in ,

Caminho dos Faróis e a travessia da maior praia do mundo no Rio Grande do Sul

Caminho dos Faróis - Albardão - Foto Divulgacao
Caminho dos Faróis - Albardão - Foto Divulgacao

Em 2017, o Rio Grande do Sul passa a ter uma nova opção de trilha ecológica já no primeiro semestre. O Caminho dos Faróis apresenta um formato inédito de turismo com caminhadas meditativas ecologicamente ativas àqueles que buscam paz espiritual na integração com a natureza.

O roteiro de 190 km, percorrido em 8 dias com aproximadamente 25 km por dia, inicia na localidade da Capilha, Rio Grande (RS), margeia a estação ecológica do Taim até o litoral pela estrada da Serraria, segue pela orla marítima até o balneário da Barra do Chuí, em Santa Vitória do Palmar (RS).

Mapa do Caminho dos Faróis

190km
8 dias
25km/dia

Mapa do Caminho dos Faróis
Mapa do Caminho dos Faróis

O Caminho dos Faróis representa uma evolução do primeiro projeto criado pelo odontólogo gaúcho Fernando Pereira de Souza Neto, que idealizou, investiu e transformou em realidade o roteiro da “Travessia da Maior Praia do Mundo”, que já existe há 3 anos e está em sua 10ª edição, atraindo pessoas de todo o país. Fernando teve seus objetivos de vida transformados após peregrinar sozinho 220km de praia deserta entre o Cassino e a Barra do Chuí, quando o “caminho” foi tão positivo e transformador que decidiu encontrar uma forma de dividir esta experiência com mais pessoas.

Este novo roteiro – “Caminho dos Faróis” – surge também como um resgate histórico-cultural pela existência de vários pontos de interesse arqueológicos, como naufrágios históricos, antigas igrejas, antigos faróis, sítios paleontológicos e os “concheiros”, que são extensões de praia cobertas por uma espessa camada de conchas fósseis.

O roteiro será divulgado em breve, e tem características únicas, diferentes de outros já existentes no Brasil e no mundo. Esta é uma nova opção dirigida não somente aquelas pessoas que possuem um excelente preparo físico – como se exige em outros trajetos de trilhas de aventuras já existentes – mas também proporcionará experiências inesquecíveis junto a uma natureza ainda pouco explorada.

Albardão – o mais isolado farol da costa brasileira (um dos pontos do trajeto).

Além da proposta de caminhada meditativa, o roteiro de 190 km, percorrido em 8 dias com aproximadamente 25 km por dia,  inicia na localidade da Capilha, Rio Grande (RS), margeia a estação ecológica do Taim até o litoral pela estrada da Serraria, segue pela orla marítima até o balneário da Barra do Chuí, em Santa Vitória do Palmar (RS).

Trata-se de um caminho que proporciona um resgate histórico-cultural pela existência de vários pontos de interesse arqueológicos, como naufrágios históricos, antigas igrejas, antigos faróis, sítios paleontológicos e os “concheiros”, que são extensões de praia cobertas por uma espessa camada de conchas fósseis.

[youtube height=”450″ width=”100%”]https://www.youtube.com/watch?v=NxHFubCeU24[/youtube]

2017 – Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento

Recentemente, a ONU declarou 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, e o percurso do “Caminho dos Faróis” oferece uma rotina que contempla a flora e fauna de uma localidade ainda pouco conhecida no mundo.

Na medida em que oportunizada aos participantes a realização voluntária de atividades de coleta do lixo da praia, e outras ações que contribuam com o meio ambiente da região, este novo projeto de turismo contemplativo como meio de preservação ambiental deverá se tornar um referencial importante no estado do RS.

Fonte: Assessoria.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Booking.com

Curtiu essa matéria?

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras, conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur. Especialista em Expedições na Rota das Emoções e Lençóis Maranhenses. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram, curta no Facebook, assista no Youtube.

3 Comentários

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

As praias imperdíveis do Panamá

Dicas gerais para viajar ao Panamá

No topo da Duna do Valle de La Muerte os adeptos de sandboarding se preparam para a descida no Deserto do Atacama - Chile

Roteiro de 4 dias pelo Deserto do Atacama