in

Checklist básico para um trekking

Entre os milhares de equipamentos que você pode levar numa caminhada, pelo menos dez são essenciais. Eles cabem numa pequena mochila, não fazem muito peso e podem livrá-lo de situações difíceis.

Canivete – Um canivete grande ou mesmo uma faca (guardada em sua bainha dentro da mochila) podem ajudar a abrir latas, descascar lenha úmida para um fogo de emergência e mais mil e uma outras pequenas tarefas.

Apito – Quando tudo o mais falhar e você tiver de parar e chamar por socorro, um apito é bem mais estridente que gritos, além de poupar a sua energia.

Cantil – Água e calor são duas prioridades em caso de emergência. Manter-se aquecido e hidratado é tudo no que você precisa pensar. Portanto, não esqueça de ter consigo um cantil (de no mínimo 1 litro) e enchê-lo sempre que houver oportunidade.

Estojo de Primeiros Socorros – Um estojo individual deve servir para as necessidades mais comuns: cortes, escoriações, bolhas e pequenos mal-estares da trilha – diarreia, cólica, febre e dores. Alguns itens básicos são suficientes. E, o mais importante de tudo, é saber usá-los. Faça um curso de primeiros socorros.

Lanterna – Deve ser leve e compacta. Tenha sempre pilhas extras (de preferência alcalinas) e uma lâmpada sobressalente na mochila.

Bússola – A bússola transparente é a ideal. Colocada sobre o mapa da região e ajustada conforme pontos notáveis (montanhas, estradas) ela indica a direção a seguir.

Comida extra – Em situações de sobrevivência, o lanche do dia pode ter de ser esticado para um jantar e mais o café do dia seguinte, enquanto a trilha perdida é reencontrada ou se espera por socorro. Daí a importância de se carregar uma barra de cereais, um pacote fechado de frutas secas ou uma lata de atum, algo que não faça parte do lanche normal e ao qual ninguém se lembre de recorrer – a não ser numa emergência.

Isqueiro ou fósforo – Isqueiros descartáveis são os mais práticos. E para conseguir acender um fogo em condições adversas é bom contar também com uns tocos de vela e até mesmo um frasquinho de álcool ou benzina.

Roupa extra – Uma muda de roupa seca, um agasalho e uma capa impermeável (ou ao menos um plástico grande para se cobrir e se refugiar da chuva e do vento, que roubam calor e podem levar à hipotermia) podem salvar sua vida.

Mapa – Os mapas topográficos, que mostram as curvas de nível do terreno, são ideais para orientação. Eles mostram as elevações e vales, além de fazendas, estradas e rios.

Botas ou Tênis – Amaciados e bem usados; nunca utilize um tênis novo que não esteja bem amaciado, isso pode fazer da sua caminhada o seu pior pesadelo.

Celular – Parece besteira mas é muito útil nas horas difíceis. E principalmente nos dias de hoje.

Mochila pequena – Para colocar todos os equipamentos, esteja sempre com as duas mãos livres em caso de escorregões, ou outras necessidades.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Booking.com

Curtiu essa matéria?

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras, conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram e no Twitter, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira e Trilhas e Aventuras no Google Plus.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Quem pode praticar trekking

Equipamentos básicos para trekking com camping