in

Cânion em Barra de Santana e muita aventura na Paraíba

O município de Barra de Santana, localizado há 190 quilômetros de João Pessoa , é a mais recente descoberta dos praticantes do Turismo ecológico em nosso estado. O relevo local é propício a realização dos esportes “radicais” em contato com a natureza. Ha cerca de 4 quilômetros da Barra de Santana encontra-se a Barragem inacabada de Curimatã, iniciada por militares na década de 60, atualmente encontra-se abandonada.

Um P.O. – Posto de observação e uma residência com características militares são as construções mais próximas da barragem. O Posto serve de abrigo para os rapeleiros (praticantes do rapel – técnica de descida com cordas muito utilizada por Alpinistas), que fazem lá sua ancoragem (fixação da corda). Do P.O. , ponto mais alto do Canyo, são cerca de 60 metros de descida numa rocha irregular até o vale que margeia o Rio Paraíba.

“O município de Barra de Santana, localizado na região da Borborema está sendo explorado agora pelo Turismo de Aventura” afirma Henry Pereira, gerente de Ecoturismo da VivaTurismo, empresa especializada neste ramo. Henry explica que o passeio pode inicia-se com um café da manhã reforçado – “saímos daqui as 6 horas da manhã e quando chegamos na cidade tomamos um café reforçado na Pousada de Dona Josefina, tem leite de vaca, ovo de capoeira, cuscuz, manteiga da terra, carne-de-charque e queijo”.

Com o crescimento do Ecoturismo voltado para o interior, surgem novas fontes de renda para os comerciantes estabelecidos nas proximidades dos locais explorados. O turismo de aventura além de propiciar um maior contato com a natureza, possibilitando ao praticante descarregar todo estresse acumulado durante uma semana de trabalho, também traz benefícios para as comunidades interioranas de nosso estado. “Nós temos a preocupação de visitar as cidades e contribuir com o comércio local, seja fazendo refeições ou comprando produtos típicos da região” afirma Henry.

Um exemplo clássico é do Sr. Antônio Francisco que reside a menos de cinco minutos da Pedra da Boca, em Araruna, tornou-se guia local, recebendo os aventureiros da Paraíba e de outros estados. Atualmente ele colocou sua profissão de pedreiro em segundo plano, tendo como principal fonte de renda o Ecoturismo.

Após o rapel na barragem – em Barra de Santana – a atividade prossegue numa caminhada sob as margens do rio Paraíba, numa trilha recheada de pedras que margeiam o curso das águas. O percurso até a Pedra do Altar dura cerca de 3 horas, durante o trajeto pode-se observar pequenas quedas d’água e poços naturais.

Na Pedra do Altar – contam os moradores locais – eram celebradas missas diárias pelos padres missionários que catequizavam os índios Cariris. Inscrições gravadas em um matacão, com uma espécie de tinta vermelha comprovam a existência da aldeia.

O Altar está localizado à margem esquerda do Rio Paraíba, entre as cidades de Alcantil e Barra de Santana, distante 9 quilômetros a rodovia Campina Grande – Caruaru, a nordeste de Alcantil, nas proximidades de fazenda Mororó.

Autor: Erik Anderson de Oliveira.
E-mail: [email protected]
Cidade/UF: Barra de Santana – PB

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Booking.com

Curtiu essa matéria?

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras, conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram e no Twitter, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira e Trilhas e Aventuras no Google Plus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Travessia de Boa Esperança do Lumiar até Sana a pé

Aventura na Praia do Aventureiro em Ilha Grande – RJ