in ,

Caminho dos Faróis e a travessia da maior praia do mundo no Rio Grande do Sul

Caminho dos Faróis - Albardão - Foto Divulgacao

Em 2017, o Rio Grande do Sul passa a ter uma nova opção de trilha ecológica já no primeiro semestre. O Caminho dos Faróis apresenta um formato inédito de turismo com caminhadas meditativas ecologicamente ativas àqueles que buscam paz espiritual na integração com a natureza.

O roteiro de 190 km, percorrido em 8 dias com aproximadamente 25 km por dia, inicia na localidade da Capilha, Rio Grande (RS), margeia a estação ecológica do Taim até o litoral pela estrada da Serraria, segue pela orla marítima até o balneário da Barra do Chuí, em Santa Vitória do Palmar (RS).

Mapa do Caminho dos Faróis

190km
8 dias
25km/dia

Mapa do Caminho dos Faróis
Mapa do Caminho dos Faróis

O Caminho dos Faróis representa uma evolução do primeiro projeto criado pelo odontólogo gaúcho Fernando Pereira de Souza Neto, que idealizou, investiu e transformou em realidade o roteiro da “Travessia da Maior Praia do Mundo”, que já existe há 3 anos e está em sua 10ª edição, atraindo pessoas de todo o país. Fernando teve seus objetivos de vida transformados após peregrinar sozinho 220km de praia deserta entre o Cassino e a Barra do Chuí, quando o “caminho” foi tão positivo e transformador que decidiu encontrar uma forma de dividir esta experiência com mais pessoas.

Este novo roteiro – “Caminho dos Faróis” – surge também como um resgate histórico-cultural pela existência de vários pontos de interesse arqueológicos, como naufrágios históricos, antigas igrejas, antigos faróis, sítios paleontológicos e os “concheiros”, que são extensões de praia cobertas por uma espessa camada de conchas fósseis.

O roteiro será divulgado em breve, e tem características únicas, diferentes de outros já existentes no Brasil e no mundo. Esta é uma nova opção dirigida não somente aquelas pessoas que possuem um excelente preparo físico – como se exige em outros trajetos de trilhas de aventuras já existentes – mas também proporcionará experiências inesquecíveis junto a uma natureza ainda pouco explorada.

Albardão – o mais isolado farol da costa brasileira (um dos pontos do trajeto).

Além da proposta de caminhada meditativa, o roteiro de 190 km, percorrido em 8 dias com aproximadamente 25 km por dia,  inicia na localidade da Capilha, Rio Grande (RS), margeia a estação ecológica do Taim até o litoral pela estrada da Serraria, segue pela orla marítima até o balneário da Barra do Chuí, em Santa Vitória do Palmar (RS).

Trata-se de um caminho que proporciona um resgate histórico-cultural pela existência de vários pontos de interesse arqueológicos, como naufrágios históricos, antigas igrejas, antigos faróis, sítios paleontológicos e os “concheiros”, que são extensões de praia cobertas por uma espessa camada de conchas fósseis.

[youtube height=”450″ width=”100%”]https://www.youtube.com/watch?v=NxHFubCeU24[/youtube]

2017 – Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento

Recentemente, a ONU declarou 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, e o percurso do “Caminho dos Faróis” oferece uma rotina que contempla a flora e fauna de uma localidade ainda pouco conhecida no mundo.

Na medida em que oportunizada aos participantes a realização voluntária de atividades de coleta do lixo da praia, e outras ações que contribuam com o meio ambiente da região, este novo projeto de turismo contemplativo como meio de preservação ambiental deverá se tornar um referencial importante no estado do RS.

Fonte: Assessoria.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Curtiu essa matéria?

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras, conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram e no Twitter, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira e Trilhas e Aventuras no Google Plus.

Comentários

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Comentários

0 comentários

As praias imperdíveis do Panamá

Dicas gerais para viajar ao Panamá

No topo da Duna do Valle de La Muerte os adeptos de sandboarding se preparam para a descida no Deserto do Atacama - Chile

Roteiro de 4 dias pelo Deserto do Atacama