in

Consciência Ambiental em tempos de aquecimento global

Em tempos de aquecimento global, furacões, e incêndios devastadores, é grande o número de informações e apelos sobre a preservação do meio ambiente. Em todos os meios de comunicação, na mídia, nas escolas, percebemos a preocupação com esse tema, até mesmo a indústria automobilística está defendendo essa bandeira com carros off-road e selos do IBAMA. Todos parecem se mobilizar para salvar a vida de GAIA. Como decorrência as pessoas se tornam cada vez mais conscientes e atualizadas sobre a importância da preservação do meio ambiente.

Uma das experiências mais frustrantes e mais comuns para o praticante de trekking é chegar aquele lugar paradisíaco de difícil acesso depois de longas horas de jornada e deparar-se com uma pilha de garrafas plásticas, maços de cigarro e latas de sardinha.
Athayde Tonhasca JR

Porém, se estamos conscientes e atualizadas, por que ainda enfrentamos problemas como o abando de lixo em trilhas e rios? Se a há consciência ambiental, por que em locais que são explorados, principalmente, por praticantes de esportes de aventura, encontramos abusos contra a natureza?

Diante desses questionamentos percebemos que há uma grande distância entre consciência ambiental e prática ambiental. O que as pessoas têm são informações sobre a preservação do meio ambiente, e não o conhecimento das causas, elemento necessário para a sensibilização que leva a por em prática a verdadeira preservação da natureza. A própria educação ambiental peca, quando é ministrada nas escolas, ao passar muita informação e não expor os alunos a situações práticas de envolvimento com a natureza, situações essas que busquem sensibilizar os estudantes.

É essa pseudo-consciência que permiti aos praticantes de esportes de aventura ter belos discursos sobre suas expedições, e por outro lado fazerem uma aventura de lixos. Nem todas as pessoas estão dispostas a terminarem um longo percurso e voltar pra casa com o lixo na mochila, muitas preferem deixar nas florestas evitando sujar a roupa, ou levar peso.

Consciência, seja ela ambiental ou não, é algo que formamos através de conhecimentos e experiências que adquirimos com o tempo, é algo individual, pois é mais que teorias e pensamentos, é uma maneira de se comportar e agir que agregamos a nossa vida. A consciência ambiental é construída através da sensibilização e contato com a natureza.

Para ser um aventureiro é necessário ser primeiro que tudo um ambientalista, ter responsabilidade e respeito com a natureza.

Às montanhas!!!

Autor: Erick Agapto
E-mail: [email protected]

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.




TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado e viaja tranquilo. Faça a sua reserva por aqui para nos ajudar.
  • RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Viaje comigo e viva experiências selecionadas. Em pequenos grupos os valores ficam imbatíveis. São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos. Veja as datas, roteiros e valores e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Booking.com

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, consultor e influenciador de turismo e empreendedor. CEO do portal Trilhas e Aventuras, também conta suas experiências de viagens pessoais no blog Viagens Possíveis. Especialista em Expedições na Rota das Emoções e Lençóis Maranhenses. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram, curta no Facebook, assista no Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Montanhismo de Mínimo Impacto

Altinópolis: adrenalina alto nível