in

Dicas de Fotografia de Paisagem

Quanto mais fotografo paisagens, mais certa fico de que a boa fotografia vem realmente quando começamos a fazer parte do lugar. Ou seja, primeiro temos de absorver a essência do lugar, gastar algum tempo explorando.

Tente se questionar sobre o porquê da cena escolhida e, através do seu conhecimento técnico, perceba se será possível trazê-la para o filme. Lembre-se que o filme tem algumas limitações!

As lentes longas (teleobjetivas), de 100mm ou mais, funcionam muito bem para fotografar situações isoladas ou para fazer uma foto abstrata. Por outro lado, se o que você vai fotografar parece plano e com pouca profundidade, é preferível uma lente curta (grande-angular e normal), pois terá uma profundidade de campo mais apropriada. A maioria das cenas tem profundidade.

Profundidade de campo é a área entre os pontos mais próximos e os mais distantes da câmera que está dentro do foco aceitável. Na maioria das fotos de paisagem, essa distância deve cobrir a fotografia inteira.

Horizonte

As lentes mais usadas para fotografar paisagens são 24mm, 28mm, 35mm e 50mm. A 20mm também é bastante usada, mas é preciso ter cuidado com a linha do horizonte, que pode parecer curvada com esta lente.

O horizonte é sempre uma consideração superimportante na fotografia de paisagem, por isso é bom prestar atenção no nível, se está alinhado ou não, pois um horizonte desalinhado pode estragar uma bela fotografia.

Exposição da luz

A exposição da luz ao filme é outra consideração vital na fotografia de paisagens. Perceba, ao fotografar a cena, se ela é composta por tons médios. Se sim, ajuste a abertura do diafragma e a velocidade do obturador conforme a câmera sugere. Você também pode abrir um ponto e fechar um ponto a partir do ajuste sugerido para garantir a foto.

Mas se a cena tem luzes mais claras e escuras, você precisa fazer a medição correta para compensar os meios tons. Por exemplo, se você está fotografando neve, precisará fechar um ou dois pontos do diafragma a partir do ajuste da câmera (de f-11 para f-16), pois o fotômetro tenta transformar a neve branca em cinza médio, e o mesmo funciona para uma área escura, só que você precisará abrir um ou dois pontos (f-11 para f-5.6).

Outra dica é sobre o enquadramento. Onde enquadrar a linha do horizonte? Lembre-se da regra dos terços, posicione a parte mais importante da foto no terço superior ou ocupe dois terços. Coloque a linha do horizonte um pouco mais abaixo do centro ou mais acima, dependendo do que lhe atrai na paisagem. Normalmente mais céu dá a sensação de muito espaço, mas fique atento se o céu está interessante para usar esta técnica. Procure ver se não existe nenhum elemento que estrague a foto no enquadramento.

Busque alguns detalhes que sejam significativos. Não esqueça que são apenas dicas, mas quando se está fotografando a natureza, você está trabalhando todo os sentidos. É um grande desafio traduzir esses momentos especiais para o filme!

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Curtiu essa matéria?

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras, conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram e no Twitter, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira e Trilhas e Aventuras no Google Plus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Comentários

0 comentários

Dicas para fotografia em péssimas condições de tempo

Dicas de Fotografia de Natureza