in

Dicas de hidratação para uma aventura segura

Volume de líquidos consumidos deve ser semelhante ao volume perdido. A perda de peso ocorrida durante o treino ou competição indica a quantidade de líquido perdida. consumo adequado de líquidos durante o exercício ajuda a manter o desempenho desejado, além de prevenir contra a hipertermia. Duas horas antes do exercício o atleta deve hidratar-se com 500 ml de líquidos.

Durante o exercício realizado em ambiente quente, deve haver um consumo de pelo menos 150 a 300 ml de líquidos a cada 15-20 minutos para repor as perdas de suor, o que equivale a 600-1.200 ml/hora. A sede não é um sinal confiável, considerando-se que os atletas repõem, voluntariamente, apenas cerca de 50% de sua perda de suor durante os exercícios; Deve-se ingerir líquidos estipulando-se os horários, e não em resposta à sede.

Os recipientes de bebidas devem ser acessíveis (ex.: garrafas de plástico ou garrafas térmicas coletivas). Após o exercício, os atletas devem beber 500 ml para cada meio quilo perdido no peso corporal, evitando bebidas que contenham álcool ou cafeína. aumento da palatabilidade das bebidas favorece a relação entre a quantidade ingerida com as perdas ocorridas; bebidas que têm sabor,são adocicadas e geladas, aumentam a ingestão voluntária. Além de promoverem rápida absorção,fornecem energia e eletrólitos.

Os carboidratos nas bebidas esportivas mantém a glicemia, aumentam a oxidação de carboidratos e podem melhorar o desempenho em exercícios prolongados. A reposição de líquidos e a ingestão de carboidratos,independentemente, aumentam a capacidade de realizar exercícios de alta intensidade. Após uma hora de atividades físicas (desde que os estoques de glicogênioestejam adequados), é interessante o consumo de 30 a 60 gramas de carboidratos por hora de exercício; 600 ml de bebidas esportivas, a 6% de carboidratos, fornecem cerca de 35g deste nutriente.

As bebidas esportivas podem fornecer glicose, maltodextrinas ou sacarose como sua maior fonte de carboidratos, e a frutose não deve ser o tipo predominante a ser ingerido durante o exercício. Já no período pós-exercício, a frutose passa a ser fundamental na recuperação do glicogênio hepático, sendo 3,7 vezes mais rápida do que a glicose (neste caso o suco de frutas adoçado seria adequado). Carboidratos variados melhoram a absorção de líquidos;sua concentração deve estar a menos de 8% (menos de 19g de carboidratos por 250 ml).

Sódio nas bebidas esportivas mantém o balanço de líquidos, repõe a perda de eletrólitos pelo suor e melhora a absorção dos carboidratos, além de melhorar a palatabilidade da bebida.

Dra. Soraya da Rocha Britto, Nutricionista com especialização em Nutrição Esportiva pela FMU e atualmente nutricionista da equipe Rosa dos Ventos – SP.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Curtiu essa matéria?

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras, conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram e no Twitter, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira e Trilhas e Aventuras no Google Plus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Comentários

0 comentários

Saiba o que é preciso para se aventurar

Dicas de Alimentação/Nutrição