in

Conhecendo Santa Cruz Cabrália, a cidade cristã

Quem nunca sonhou em pegar o carro e conhecer todo esse nosso grandioso litoral? Eu e a minha namorada Kátia, como pobres mortais, também temos esse sonho e conseguimos realizar uma parte dele em março de 2002. Nessa aventura, partimos do Rio de Janeiro em direção à Bahia pela BR 101, percorremos 3600 Km, conhecemos seis localidades e visitamos 26 praias. Nesse relato vou descrever nossa passagem por Santa Cruz Cabrália.

Cabrália é uma cidade próxima a Porto Seguro. Ao contrário da vizinha, é bastante tranqüila e possui lindas praias. Além de suas belezas, a cidade também tem uma grande conotação histórica, pois lá foi realizada a primeira missa do Brasil.

img_regislitoral_22

Nossa passagem por lá se resumiu à linda praia da Coroa Vermelha, justamente o local do início da catequese dos índios. A praia possui ondas fracas, águas quentes e muitos corais! Assim que chegamos fomos caminhando em direção aos corais que podiam ser vistos de longe. Como a maré estava baixa, várias piscinas naturais se formaram entre os corais mortos. Dentro das piscinas existiam diversos grupos de animais! Era possível observar corais vivos, esponjas, peixes coloridos, ouriços, siris e caranguejos. E o melhor de tudo é que nem precisávamos mergulhar para ver, era como se fossem diversos aquários naturais! Tiramos muitas fotos.

img_regislitoral_23 img_regislitoral_24 img_regislitoral_25

Passamos a manhã inteira caminhando e nos surpreendendo com tamanha beleza. No início da tarde, a maré começou a encher e as piscinas foram gradativamente sendo encobertas pelo mar. Resolvi, então, mergulhar de máscara para observar a transição entre os corais e o “mar aberto”. O que vi debaixo d´água foi uma das coisas mais bonitas que já presenciei. Estava mergulhando com a barriga bem rente aos corais, com a água extremamente rasa. Prossegui nadando por entre os corais quando de repente, surgiu um abismo na minha frente com águas azuis e completamente cristalinas. Formou-se uma enorme “parede” de corais com lindos e enormes peixes coloridos nadando ao meu lado! A parede estava repleta de gorgônias, um tipo não muito comum de cnidário.

img_regislitoral_26 img_regislitoral_27

Aproximadamente uma hora da tarde a maré subiu de vez e o mar começou a ficar mais agitado. Como já tínhamos aproveitado, e muito, a linda praia da Coroa Vermelha, nós resolvemos partir para outro destino. Depois de apreciar tanta beleza, começamos a entender o motivo pelo qual os portugueses resolveram rezar a primeira missa nesse lugar abençoado!

Autor: Régis Lopes
E-mail: [email protected]

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Booking.com

Curtiu essa matéria?

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras, conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram e no Twitter, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira e Trilhas e Aventuras no Google Plus.

Comentários

Deixe um comentário
  1. Muita gente nao sabe mas a trilha pra quem nao esta acostumado é muito cansativa.. sao 30 minutos subindo com muitas pedras no caminho e mais 10 minutos descendo… infelizmente muita gente sem essas informaçoes vao com crianças bem pequenas e gestantes, nao aconselho nesse caso…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Caraíva (BA), o reduto dos mamíferos aquáticos

Serra do Mendanha: entre trilhas e cachoeiras – RJ