem para todos os bolsos.

3 – Monte seu roteiro para os Lençóis Maranhenses

É muito importante escolher onde você vai montar base para conhecer os Lençóis Maranhenses. Você encontra boa infraestrutura em hospedagem e passeios em Barreirinhas, Atins e Santo Amaro. Existem opções de passeios em todos esses lugares, bem como grande oferta de hospedagens e restaurantes, cada qual com seu charme e estilo (e preços, claro).

Se puder, fique pelo menos 2 dias em Atins, mais uns 2 ou 3 dias em Barreirinhas e finalize com uns 2 ou 3 dias em Santo Amaro também. Esse é o meu roteiro ideal.

As lagoas dos Lençóis Maranhenses tem cores incríveis
As lagoas dos Lençóis Maranhenses tem cores incríveis

4 – Reserve suas pousadas

Existem opções de passeios nas 3 cidades, portanto o ideal é você se hospedar em todas elas para poder conhecer “de cabo a rabo” os Lençóis de verdade, explorando cada região que possui peculiaridades próprias. Tome cuidado ao reservar as pousadas nas datas certinhas para que dê tudo certo.

Algumas pousadas nos Lençóis Maranhenses inclusive não aceitam reservas de uma única diária, te forçando a reservar pelo menos 2 noites. Se não tiver muito tempo para conhecer toda a região, opte por ficar em Barreirinhas que funciona como uma boa porta de entrada para os Lençóis.

5 – Reserve seus transfers

Você precisará de alguns alguns transfers para chegar até os Lençóis e se não fizer essas reservas de forma antecipada poderá ficar em São Luís. Se planeje. Você pode sair direto do aeroporto para Barreirinhas no mesmo dia, dependendo da hora do seu voo e de quanto esteja disposto a pagar por um transfer privativo.

Se optar por um transfer mais barato, as opções compartilhadas saem quando tem a lotação dos carros ou vans. Se você optar por alugar um carro (eu não recomendo), saiba que ele ficará parado em Barreirinhas, sem uso. Vale lembrar que apenas os carros de agências credenciadas podem entrar na região dos Lençóis.

Booking.com

6 – Reserve seus passeios

Na baixa temporada (de Janeiro a Maio) nem precisa reservar os passeios, pois nesse período costuma ir pouca gente devido às chuvas. Já na alta temporada é importante deixar TUDO reservado com algum tempo, caso contrário não será possível viver algumas experiências devido a lotação dos passeios nos Lençóis Maranhenses. Essa é uma dica de ouro!

7 – Compre suas passagens aéreas

A cidade de São Luís é a porta de entrada para quem quer conhecer os Lençóis Maranhenses. Compre suas passagens aéreas para São Luís com pelo menos 3 meses para aproveitar as promoções. Com uma certa antecedência é possível achar preços a partir de 400 reais saindo do RJ ou SP, por exemplo (base de preços de Fevereiro/2021).

Minha dica é comprar as passagens apenas quando você já tiver tudo organizado, pois fica mais fácil de organizar a viagem dessa forma.

Cada lagoa tem uma cor diferente nos Lençóis Maranhenses
Cada lagoa tem uma cor diferente nos Lençóis Maranhenses

8 – Economize com um pacote em grupo

Acredite, indo em grupo a viagem fica muito mais barata (e mais legal também). Mas isso não significa que você tem que ter um grupo formado. Você pode viajar sozinho(a) e entrar em algum grupo. Por isso indico sempre que você verifique se tem alguma expedição com saída nas suas datas disponíveis, e só depois disso comprar as passagens aéreas.

Monte seu roteiro de forma independente

Vem comigo para os Lençóis Maranhenses

Anualmente eu faço expedições com grupos pequenos para a região. Você evita todo esse processo estressante de reservas, ganha tempo e ainda economiza dinheiro indo nas minhas Expedições dos Lençóis Maranhenses.

São viagens de 7 dias com todos os transfers, passeios, experiências e pousadas inclusas no pacote. São apenas 7 grupos por ano e poucas vagas. Reserve logo a sua.

Você pode entrar em contato comigo através do Instagram @rotadasemocoesbrasil ou pelo site www.rotadasemocoesbrasil.com.br

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Curtiu essa matéria?

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras, conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram e no Twitter, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira e Trilhas e Aventuras no Google Plus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

5 cassinos incríveis que você precisa conhecer…

Rota das Emoções - Guia completo

Rota das Emoções Inesquecível