in , ,

Estrada Real: um presente da corte portuguesa para o Brasil

Quatro séculos depois de seu nascimento, uma rota que inicialmente tinha o objetivo de facilitar o transporte de ouro, diamante, gado e escravos entre Minas Gerais e Rio de Janeiro , mostra sentido muito mais amplo do que seus “pais” imaginavam. Cheia de prestígio cultural e ecológico, a Estrada Real, construída a mando da corte portuguesa na época em que o Brasil era colônia, há tempos, vem fazendo parte do itinerário de alguns viajantes.

O caminho, que pode ser feito a pé, de bicicleta, a cavalo ou de automóvel (quem escolher a última opção deve saber que alguns trechos são bem complicados) não faz por menos ao se tornar parte obrigatória do roteiro de viagens de ecoturistas, interessados em história e aventureiros. O lugar ficou esquecido assim que perdeu sua função inicial e, por isso, quando ganhou sentido turístico tinha grande parte de seu patrimônio tocado apenas pelo tempo.

dani_estradareal01 dani_estradareal02 dani_estradareal03

Composto por três caminhos principais – Caminho Velho, Caminho Novo e Rota dos Diamantes – a estrada segue seu percurso pelos 1.400 km distribuídos por oito municípios no Rio de Janeiro, sete em São Paulo e 166 em Minas Gerais.

O Caminho Velho ou Caminho do Ouro, que liga Paraty no Rio direto a Ouro Preto em Minas, corta, em São Paulo, Cunha, Guaratinguetá e Cruzeiro e passa por cidades históricas como São João del-Rei e Tiradentes em Minas. Também compõem esse trajeto as cidades do Circuito das Águas.

O Caminho Novo liga o porto e a cidade do Rio de Janeiro a Ouro Preto. Esse trajeto corta Petrópolis (cidade localizada no Rio), Barbacena e Juiz de Fora (essas duas últimas em Minas). Neste trecho da estrada, antes de chegar a Ouro Preto, existe uma cidade chamada Ouro Branco, onde a 2 km de distancia dela está localizada uma reserva ecológica que vale a pena conhecer.

A Rota dos Diamantes liga Ouro Preto a Diamantina, duas cidades em Minas. Este caminho pode levar o viajante a uma das mais belas paisagens naturais do Brasil no Parque Nacional da Serra do Cipó, situado nos municípios de Jaboticatubas, Santana do Riacho, Morro do Pilar e Itambé do Mato Dentro.

dani_estradareal04 dani_estradareal05 dani_estradareal06

Caminho do Sabarabuçu

Este trajeto é recente e constitui-se de uma extensão do Caminho Velho. Ele ainda não foi integrado ao programa turístico da Estrada, mas não deve ser ignorado. Ligando Catas Altas a Ouro Preto, cidades também localizadas em Minas, a mais nova descoberta da Estrada passa pelo Rio das Velhas, localizado em Ouro Preto.

Autor: Daniele Barbosa
E-mail: [email protected]

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Curtiu essa matéria?

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras, conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram e no Twitter, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira e Trilhas e Aventuras no Google Plus.

Comentários

2 Pings & Trackbacks

  1. Pingback:

  2. Pingback:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Comentários

0 comentários

Ser mochileiro é viajar muito e gastar pouco!

Trilhas e Cachoeiras em Ilhabela – SP