in , , ,

Conhecendo San Blás: as ilhas imperdíveis do Panamá

Será que San Blás é o paraíso?

O Panamá é conhecido mundialmente pelo seu canal interoceânico e suas zonas de livre comércio, mas depois da minha visita pelo país, acho isso muito injusto. Claro que o Canal do Panamá é sim um grande atrativo que merece a fama, mas as ilhas paradisíacas San Blás que ficam do lado do país banhado pelo Mar Caribenho são simplesmente fantásticas.

Mais sobre San Blás

Uma extensão de mais de 3.200 Km² com 365 ilhas, sendo 36 habitadas e todas sob o comando de uma comarca indígena chamada Kuna Yala.

Mesmo sendo no Panamá, parece que você muda de país ao visitá-las. É até obrigatório levar o passaporte, pois os índios tem um regime político próprio. Além das praias lindas de San Blás, você terá contato com uma cultura bastante preservada e única.

Na Ilha que escolher para passar o dia ou dias, você irá conhecer alguns índios que são bastante organizados e bem dinheiristas, e alguns outros que falam somente a língua nativa, usam as vestimentas típicas e vivem da venda de artesanato. Muito interessante.

Como chegar em San Blás

Obrigatoriamente você tem de contratar uma agência para o passeio, pois só é permitido a entrada de veículos cadastrados até o porto de onde os Kunas buscam num barco simples a motor os turistas que vão para as ilhas.

Na contratação do pacote você já escolhe qual ilha quer ficar, pois vão entrar em contato com os responsáveis dela e já reservar seu lugar. As mais conhecidas são ilhas Aguja, del Diablo, Franklin, Robinson e Ina. A Isla Perro é a mais famosa e bonita.

No pacote você estará contratando apenas o transporte ida e volta em 4×4 e acertando qual ilha deseja. O restante dos valores você vai pagando a conta gotas aos índios… vai ter pedágio, entrada, mais pedágio, barco e estadia com as 3 refeições incluídas.

Da Cidade do Panamá até o porto são 2:30hrs. Se prepare para acordar cedo. As agências passam pra buscar a partir das 4:30hrs. Depois uma média de 40min de barco, dependendo da ilha onde ficará.

Por todo esse tempo e pelo valor fixo que você paga no transporte, compensa ficar mais de um dia. Os passeios que voltam no mesmo dia são muito cansativos. Mesmo que não tenha muito tempo, durma ao menos uma noite na ilha. Será uma experiência única.

Você também pode dormir cada dia em uma ilha e ir conhecendo mais a fundo esse paraíso.

Fechei o passeio direto no albergue em que estava (Hostel Mamallena) pois pelo que pesquisei, os valores eram fixos. Você só consegue pechinchar sobre o valor da diária direto com os Kunas, mas eles não são muito adeptos dos descontos.

Valores em San Blás

Transporte ida e volta em 4×4 partindo da Cidade do Panamá: $60

Taxas e Pedágios: $12

Barco ida e volta: $20

Pernoites com as 3 refeições incluídas: de $10 a $40 (depende da habitação, se terá cama ou rede, banheiro privado ou compartilhado, etc). Fiquei em uma cabana tripla que custou $25.

TOTAL: $117 para um dia e uma noite.

Se ficar mais dias, aumentará a diária e diluirá o valor do transporte. Compensa para quem tem uns dias a mais para relaxar.

Roteiro de 1 dia na Ilha Ina, em San Blás

Dentre todas as ilhas, optamos pela Ina e me pareceu uma boa escolha. A estrutura é parecida em todas. Cabanas de bambu, teto de palha, sem energia, banheiro com vaso sanitário mas sem descarga e um cano que faz as vezes de chuveiro.

Pesquise opções de hospedagem em San Blás

A comida (café almoço e janta) é bem simples, sem muita opção. Recomendo levar uns snacks para beliscar: batatas de pacote, barra de cereal, chocolate. Cerveja, água e refrigerante eles vendem lá. Também alugam máscaras de snorkel e fazem passeios diários para outras ilhas.

Como não tinha muito tempo, optei por ficar na ilha, que era linda, com uma vista show para outras ilhas menores, uma praia que parecia uma piscina, tanto pela cor da água quanto pela calmaria. Nunca fiquei tanto tempo no mar, água bem quente. Era um paraíso particular.

E olha que quando chegamos no porto, bem cedo, estava desabando o mundo. Estava com mais 2 amigos e ficamos desanimados e quase desistimos de encarar o mar naquele barquinho pequeno. Na minha cidade, se chove daquele jeito, dura a semana toda e por isso mesmo fica a dica: não desistam por causa do tempo.

Chegamos na Ilha Ina e em meia hora estava brilhando um baita sol e o mar parecia calmo a dias. Foi um dia maravilhoso, onde exploramos toda a ilha, conversamos com os kunas que falavam espanhol e com as crianças simpaticíssimas que não falavam espanhol, mas ainda sim nos entendemos muito bem.

O dia transcorre dessa forma: muitos mergulhos nesse mar que parece de cinema, caminhadas pela ilha, descanso nas redes presas nas árvores com as melhores vistas e uma ou outra cerveja gelada. Sem brincadeira, é um lugar mágico.

Você já deve ter visto praias caribenhas tão bonitas quanto San Blás, mas nenhuma com aquele sossego, sem ambulantes, amontoados de turistas, cadeiras e guardas sóis… foi exatamente essa sensação de paz e uma ilha só sua que me conquistou.

Sem falar na noite! Roda de prosa com os gringos, se der sorte alguém que toque violão, mergulho noturno e um céu apinhado de estrelas. Se a lua estiver cheia, periga você não querer ir embora nunca mais.

O que levar para a ilha

– Uma mochila pequena. Pode deixar sua mochila/mala no albergue/hotel.

– Biquini, saída de praia, canga para ficar largada na areia, toalha, boné, snorkel, protetor solar, óculos, repelente e chinelo. Somente chinelo, não usara nada além disso.

– Lanterna. Não tem energia e uma lanterna é importante para andar por lá a noite.

– Baterias carregadas.

– Notas pequenas de dólares para comprar bebidas

– O artesanato Mola é tradicional Kuna e belíssimo. Para quem gosta, é o melhor lugar para encontrá-lo e deixar o dinheiro para quem realmente o realiza de forma tradicional.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Curtiu essa matéria?

Escrito por Cinthia Monaco

Cinthia Monaco é formada em Educação Física e viajante viciada assumida. Sempre que possível cai na estrada com uma mochila na costa, curtindo um bom livro e buscando novos destinos, culturas, trilhas, paisagens e esportes na natureza. Ajudar a viajar é um prazer... acompanhe suas andanças também pelo Instagram: @ci_mochileira

Comentários

Deixe um comentário
  1. Além de ser absurdamente lindo, San Blas transmite uma energia e uma paz muito difícil de ser encontrada em outros locais semelhantes. Fiquei 3 dias lá e foram perfeitos!! Espero um dia voltar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Comentários

0 comentários

Prudentópolis, a terra das cachoeiras gigantes

Prudentópolis, a terra das cachoeiras gigantes no Brasil

Bariloche - Cerro Campanário, uma das vistas mais famosas da cidade

Guia completo de Bariloche com roteiro de 5 dias