in

Equipamentos básicos para trekking com camping

Entre os milhares de equipamentos que você pode levar numa caminhada, pelo menos dez são essenciais. Eles cabem numa pequena mochila, não fazem muito peso e podem livrá-lo de situações difíceis.

Para caminhadas curtas pode ser uma mochila de uso diário ou uma pochete ou estojo de cintura grande. É muito importante ter sempre as mãos livres no caminho. Seja qual for a mochila, sempre guarde as suas coisas dentro de sacos plásticos em caso de chuva. Uma mochila maior é importante em caminhadas com pernoite, onde é preciso levar barraca, saco de dormir, etc.

Caso haja pernoite, um saco de dormir pode vir bem a calhar. Pode ser usado simplesmente como colchonete em noites quentes e dependendo do modelo, pode se transformar em um edredom, abrindo o zíper totalmente. E lembre-se de guardá-lo sempre embalado em um saco plástico grosso, pois dormir com um saco molhado não é muito agradável. Aconselhamos usar um isolante térmico juntamente com o saco de dormir.

A barraca deve ser leve, os modelos iglu são os mais leves por não possuir armação metálica. Para grandes caminhadas e travessias o ideal é que, dependendo da quantidade de pessoas do grupo, sejam levadas várias de dois lugares, para que um só não carregue uma barraca grande e pesada para todos. Dê preferência às que têm dupla camada de isolamento para que não haja condensação no interior da barraca.

O cantil é essencial em qualquer caminhada, pode-se andar um dia inteiro sem encontrar uma fonte de água e para isso é sempre bom ter uma reserva guardada de maneira segura. Caso a água acabe e você encontre alguma fonte, não beba diretamente do rio, antes filtre ou use pastilhas de cloro ou hidrosteril para matar alguns germes e bactérias que possam estar presentes.

Um canivete multi-uso é equipamento obrigatório, e você certamente irá precisar dele em muitos momentos. Algumas pessoas já tiveram a vida a salvo por saber usar todas as suas funções. Mas não precisa fazer nenhum curso, basta ter alguma afinidade e usar o bom senso, e em pouco tempo você será chamado de Rambo por seus amigos de aventuras :o)

Ter uma bússola é muito útil. E mais ainda quando se sabe usar uma. Principalmente se você tiver um mapa. Alguns modelos de canivete trazem como acessório uma bússola no interior do cabo.

Parca, casaco ou capa de chuva. Existem alguns modelos que protegem também a mochila, mas normalmente as pessoas usam capas individuais para protegê-las da chuva. Durante a caminhada, o corpo está aquecido e a roupa, mesmo molhada, o mantém razoavelmente quente, mas parado, roupas molhadas podem causar hipotermia e comprometer o seu passeio.

Para trilhas desconhecidas ou para aventuras mais arriscadas sugerimos alguns metros de corda (+- 10m), podendo ter entre 10 e 15 mm de espessura. Pode ser útil e não chega a ser tão pesada, tendo aproximadamente 1 kg. Pode ajudar em algumas subidas, ajuda a içar equipamento, atravessar rios, etc. Deixe-a guardada em local seco e abrigado da luz para não apodrecer e mofar a carda.

Uma bota ou tênis usada(o) e meias grossas são importantes para evitar bolhas nos pés, em algumas trilhas irregulares protegem de torções e topadas. Se a trilha tem trechos de escalada, procure usar um calçado com solado mais aderente e com pequenos grampos (solado Vibram). Se possível use botas impermeáveis ou resistentes a água. Algumas já vem com Goretex ou Climaway, enquanto outras podem ser revestidas por impermeabilizantes facilmente encontrados em lojas especializadas.

Se você não conhece a trilha ou se sabe que vai enfrentar mato bem fechado, vá com uma calça comprida. As vezes ela atrapalha em alguns lances, mas pelo menos você vai se proteger de cortes e arranhões. Existem modelos de calça que se transformam em bermuda, por possuírem zíper na altura da coxa. Muito prático e vale a pena apesar do preço.

Um bom repelente pode ajudar muito contra mosquitos e outros pequenos insetos inoportunos. Use-os somente nas pernas e braços, pois alguns podem causar irritação na pele devido a forte química presente na fórmula.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Booking.com

Curtiu essa matéria?

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras, conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram e no Twitter, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira e Trilhas e Aventuras no Google Plus.

Comentários

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Checklist básico para um trekking

O que vestir ao caminhar em alta montanha