in

Enfrentando corredeira rio abaixo no Rafting

O primeiro passo para entender as técnicas em corredeiras é saber como se localizar no rio. A localização no rio é sempre definida pelo sentido da correnteza. A direita ou a esquerda são sempre em relação à correnteza e não à sua posição.

Inércia – O bote mais as pessoas formam um conjunto muito pesado que cria uma inércia muito grande, que deve ser considerada na hora da manobra. Quanto maior a velocidade maior a inércia. Logo, procure sempre diminuir a velocidade do bote e antecipar ao máximo a manobra para que a inércia não o leve para fora da sua linha.

Manobras principais – Existem duas manobras principais utilizadas para descer um rio. Estas manobras tem uma série infinita de combinações e nomes para as suas variação. Aqui, serão mostradas as principais e mais conhecidas.

Ferring – É utilizado para se movimentar lateralmente dentro do rio ou atravessar uma corredeira sem que o bote desça o rio.

A posição do bote em relação à corrente deve ser estabelecida de acordo com o sentido da corrente e o ponto aonde se quer chegar. De acordo com a velocidade da água e os obstáculos no caminho, pode-se optar em executar o ferring, de frente de ré.

Se a posição do bote é de 45º em relação a corrente ocorre um forte deslocamento lateral mas o bote perde velocidade, com 15º o bote se desloca lateralmente mas não perde muita velocidade. Para se atravessar uma correnteza de um lado a outro do rio utiliza-se os 45º.

Giro – É muito utilizado para auxiliar nas manobras no meio das corredeiras. Através de remadas em frente de um lado e em ré do outro lado, o bote gira rapidamente desviando de obstáculos, e se posicionando para tomar uma nova direção.

*** Os remansos são muito úteis durante a descida. Servem para diminuir a velocidade, ajudar a atravessar o rio, observar a próxima corredeira, etc. É importante conhecer bem o comportamento dos remansos para poder aproveita-los bem.

O remanso tem a parte alta que é a mais forte, no meio a parte mais funda e a parte de baixo, que é mais fraca.

Pode-se utilizar um ferring para cruzar o rio aproveitando o remanso ou ainda continuar a descida saindo do remanso.

Quando a linha de remanso é muito forte fica difícil de entrar nele. Por isto é importante fazer uma boa aproximação para não passar direto.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Curtiu essa matéria?

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras, conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram e no Twitter, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira e Trilhas e Aventuras no Google Plus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Comentários

0 comentários

Comandos e manobras utilizadas no Rafting

Grupos e empresas de Rafting no Brasil