in , , ,

Aurora Boreal na Noruega – Dica de roteiro de 2 dias em Tromso

Apelidada de Capital do Ártico, a pequenina e singela cidade de Tromso, na Noruega, possui algumas das melhores condições climáticas da Terra para quem sonha em ver de pertinho o espetáculo da aurora boreal. A principal vantagem é a temperatura local, que fica na média de -5°C no inverno – se você acha frio, saiba que em outros destinos dos quais é possível avistar o fenômeno, como o Canadá, a Finlândia ou a Rússia, os aventureiros chegam a encarar noites de até -20°C.

O Rota de Férias, parceiro do Trilhas e Aventuras, viajou à cidade norueguesa em busca das luzes do norte e traz todas as dicas para quem pretende viver essa experiência. Dois dias são suficientes para explorar Tromso, mas, se puder, fique mais tempo para aumentar as chances de ver a aurora boreal.

Confira um roteiro básico na região:

Primeiro dia: em busca da aurora boreal

Mapa – https://goo.gl/PgySiE

Enquanto a noite não chega, aproveite o primeiro dia para conhecer o centrinho de Tromso, que lembra um cenário de Velho Oeste norte-americano, cheio de restaurantes e lojinhas. Também vale a pena visitar o museu Polaria, que permite observar ursos, focas e outros animais selvagens que habitam a região do Círculo Polar Ártico. O prédio tem uma fachada linda, com paredes que simulam peças de dominó caindo.

Logo no começo da viagem vale a pena conhecer também o Tromso Museum, na Universitetsmuseet, para aprender mais sobre a aurora boreal. Além de acompanhar explicações científicas, os visitantes descobrem os significados do fenômeno para os povos antigos. Uma verdadeira aula sobre a cultura da região.

Após almoçar no centro, siga para Ishavskatedralen, também chamada de Catedral do Ártico. A igreja luterana se destaca pela arquitetura, inspirada em três elementos típicos da região: a aurora boreal, os icebergs e as estruturas de madeira usadas para secar o bacalhau.

Quando a noite chegar – o que costuma ocorrer cedo, por volta de 17h –, prepare-se com um bom jantar antes de sair em busca das luzes do norte. Normalmente, elas dão o ar da graça durante todo o inverno, mas alguns fatores climáticos (como neve e nuvens) podem prejudicar a observação. Portanto, cruze os dedos e torça para o céu estar limpo.

A melhor forma de caçar a aurora boreal na Noruega é contratar uma empresa especializada – em Tromso, elas passam com ônibus para buscar os viajantes nos hotéis e os levam para longe das cidades. Isso porque, assim como as estrelas, o fenômeno é ofuscado pelas luzes das casas e edificações. Além de conhecerem os locais mais estratégicos, o pessoal das agências costuma dar altas dicas para quem quer tirar fotos para registrar o momento mágico e fazer sucesso no Facebook e no Instagram.

Durante a espera, as empresas turísticas oferecem bebidas quentes, como chá e café, para espantar o frio. Os aventureiros também podem comer bolachas e bolos. Tudo isso sem desgrudar os olhos do céu, claro.

Na hora em que a aurora boreal aparece, o clima é de puro êxtase. Às vezes ela surge rápida e forte, com vários tons de verde. Em outras pode ser mais fraca, porém duradoura, com predominância do vermelho. Os passeios costumam durar entre 3 e 4 horas.

Segundo dia: renas e diversão na neve

Mapa – https://goo.gl/cL7jsd

Como muita gente opta por passar vários dias em Tromso para ampliar as chances de encontrar as luzes do norte, vale a pena explorar os arredores da cidade. A pouco mais de uma hora, por exemplo, fica o acampamento turístico Camp Tamok, uma boa opção de passeio durante o dia para variar a programação – boa parte das agências turísticas oferecem pacotes para o local.

Habitado pelos lapões, povo das regiões setentrionais da Escandinávia, o Camp Tamok oferece uma série de atividades bacanas. Os visitantes podem dar volta em trenós puxados por cães e renas ou acelerar snowmobiles por 4h30 em um trajeto de 30 km. Ainda dá para experimentar iguarias da gastronomia típica da região, como a carne de rena, e sentar em torno de uma fogueira para ouvir histórias da região.

No fim do dia, retorne a Tromso para o jantar e saia novamente em busca da aurora boreal. Caso ela apareça novamente, você estará ainda mais preparado para tirar fotos e curtir o fenômeno. Só não se esqueça de vestir uma segunda pele e roupas quentes e confortáveis para não perder um minuto a céu aberto diante de um dos maiores espetáculos naturais do planeta.

Dicas de onde e o que comer

Fiskekompaniet
Aqui você come um excelente bacalhau fresco acompanhado de bons vinhos ou da aquavit, aguardente nórdica que é tão forte quanto a vodka ou a cachaça.

Burgr

As paredes enfeitadas com pôsteres de games dão o tom da casa, que serve hambúrgueres suculentos e bons milk-shakes.

Dicas Extras para sua viagem a Noruega

Outra cidade que vale a pena visitar na região é Senja, Para chegar lá a partir de Tromso, é possível seguir por uma estrada cênica na qual você terá a oportunidade de parar em lindos mirantes, como o de Tungeneset, de onde se avistam os fiordes de Steinsfjord e Ersfjord.

Não deixe de fotografar as montanhas negras cobertas de neve no inverno de Okshornan, chamadas de Djevelens Tanngard (Dentes do diabo). Já próximo a Senja fica o maior troll (ser mitológico norueguês) do mundo. Talhada em madeira, a obra de 17,96 metros de altura pode ser visitada gratuitamente.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Curtiu essa matéria?

Escrito por Paulo Basso Jr.

Paulo Basso Jr. atua como jornalista de turismo desde 2000, com textos publicados em veículos como Viaje Mais, Viaje Mais Luxo, UOL Viagem e O Estado de S.Paulo. À frente da agência de comunicação Entre Aspas, já esteve em mais de 40 países e 400 cidades de todos os continentes. Exerce as funções de editor-chefe do site Rota de Férias, fundado em 2016. Siga no Instagram: @rotadeferias

Comentários

One Ping

  1. Pingback:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Comentários

0 comentários

Guia de Restaurantes – Onde comer em Arraial do Cabo

Museu do Olho de Oscar Niemeyer, em Curitiba

Roteiro Imperdível de Curitiba pra curtir em um fim de semana