in ,

Ilha de Marajó: um paraíso escondido no Pará

Uma das belas praias da Ilha de Marajó

A Ilha de Marajó se encontra no estado do Pará, e pode ser visitada com um voo de apenas 30 minutos saindo da capital, e mais 3 horas de balsa ou barco. É a maior ilha fluviomarítima do mundo, banhada pelo Oceano Atlântico e pelos rios Amazonas e Tocantins.

Ela possui o maior rebanho de búfalos do país. São encontrados tanto na área rural quanto urbana; então não se assuste ao se deparar com um búfalo caminhando pelas ruas da Ilha de Marajó.

Ilha de Marajó - búfalos andando livremente pelas ruas de Soure
Ilha de Marajó – búfalos andando livremente pelas ruas de Soure

A ilha possui 12 cidades, mas Soure e Salvaterra são as cidades mais preparadas para receberem turistas.

Um dos pontos fortes da ilha são a sua cultura. Cerâmica marajoara, danças do carimbó (dança de roda) e lundu (dança criada a partir dos batuques dos escravos bantos trazidos de Angola).

Entrada de Soure, capital do Marajó
Entrada de Soure, capital do Marajó

O clima da Ilha de Marajó é de bastante chuva. Os melhores meses para visitar são de junho a janeiro; onde não chove tanto. Nos outros meses a ilha fica alagada, devido ao imenso volume de chuva.

A Ilha de Marajó é um santuário preservado da Amazônia. No inverno (de janeiro a junho), é a melhor época para se ver tudo verde e exuberante, mas também choverá bastante todos os dias.  Observar diversas espécies de aves como: tucanos, pica-paus, garças e guarás dentre outros.

Ilha de Marajó - Uma das belas paisagens da ilha
Ilha de Marajó – Uma das belas paisagens da ilha

No verão (julho a dezembro) nunca chove, então toda aquela imensidão verde que se via no inverno agora fica praticamente deserto.  Melhor para se cavalgar e mais quente.

Faça um passeio com búfalos na Fazenda São Jerônimo

Se decidir visitar a ilha, tem que colocar em mente que está visitando uma parte da Amazônia Brasileira. Ou seja, irá fazer trilhas, andar a cavalo, observar a fauna e flora local. Então é extremamente importante levar roupas leves, tênis ou botas, protetor solar, repelente, capas de chuvas (caso decida ir no inverno), bonés, chapéus…

Dicas de hospedagem na Ilha de Marajó

Eu dormi apenas na cidade de Soure, e confesso que não tínhamos nada reservado. Andamos pela cidade e encontramos uma simpática pousada: Canto do Francês. Como o nome já diz o nome é um simpático francês, que decidiu sair de seu país e abrir uma pousada em um lugar tranquilo.

Hoje a Pousada Canto do Francês possui 4 quatros para reservar pelo booking.com. Mas caso pelo site já esteja todos esgotados, pode se fazer a reserva pela própria pousada. Ela fica em Soure, no bairro São Pedro, perto do centro da cidade, do rio Paracauari e das praias.

Fachada da Pousada: O Canto do Francês
Fachada da Pousada: O Canto do Francês

Como chegar na Ilha de Marajó

De avião:

Uma aeronave monomotor com capacidade para 9 passageiros. Sai de Belém com destino a Soure. A companhia se chama TWO. Os voos saem do aeroporto de Belém. Informações e compras: Email: [email protected]. Telefones: (91) 32466691, (91) 32469301, (91) 30863964.

De catamarã:

Pela companhia Tapajós Expresso, vai descer diretamente em Soure. Se optar por navio ou balsa irá parar no Porto de Camará. No porto você vai encontrar os ônibus e vans que fazem os traslados para Soure e Salvaterra. E elas saem na hora do desembarque. Ou seja, tem que ser bem rápido para conseguir uma vaga.

De ônibus:

Em Porto Camará você vai encontrar com dezenas de vãs e ônibus de linha que vão basicamente para três lugares: Salvaterra, Soure e Cachoeira do Arari. Logo, pegue para o destino que escolheu.

Em Cachoeira do Arari, a linha sai de madrugada, às 4h30, chega ao porto às 6h30 e volta para o município às 10h. Em Salvaterra e em Soure é necessário usar vans alternativas. Solicite o serviço no hotel/pousada em que estiver hospedado com um dia de antecedência.

Terminal Rodoviário de Belém
Praça do Operário, s/n
Telefone: (91) 3246-8178

Ônibus que leva a Salvaterra e Soure, na Ilha de Marajó
Ônibus que leva a Salvaterra e Soure, na Ilha de Marajó

De carro:

É preciso ir até o porto Icoaraci para pegar uma balsa. A viagem até a Ilha leva cerca de 3 horas.

Contato: Henvil Navegação (Balsa/Ferryboats) – O ponto de venda fica no Terminal Rodoviário de Belém, na Praça do Operário. Tel: (91) 3246-7472.

Travessia de Soure para Salvaterra:

Deve pegar uma balsa que é gratuita para passageiros sem carro, e cruza o rio Paracauari (que divide as duas ilhas), de hora em hora. Leva apenas dez minutos para chegar entre uma ilha e outra.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Curtiu essa matéria?

Escrito por Dani Pádua

Dani Pádua é uma amante de viagens desde que se entende por gente. Mineira de nascença, mas se sente do mar. Educadora física, que ama esporte. Professora de inglês e espanhol, mas se descobriu "fotógrafa" ao registrar suas viagens. Com tudo isso quer desfrutar do mundo o máximo que pode, sem limites. Siga no Instagram @dani_demalaealma

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Comentários

0 comentários

Baía do Sancho em Fernando de Noronha é a melhor praia do mundo

Praia de Itaúna em Saquarema

Guia de Praias de Saquarema – RJ