in ,

As cachoeiras e atrações do Parque Nacional de Yosemite

O Parque Nacional de Yosemite, no Estado da Califórnia, é muito procurado por turistas do mundo inteiro que buscam belas paisagens naturais, integração com a natureza e opções para a prática de esportes ao ar livre. São mais de três mil quilômetros quadrados de vales profundos, imensas planícies e vastas áreas de preservação da natureza, além da vida selvagem abundante.

O local foi declarado Patrimônio Mundial em 1984, e é reconhecido internacionalmente por seus espetaculares penhascos de granito, riachos, bosques e diversidade biológica. Famoso também por suas cachoeiras, o parque possui cumes que vão além dos quatro mil metros acima do nível do mar e é destino de quase quatro milhões de pessoas por ano.

Como uma beleza ímpar e uma diversidade de paisagens surpreendente. O Parque Nacional de Yosemite atrai milhares de turistas todos os meses e que fazem dele o terceiro Parque Nacional mais visitado dos EUA. Perdendo apenas para o Great Smoky Montains National Park e o Grand Cannyon National Park.

Dicas de Hospedagem

Yosemite Village
Vale Yosemite
Yosemite West

Vernal_Falls_Rainbow

Para receber todos esses visitantes mantendo seus padrões ambientais, o Parque Nacional de Yosemite possui hotéis e alguns campings em seus arredores. Algumas pessoas preferem fazer uma visita tipo “bate-e-volta” alugando um carro e se hospedando em regiões próximas, como Mammoth Lakes, a três horas de distância, aproximadamente.

Atrações mais populares do Parque Nacional de Yosemite

Representando apenas 1% da área do parque, o vale de Yosemite é o ponto que mais turistas recebe. O El Capitan, um proeminente penhasco de granito que se impõe sobre o vale, é um dos mais populares destinos do mundo para os escaladores de rochas, uma vez que oferece diversos percursos com diferentes graus de dificuldade, para além de estar acessível todo o ano. Erguem-se também sobre o vale a Sentinel Dome e a Half Dome, impressionantes cúpulas de granito com 900 e 1.450 metros respectivamente.

Nas terras altas de Yosemite existem também belas áreas, como as Tuolumne Meadows, as Dana Meadows, o Clark Range, o Cathedral Range e o Kuna Crest. O Pacific Crest Trail atravessa o parque, com picos vermelhos de rocha metamórfica, como o monte Dana e o monte Gibbs, bem como picos de granito, como o monte Conness. O Monte Lyell é o ponto mais alto do parque.

Karte_Yosemite-Nationalpark

O parque tem três pequenos bosques de sequoias gigantes da espécie Sequoiadendron giganteum, o Mariposa Grove (com 200 árvores), o Tuolumne Grove (com 25) e o Merced Grove (com 20). As sequoias gigantes são as maiores árvores do mundo e são das mais altas e mais velhas (as Sequoia sempervirens existentes na costa Noroeste da Califórnia são as mais altas e as Pinus longaeva no Leste da Califórnia as mais velhas). Estas árvores estavam bastante mais disseminadas antes da Idade do Gelo começar.

As Cachoeiras do Parque

Parque Nacional de Yosemite é famoso pelas suas muitas quedas de água. Apesar de aparecerem novas cachoeiras quando chove, estas são efêmeras, sendo as principais as seguintes:

  • Bridalveil Fall (189 metros)
  • Chilnualna Falls (210 metros)
  • Illilouette Fall (113 metros)
  • Lehamite Falls (360 metros)
  • Nevada Fall (146 metros)
  • Ribbon Falls (491 metros, onde há a maior queda vertical)
  • Royal Arch Cascade (381 metros)
  • Sentinel Fall (585 metros)
  • Silver Strand Falls (175 metros)
  • Snow Creek Falls (652 metros)
  • Staircase Falls (396 metros)
  • Tueeulala Falls (256 metros)
  • Vernal Fall (97 metros)
  • Wapama Falls (409 metros)
  • Waterwheel Falls (110 metros)
  • Wildcat Falls (219 metros)
  • Yosemite Falls (739 metros, a maior da América do Norte e terceira maior do mundo)

Yosemite_valley1

A causa do aparecimento de tantas cascatas temporárias deve-se ao fato de, durante os meses de abril, maio e junho, estarmos em plena época do degelo, em que estão propiciadas as condições para se formarem quedas de água nos locais onde o gelo derretido aflui.

Estando na Califórnia, não deixe de alugar um carro e ir conhecer de perto o Parque Nacional de Yosemite. Vale muito a pena fazer uma Roadtrip dessas para visitar um dos mais belos parques dos EUA.

Fonte e Fotos: Assessoria e Wikipedia

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.




TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado e viaja tranquilo. Faça a sua reserva por aqui para nos ajudar.
  • RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Viaje comigo e viva experiências selecionadas. Em pequenos grupos os valores ficam imbatíveis. São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos. Veja as datas, roteiros e valores e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Booking.com

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, consultor e influenciador de turismo e empreendedor. CEO do portal Trilhas e Aventuras, também conta suas experiências de viagens pessoais no blog Viagens Possíveis. Especialista em Expedições na Rota das Emoções e Lençóis Maranhenses. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram, curta no Facebook, assista no Youtube.

3 Comentários

Deixe um comentário
  1. Olá Mauricio!
    Como vai?
    Estou planejando minha segunda visita ao parque mas desta vez, ao contrário da primeira estou indo com mais tempo então gostaria de fazer alguma trilha mais longa. Você sabe onde consigo um mapa e orientações dos trechos em que a PCT corta o parque? Queria escolher onde começar e terminar um trecho que tenha duração de até 3 dias. Obrigada!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Malbec World Day – Aguce seus sentidos e descubra a cultura argentina

Keshi Yena – Aprenda a fazer o prato típico de Aruba (receita)