in ,

Cachoeiras da Chapada Diamantina – BA

Cachoeira da Fumacinha - Chapada Diamantina - BA

Uma sequência de grandes e lindas cachoeiras da Chapada Diamantina esperam por você. Você irá encontrar centenas de cachoeiras de norte a sul do Parque Nacional da Chapada Diamantina, porém a maior e mais famosa é a Cachoeira da Fumaça, com seus mais de 380 metros de altura.

Muitas delas podem ser visitadas no mesmo dia e outras é preciso até pernoitar em barracas no meio do mato. Mas uma coisa é certo, é preciso resistência e bom preparo físico para visitar todas as principais cachoeiras da Chapada Diamantina. Não ache que é uma tarefa fácil, pois não é. Mas caminhando devagar você chega em todas elas.

Há também a famosa Cachoeira do Buracão, da Fumacinha, Cachoeirão do Vale do Paty e a Cachoeira do Mixila, além das pouco conhecidas Entocada, Encantada e Fundão. Todas elas são roteiros obrigatórios para quem quer conhecer as principais cachoeiras da Chapada Diamantina.

Cachoeira das Orquideas -Chapada Diamantina

Circuito das Cachoeiras da Chapada Diamantina

Cachoeira da Fumaça

Exuberante e imponente, essa cachoeira despenca de um paredão de, aproximadamente, 400 m. Devido a sua pequena vazão de água, forma-se uma cortina de fumaça perto do solo. Para quem pretende avistá-la de cima, são necessários 12 km de caminhada. Já para vê-la de baixo é preciso um pouco mais de fôlego. São três dias de caminhada, acampando e passando por lugares como a Serra do Veneno, Cachoeira do Palmital, Cachoeira do Sossego, entre outros. Waypoints: Em UTM 24L E 232.277 e N 8.605.817 / Alt aprox. 1100m Datum WGS84.

Cachoeira da Fumacinha

Uma das mais belas cachoeiras do sul da Chapada Diamantina exige preparo físico. São dois dias de caminhada se escolher a trilha por cima e de três a cinco horas se for visitá-la por baixo. A recompensa é a intocada cachoeira da Fumacinha, pouco visitada devido à dificuldade da trilha e toda coberta de musgos e outras plantas. A trilha de 18 km (ida e volta) até chegar à Fumacinha já reserva algumas belezas: ela é feita no leito do rio, atravessando o cânion onde a cachoeira de esconde. A caminhada exige pular pedras na maioria do percurso, passar em fendas e até escalar rochas dependendo de como está o rio. Estima-se que a cachoeira tenha 100 metros de altura.

Cachoeira da Fumacinha 1 -Chapada Diamantina

Cachoeirinha

Um lindo poço formado pelo rio que corre mansamente, a 2 km da cidade, com uma pequena queda d`água que proporciona um delicioso banho.

Cachoeira da Primavera

Acima da Cachoeirinha, escondida entre os rochedos, uma linda cachoeira dá acesso a um mirante que descortina a vista do vale e da cidade.

Cachoeira da Califórnia

Próxima a Igatu, a Califórnia é de fácil acesso. Em menos de 1 hora de caminhada é possível chegar até para se refrescar nas águas geladas do seu poço.

Cachoeira da California -Chapada Diamantina

Cachoeira Encantada

É preciso disposição para chegar até ela. Você vai precisar pular pedras pequenas e grandes, atravessar rios, andar na mata fechada, enfrentar escorregões, mas não desanime. Para chegar a Cachoeira Encantada você terá que ter disposição. Primeiro, são 81 km de carro do vilarejo de Igatu até a região chamada de Baixão da Colônia , sendo que 42 km são de terra. Chegando lá são mais 12 km de trilha, parte pela mata, parte à margem do rio, até chegar à cachoeira. Mas acredite, vale a pena.

Ribeirão do Meio

Uma trilha leve e agradável a 45 minutos da cidade leva você para se refrescar nas águas de um maravilhoso poço, perfeito para nadar. Aos mais ousados, o atrativo reserva uma descida emocionante no tobogã natural, conhecido como escorrega.

Cachoeira da Capivara -Chapada Diamantina

Cachoeira do Sossego

Este passeio é indicado para aqueles que têm certo preparo físico, pois a trilha é longa e leva em média 3 horas de caminhada por um esplendoroso cânion, subindo e descendo pedras pelo rio. No final, chega-se a uma das mais belas cachoeiras de Lençóis. É uma das cachoeiras mais procuradas pelos turistas em Lençóis e está localizada a 4 km acima do Ribeirão do Meio. O Sossego se divide em duas partes – na primeira suas águas deslizam sobre degraus de arenito. A segunda parte tem 10 metros de queda livre e cai num poço largo e profundo. A caminhada leva cerca de três horas e percorre muitos trechos sobre grandes pedras. Um belo passeio, mas que exige um certo esforço físico.

Mucugezinho e Poço do Diabo

O rio Mucugezinho corre em alguns trechos sobre lajedos que formam tobogãs e poços. Entre eles está o Poço do Diabo, formado por uma queda d’água de 20 metros de altura. Local perfeito para a prática de esportes de aventura, como tirolesa e rappel.

Cachoeira do Palmital 1 -Chapada Diamantina

Cachoeira do Mosquito

Uma atração inusitada que fica na fazenda Os Impossíveis, a 60 km de Lençóis, possui uma linda queda d’água de 60m. No local é possível fazer rapel na cachoeira ou apenas contemplar as belezas do lugar, com suas pedras, rio e mata exuberante.

Cachoeira do Fundão e Cachoeira do XXI

Esta trilha é uma das mais selvagens e pouco visitada na Chapada Diamantina. Localizado no fim de um cânion, a cachoeira do Fundão tem cerca de 150 metros de altura, outros atrativos deste trekking são as Cachoeiras do Vinte Um (XXI), córrego Branco e córrego verde, mais a cachoeira da Fumaça por cima. A trilha inicia em Lençóis, começando com uma forte subida pela serra do Grisante, após 2:00 horas de subida chega ao Vale do Ribeirão e desce para o Cânion da Cachoeira do Fundão onde anda aproximadamente 3 horas sobre o leito do rio. Após uma subida de 20 minutos chega-se até o Cânion da Cachoeira do XXI. São mais de 8 horas de caminhada no total.

Cachoeira do Mixila

Um ícone de beleza natural e pouco explorada, ideal para aqueles que gostam de aventura. A caminhada que leva ao local pode ser feita em um dia, mas a maior parte dos guias recomendam passar pelo menos uma noite no local, afinal no seu trajeto são muitos os atrativos. A Mixila possui uma beleza extraordinária e um canyon exuberante esconde a cachoeira que deixa qualquer um sem ar de tanta maravilha.

Vídeo com as Cachoeiras da Chapada Diamantina

As fotos desta matéria foram gentilmente cedidas pelos leitores do site: Rodrigo Alves, Yuri Oliveira e Samuel Oscar.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Curtiu essa matéria?

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras, conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram e no Twitter, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira e Trilhas e Aventuras no Google Plus.

Comentários

Deixe um comentário
  1. Olá, esse site é muito bom parabéns. Vcs tem alguma dica de guia na chapada de preferência com saída de Lençóis? Vou para chapada em agosto e estou pesquisando para calcular meus gastos, obrigado.

One Ping

  1. Pingback:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Comentários

0 comentários

Volvo Ocean Race – Dongfeng reage e toma ponta na quarta etapa

Promoção Mais Noronha 2015 - Descontos de até 30%

Campanha Mais Noronha – Conheça o paraíso com descontos de até 30%