in

Comandos e manobras utilizadas no Rafting

Vamos explicar melhor os comandos e manobras que são utilizados na prática do Rafting. Lembrando sempre que os nomes podem mudar de acordo com a região e grupos de descidas. Alguns deles são explicados antes da aventura, mas todos eles são simples e tem funcionamento comprovado.

Os Comandos

Frente – Todos os praticantes remam puxando a água da frente para trás. Isso impulsiona o bote para a frente.
Ré – Todos os praticantes remam puxando a água de trás para a frente. Isto diminui a velocidade do bote.
Direita Ré – O pessoal posicionado do lado direito do bote rema para a frente. Os da esquerda, para trás.
Esquerda Ré – O pessoal posicionado do lado esquerdo do bote rema para a frente. Os da direita, para trás.
Parô – Todos os praticantes param de remar e colocam o remo no colo, com a parte espalmada para fora do bote.
Piso – Todos os praticantes colocam o corpo inteiramente dentro do bote, segurando no cabo de segurança. O comando dá estabilidade ao bote, em corredeiras radicais.
Peso Acima – Quando o bote enfrenta uma queda ou desnível grande, a frente do bote afunda na água. Esse comando é dado para que os praticantes se desloquem para a parte de trás do barco, fazendo contrapeso para o bote não virar.
Peso a Direita – Todos os praticantes inclinam o corpo para a direita, fazendo contrapeso para esse lado.
Peso a Esquerda – Todos os praticantes inclinam o corpo para a esquerda, fazendo contrapeso para esse lado.

Manobras

Agem – Canoagem sem canoa. O sugeito mergulha no rio e desce a corredeira boiando. Depois o pessoal do bote resgata a figura. Isto é feito em locais onde a água é pouco movimentada e não oferece riscos ao grupo.
Portage – Passar a pé com equipamentos, bote e tudo pela margem do rio. Isso é feito para evitar que o barco encare obstáculos perigosos como uma corredeira de nivel 6.
Scout – Parar na margem do rio com o bote, para avaliar uma corredeira e fazer a estratégia antes de encará-la.
Slalom – Originária da canoagem, a manobra é feita para passar entre duas pedras fazendo o contorno em ziguezague.
Surf de bote – De frente para a corredeira, o instrutor ajuda o grupo a colocar o inflável dentro do refluxo. Isso faz com que o barco fique preso nessa movimentação da água. Dependendo da disposição dos praticantes, o bote pode ficar horas “surfando”.
Surf de corpo – O sujeito se pendura numa corda amarrada nas margens do rio e surfa de barriga no refluxo de alguma corredeira.
Rodeio – Variação do surf de bote, o instrutor vai dando comandos que fazem o barco chacoalhar de um lado para o outro.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Curtiu essa matéria?

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras, conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram e no Twitter, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira e Trilhas e Aventuras no Google Plus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Comentários

0 comentários

Como são as competições de Rafting

Enfrentando corredeira rio abaixo no Rafting