in

Como combater a dor de cabeça nas alturas

O cérebro é muito sensível à mudanças na pressão e temperatura do local. É por isto que pessoas que raramente têm dor de cabeça em casa podem sentir uma certa tensão nesta parte do corpo quando viajam para as montanhas. Este desconforto é causado por mudanças na circulação sanguínea e geralmente é sentido como uma pressão constante, como se um tornilho estivesse espremendo sua cabeça.

Mas tenso você certamente não está, então porque a dor de cabeça? A circulação sanguínea pode mudar por outras razões além de estresse ou ansiedade:

Altitude: Evite subir muito rapidamente para que o seu corpo se acostume com a mudança da pressão do ar. Se você mora em terreno plano, a regra é subir não mais do que 2000 pés (610 m) por dia quando você estiver a mais de 5000 pés (1524 m). Se você ficar com dor de cabeça, diminua o passo, relaxe durante alguns minutos ou horas, ou pare por aí para passar a noite e dar a você mesmo a chance de se acostumar com o ambiente a sua volta.

Calor: No verão você geralmente toma muito sol mais rapidamente. Proteja-se e inclua no seu kit-viagem um chapéu de brim ou boné. Se a dor de cabeça aparecer, tente encontrar um lugar à sombra e molhe sua cabeça e seu chapéu na água fria. Se isto não for possível, umedeça um lenço com a água da sua garrafa e amarre-o em volta da cabeça. Carregue o mínimo de peso possível e caminhe a passos moderados. Lembre-se: estar bem hidratado é fundamental, portanto ande sempre com bastante água, repositores de energia e isotônicos.

Desidratação: Comece a beber água extra dois ou três dias antes da viagem. Quando estiver na trilha mantenha sua garrafa d’água bem acessível e beba freqüentemente. Tente beber de dois a quatro copos de água por hora.

Esforço: A dor também pode começar de repente, geralmente quando você faz um grande esforço, como, por exemplo, subir e atravessar uma enorme tora de madeira carregando 125kg nas costas. Respire fundo durante esforços extremos para ter certeza de que sua pressão sanguínea não suba como um foguete. Relaxe seu pescoço e músculos dos ombros para que eles não enrijeçam e reduzam sua pressão sanguínea. Um bom alongamento antes, durante e depois das caminhadas ajudam muito a evitar dores musculares.

Coisas a evitar: Álcool, cafeína e alguns medicamentos como anti-estamínicos ou antibióticos podem induzir a dor de cabeça. Se estiver sob medicação converse com o seu médico antes da viagem para ver se você precisa de cuidados especiais. Se a dor persistir tome algum remédio, exceto aspirina, e evite o que quer que seja que tenha causado a dor de cabeça.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Booking.com

Curtiu essa matéria?

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras, conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram e no Twitter, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira e Trilhas e Aventuras no Google Plus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

As cavernas e seus perigos

Defesa natural contra os insetos