in , ,

As principais piscinas naturais de Fernando de Noronha

Piscina natural do Morro de Fora, em Fernando de Noronha

As piscinas naturais de Fernando de Noronha são algumas das principais atrações da ilha. Algumas delas já caíram no conhecimento popular e fazem sucesso pelos Instagrams dos viajantes que já passaram por aqui. Neste post vou mostrar as 4 principais e deixar um gostinho para vocês tentarem descobrir as piscinas que só os ilhéus conhecem.

Piscina do Morro São José

Localizada no Morro São José, perto do Porto e do Air France, no ‘Mar de dentro’, já dentro do Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha. Para ter acesso a ela é obrigatório que o turista seja acompanhado por um condutor de visitantes credenciado pelo ICMBio. O caminho é feito pelas pedras, uma caminhada delicada que deve ser feita com calma, mas que vale a pena pelo visual. Eu geralmente levo as pessoas pela água, saindo pelo Air France e praticando mergulho livre até a ilha e depois até a piscina. Para ir a ela é preciso agendamento no ICMBio. É uma das novas sensações entre as piscinas naturais de Fernando de Noronha.

Piscina do Morro de Fora

Localizada na parte do Morro de Fora que é banhado pela Praia do Meio (do outro lado é a Praia da Conceição), é a mais procurada entre as ‘praias urbanas’ da ilha. Não é preciso um condutor de visitantes (mas eu recomendo), nem agendar sua visita no ICMBio, mas a caminhada até ela é complicada e tem que saber a direção certa para não ir para o lado errado do morro. No caminho passamos bem perto da Pedra do Pião, que já merece uma parada para fotos.

Pedra do Peão em Fernando de Noronha
Pedra do Peão em Fernando de Noronha

Já chegando perto da piscina maior existe uma menor e bem linda, mas que merece ser preservada e por isso não recomendo entrar nela devido a sua pouca profundidade e abundante vida marinha em desenvolvimento. Já a principal é muito irada e tem vários pontos altos ao redor para saltar nela, como podem conferir no vídeo que fiz.

A piscina do Morro de Fora é a mais nova descoberta entre as piscinas naturais de Fernando de Noronha. Todos querem conhecê-la!

Piscinas naturais do Atalaia

Localizada no ‘Mar de fora’ (parte da ilha que fica na direção da África e o mar aberto), fica dentro do Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha e é a mais procurada pelos turistas. O acesso a ela é controlado pelo ICMBio e a caminhada é feita por uma trilha que não precisa de um condutor de visitante, não é permitido o uso de protetor solar antes do banho e o uso de colete flutuador é obrigatório.

Como a maior parte das piscinas naturais de Fernando de Noronha, o Atalaia é um berçário aonde crescem peixes, polvos, lagostas, algas, tubarões e uma infinidade de vida marinha que são, muitas delas, imperceptíveis aos nossos olhos mas que são de muita importância ao equilíbrio do local e de todo o sistema ecológico da ilha.

Piscina do Atalaia - Fernando de Noronha
Piscina do Atalaia – Fernando de Noronha
Piscina do Atalaia - Fernando de Noronha
Piscina do Atalaia – Fernando de Noronha
Piscina do Atalaia - Fernando de Noronha
Piscina do Atalaia – Fernando de Noronha
Piscina do Atalaia - Fernando de Noronha
Piscina do Atalaia – Fernando de Noronha

Piscina da Caieira

Se alguém te convidar dizendo ‘vamos mergulhar na piscina que fica atrás do posto de gasolina?’ você provavelmente diria não ou ficaria pensando em uma piscina suja e com cheiro de gasolina! Mas não se for a Piscina da Caieira, que tem como referência o posto de gasolina daqui (que merece um destaque: está um roubo a gasolina a 6 reais!).

Essa é a segunda piscina mais procurada depois da Atalaia. O acesso a ela também é muito controlado, e o ICMBio permite que cada condutor leve seis pessoas por vez. A caminhada até ela é simples e o visual de cima, antes de descer para a Praia da Caieira que dá acesso a ela, merece uma pausa para fotos.

Piscina da Caieira - Fernando de Noronha
Piscina da Caieira – Fernando de Noronha

É um berçário natural e cheio de vida. Muitos cardumes de peixes, tartarugas se alimentando e agora de janeiro até março ela se torna o berçário perfeito para os filhotes de tubarões da espécie limão. Eu já mergulhei com mais de 12 filhotes lá! Super tranquilos, eles até ficam em volta de nós rondando para ‘ver’ quem é. Claro, alguns maiores também entram na piscina.

Piscina da Caieira em Fernando de Noronha
Piscina da Caieira em Fernando de Noronha

Nela o uso de colete flutuador é obrigatório e não podemos tocar no fundo devido a vida coralínea que existe nela.

E aí? Gostaram das nossas dicas?

Agora queremos ver vocês aqui mergulhando em todas as piscinas naturais de Fernando de Noronha. Aguardamos a todos! Deixem elogios e dúvidas sobre Fernando de Noronha nos comentários abaixo.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Curtiu essa matéria?

Escrito por Breno Lúcio

Breno Lúcio mora no paraíso brasileiro (e talvez mundial), conhecido por Fernando de Noronha. Atua como fotógrafo e vai compartilhar os picos secretos da ilha, os mergulhos a procura de tubarões, tartarugas e outros animais, e também sobre as incríveis histórias de vida dos moradores do arquipélago. Siga no Instagram @fotosnoronha

Comentários

Deixe um comentário
  1. Fernando de Noronha, paraiso lindo!estive aí em nov/15 com gurpo.Recomendo muito este passeio. Parabéns pelas fotos e vídeo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Comentários

0 comentários

Pôr do sol na Pedra do Sino - RJ

Fim de semana na Trilha da Pedra do Sino – Guapimirim/Teresópolis – RJ

Lapinha da Serra - Paz e tranquilidade na Serra do Cipó - MG

Lapinha da Serra, um segredo revelado na Serra do Cipó – MG