O primeiro passo para entender as técnicas em corredeiras é saber como se localizar no rio. A localização no rio é sempre definida pelo sentido da correnteza. A direita ou a esquerda são sempre em relação à correnteza e não à sua posição.
Inércia – O bote mais as pessoas formam um conjunto muito pesado que cria uma inércia muito grande, que deve ser considerada na hora da manobra. Quanto maior a velocidade maior a inércia. Logo, procure sempre diminuir a velocidade do bote e antecipar ao máximo a manobra para que a inércia não o leve para fora da sua linha.
Manobras principais – Existem duas manobras principais utilizadas para descer um rio. Estas manobras tem uma série infinita de combinações e nomes para as suas variação. Aqui, serão mostradas as principais e mais conhecidas.
Ferring – É utilizado para se movimentar lateralmente dentro do rio ou atravessar uma corredeira sem que o bote desça o rio.
A posição do bote em relação à corrente deve ser estabelecida de acordo com o sentido da corrente e o ponto aonde se quer chegar. De acordo com a velocidade da água e os obstáculos no caminho, pode-se optar em executar o ferring, de frente de ré.
Se a posição do bote é de 45º em relação a corrente ocorre um forte deslocamento lateral mas o bote perde velocidade, com 15º o bote se desloca lateralmente mas não perde muita velocidade. Para se atravessar uma correnteza de um lado a outro do rio utiliza-se os 45º.
Giro – É muito utilizado para auxiliar nas manobras no meio das corredeiras. Através de remadas em frente de um lado e em ré do outro lado, o bote gira rapidamente desviando de obstáculos, e se posicionando para tomar uma nova direção.
*** Os remansos são muito úteis durante a descida. Servem para diminuir a velocidade, ajudar a atravessar o rio, observar a próxima corredeira, etc. É importante conhecer bem o comportamento dos remansos para poder aproveita-los bem.
O remanso tem a parte alta que é a mais forte, no meio a parte mais funda e a parte de baixo, que é mais fraca.
Pode-se utilizar um ferring para cruzar o rio aproveitando o remanso ou ainda continuar a descida saindo do remanso.
Quando a linha de remanso é muito forte fica difícil de entrar nele. Por isto é importante fazer uma boa aproximação para não passar direto.
Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS
- SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
- HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
- CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
- GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
- ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
- NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.
Comentários
Carregando…