in

Divertindo-se em Sana (dicas do que fazer)

Embora esteja numa região Serrana, Sana pertence ao Município de Macaé, no litoral norte do Rio de Janeiro . Sana está em um vale cercado por montanhas de mais de 1000 mts de altitude, com mata Atlântica secundária, guardando mais de uma dezena de cursos d’água.

Por estarem em Serras, o Rio Sana e os demais ribeirões tem numerosas cachoeiras. Essas quedas d’água são alimentadas por rios desconhecidos até mesmo pelos moradores, podendo ser, algumas delas, alcançadas por trilhas que duram no máximo 1 hora de caminhada, seguindo 2,5 Km.

As mais famosas cachoeiras e de simples acesso são: Sete Quedas, Mãe, Pai e a Cachoeira do escorrega.

Sete Quedas: Tem pequenos degraus, por onde corre a água, formando piscinas cercadas por pedras lisas e escorregadias.

Mãe e Pai: Devido aos inúmeros desníveis do Rio Sana, ele chega a criar sequências de cachoeiras como a da Mãe, com 7 mts de altura e a do Pai, inadequada para banho.

Escorrega: Um tobogã natural atrai os visitantes na Cachoeira do escorrega, onde há um poço de águas claras, bom para banho.

Para quem vai mais longe, com o objetivo de alcançar os 1400 mts do Pico, a água doce não é problema. Pelo caminho encontramos 3 fontes naturais, distribuídas ao longo do percurso. Isso nos permite um consumo de água sem restrições, até a última fonte. Os Guias especializados podem ser encontrados no centro da cidade no bar chamado Sobrenatural, localizado à direita, atrás da Igreja. Chegando lá, procure pelo meu amigo Samuel F. Brust ou ligue para 96976539 para falar diretamente com ele. Não aconselhamos a subida sem o Guia, em alguns trechos não há mais trilha devido à pequenos deslizamentos ocorridos e existem diversas bifurcações que podem desviá-lo do caminho.

img_flavio_01 img_flavio_02

A trilha que leva ao Pico é a mesma trilha que leva às quedas. É necessário estar em boa forma para encarar as 4 horas de subida e as 3 horas de descida. Não comece a fazer a trilha antes de um bom alongamento, pois o final dela principalmente, será responsável por um grande desgaste muscular. A dificuldade é média, mas o percurso longo e com alguns trechos íngremes, com mata fechada. No topo do pico estão duas grandes pedras equilibradas uma sobre a outra. Paira no ar a pergunta: Como elas pararam aqui uma sobre a outra?

De lá se tem uma vista incrível para a Serra e também para o Litoral do Rio de Janeiro. Uma grande aventura é acampar no Pico, contudo as rajadas de vento pela madrugada assustam e há espaço para a montagem de apenas 1 Barraca com o mínimo de segurança. Esse camping selvagem deve ser feito apenas por pessoas experientes. Vale a pena ver o sol nascer lá de cima, é um espetáculo fantástico!

A melhor época do ano para fazer a trilha é entre maio e setembro, período em que não há chuva com frequência. Existem pousadas na região, alguns moradores alugam espaço em quartos ou no quintal para os campistas. Ainda existem grandes áreas para camping que contam com infraestrutura básica, mas rudimentar.

img_flavio_03 img_flavio_04

Sana possui apenas 1 padaria, as refeições custam barato, no máximo 3,50 o PF e no caso de ir de ônibus, o melhor roteiro é seguir para Casimiro de Abreu e pegar o ônibus para Sana, mas atenção: São apenas 3 ônibus por dia tanto para ir quanto para voltar. Sana está localizado há 161 Km do Rio de Janeiro, 590 Km de São Paulo e 605 Km de Belo Horizonte. Partindo do Rio de Janeiro, siga pela Br 101 até Casimiro de Abreu e entre a esquerda logo depois da rodoviária da cidade. Atenção, pois não há placas de sinalização. De lá são mais 19 km em estrada de terra. Medindo por outras referências, Sana fica a 55Km de Nova Friburgo e 65Km de Macaé.

Agora só depende de você e do tamanho do seu sonho.
Boa viagem e até o próximo roteiro de aventuras.

Autor: Flávio Aguiar

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Booking.com

Curtiu essa matéria?

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras, conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram e no Twitter, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira e Trilhas e Aventuras no Google Plus.

Comentários

Deixe um comentário
  1. Olá,
    Ha algum meio mais barato de se chegar em Casimiro (parada obrigatória antes de pegar a van pro Sana), que não seja pelos ônibus da 1001? Achei meio caro pra quem quer mochilar com o menos custo possível e precisa ir de ônibus.

    • Oi Amanda, não conheço outros meios. Pode ser que existam vans ou outras companhias de ônibus mais baratas. Mas não sei te informar ao certo. Ainda pode tentar a carona na estrada, mas é lógico que é preciso tomar cuidado. O ideal mesmo é pegar o ônibus da 1001. Bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

O uso do Geoprocessamento para o planejamento de cicloviagens

Debate sobre a Internacionalização da Amazônia