in , ,

5 Destinos perto de São Paulo pra curtir no Inverno

Separei algumas dicas rápidas pra quem que procura aventura e diversão neste inverno. São lugares relativamente próximos à São Paulo, muitas vezes procurados por paulistas, mas que evidentemente são visitados por pessoas de todos os lugares do planeta. Aproveite o friozinho (ou friozão) e boa viagem!

01. Estância Climática de Santo Antônio do Pinhal

Localizada no coração da Serra da Mantiqueira com aproximadamente 8.000 habitantes, Santo Antônio do Pinhal é um ótimo destino para ser conhecido e explorado por seus visitantes. Está localizada a apenas 170 km de Sampa e é vizinha das “badaladas” Monte Verde e Campos do Jordão.

Você pode começar visitando a XVII Feirart – Feira de Artesanato ou a XXI Festa da Orquídea, eventos que fazem parte da programação da 7ª Temporada de Inverno de Santo Antônio do Pinhal aberta oficialmente no último dia 30. Assim como curtir as outras atrações musicais e culturais apresentadas em diferentes pontos da cidade.

rex_stoantoniodopinhal

Pra quem procura um pouco mais de aventura e contato com a natureza, uma boa pedida é subir o Pico Agudo para ver os praticantes de vôo livre e também apreciar a vista de 360°. Do alto de seus 1700m é possível observar a enorme Pedra do Baú, e em dias claros, avistar desde São José dos Campos até Aparecida do Norte. Outro ponto que oferece uma bela vista da região é o mirante Nossa Senhora Auxiliadora que fica no trevo de acesso à cidade, além do Morro do Cruzeiro localizado no centro. É lá inclusive, o ponto de partida para a Trilha das Cruzes, a mais conhecida e procurada pelos caminhantes e mochileiros.

Santo Antônio do Pinhal pode ser também uma boa alternativa de hospedagem para quem pretende visitar Campos do Jordão mas não deseja gastar muito.

Dica: Aproveite para fazer o passeio de trem entre Santo Antônio do Pinhal, são 19 km de trilhos que ligam as duas cidades. Durante o percurso acontecem algumas paradas em pontos turísticos interessantes.

Mais informações:
http://www.santoantoniodopinhal.sp.gov.br
http://www.guiapinhal.com.br

02. Monte Verde

Localizada no sul de Minas Gerais, vizinha de Santo Antônio do Pinhal, e com um “arzinho europeu”, este destino promete tornar sua viagem inesquecível! Se quiser abusar do cartão de crédito, provar um delicioso chocolate com pimenta, alugar um chalé um tanto quanto charmoso, degustar algumas delícias dos restaurantes espalhados pela avenida principal ou até mesmo patinar na pista de gelo, sinta-se à vontade. Monte Verde abriga um público que podemos chamar de “mais exigente” que busca os atrativos da chamada “Suíça Mineira”. Mas também tem espaço (e bastante espaço!) para os mochileiros, viajantes e aventureiros de plantão em geral, estejam eles no hotel mais caro ou no camping mais barato.

rex_monteverde

Os picos de MV já são bem conhecidos e visitá-los pode se encaixar perfeitamente no seu final de semana, por exemplo. Mirante, Pedra Redonda, Chapéu do Bispo e Pedra Partida são os pontos mais visitados, principalmente no inverno. Com uma altitude média de 2.000m, estes picos atraem terráqueos de todos o lugares. O acesso para eles é fácil (apenas uma subidinha básica) sempre partindo da Avenida principal. As trilhas são boa parte auto-guiadas e bem sinalizadas. Já quem procura mais emoção, pode fazer a trilha até o Pico do Selado que fica um pouco mais distante do que os outros. A vista lá do alto de seus quase 2.100m é algo difícil de traduzir em palavras. Mesmo mostrando em fotos, não tem como transmitir toda a sensação de chegar até o topo e curtir o momento.

Você pode ainda se aventurar com moto, quadriciclo, cavalo, jipe, charrete, bike, vôos panorâmicos, rafting, e vários outros tipos de atrações. Para pernoitar, você pode ficar no único camping da região. Os donos são atenciosos e o preço é bem em conta.

Dica: Conheça também o aeroporto de maior altitude do brasil. Situado a 1650m, a aeroporto de Monte Verde recebe pequenas e médias aeronaves. Aproveite e faça o Caminho do Pinheiro Velho, que começa no aeroporto e termina na Av. Monte Verde. Neste caminho, você vai ter a oportunidade de ver o pinheiro mais velho da cidade, que dizem ter mais de 500 anos.

Mais informações:
http://www.guiamonteverde.com.br
http://www.portalmonteverde.com.br

03. Estância Turística de Campos do Jordão

Destino tradicional e muito conhecido pelos turistas, também com “ares de Europa” principalmente pela arquitetura da cidade, Campos do Jordão oferece muito mais do que geralmente aparece na TV. É conhecida como a “Suíça Brasileira”. Pra quem quiser curtir a 38ª edição do Festival de Inverno, as opções são bem interesantes, com muita programação cultural e musical. Aos que buscam trilhas, aventuras e loucuras, vamos ao que interessa.

Localizada na Serra da Mantiqueira, bem próxima aos dois destinos acima, evidentemente tem uma geografia bastante montanhosa e com belos atrativos naturais. O Parque Estadual de Campos do Jordão fica a apenas 13 km da Vila Capivari, e é uma das maiores reservas de araucárias de São Paulo. Mais conhecido como Horto, nele existem diversas opções de trilhas para caminhantes e bikers.

rex_camposdojordao

O Píco do Itapeva com mais de 2.000m de altitude permite uma ampla visão do Vale do Paraíba e é um dos cumes mais procurados pelos montanhistas. O Morro do Elefante e o Parque dos Lagos são outros locais bem interessantes para quem quer aventura e contato com a natureza.

Booking.com

Não posso deixar de citar também a Pedra do Baú. Apesar de ficar na vizinha São Bento do Sapucaí, o acesso a partir de Campos é tranquilo e bem sinalizado.

Dica: Não deixe de visitar uma das mais antigas opções de passeio da cidade: a Gruta dos Crioulos. Situada à 9 km de Vila Jaguaribe, tem este nome, pois segundo contam os antigos moradores, os escravos foragidos das fazendas se escondiam no local. É uma pedra bem grande, com aproximadamente 30m de altura, meio côncava, arredondada e chata. Ahh! E claro, não se esqueça também de perguntar por lá, sobre a lenda da Gruta 🙂

Mais informações:
http://www.camposdojordao.com
http://www.suicabrasileira.com

04. Estância de Atibaia

Bastante conhecida pela Festa do Morango, ou ainda chamada por alguns de Cidade das Flores, Atibaia está recheada de atrativos, como o Parque das Águas, o Museu Ferroviário, o Parque Municipal da Grota Funda, museus, um observatório, o apiário, e tantos outros locais e acontecimentos para ver, visitar, conhecer. E fica a menos de 70 km de São Paulo. Mas com certeza um dos pontos mais procurados da cidade é a famosa Pedra Grande!

Esse grande rochedo bem ali na Serra do Itapentiga é o ponto de encontro de todos os tipos de malucos: trilheiros, campistas, montanhistas, aventureiros em geral, praticantes de vôo livre, amantes da natureza, etc. É realmente uma grande pedra um tanto quanto impressionante! Uma vez alguém me disse: “A Pedra Grande deveria se chamar Pedra Enorme!” 🙂

rex_atibaia

Com quase 1500m de altitude e uma superfície de aproximadamente 200.000m², a Grande Pedra é o ponto mais alto do município e fica em área de preservação ambiental. Lá do alto é possível avistar pelo menos seis municípios (Bragança Paulista, Piracaia, Nazaré, Bom Jesus dos Perdões, Jundiaí e São Paulo). Vale a pena encarar uma das trilhas disponíveis. Uma subida de aproximadamente 3 km e muito contato com a natureza.

Dica: Aproveite o Festival de Inverno de Atibaia para curtir as ótimas atrações que fazem parte da programação. Recomendo a apresentação do dia 29: Teatro Mágico! É muuuito legal! Quase mágico mesmo…

Mais informações:
http://www.atibaia.sp.gov.br
http://www.atibaia.com.br

05. Vila de Paranapiacaba

No limite entre o Planalto Paulista e a Serra do Mar, está localizada a Vila de Paranapiacaba, subdistrito de Santo André, em uma região de grande potencial ecológico. Considerado um dos 100 monumentos mais importantes do mundo pela World Monuments Fund, suas matas integram a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica reconhecida pela UNESCO.

Existem muitas opções de trilhas para se fazer por lá, das mais difíceis até as mais tranquilas. A grande maioria da região de mata faz parte do Parque Municipal Nascentes de Paranapiacaba e para se realizar alguma trilha é necessário (e de certa forma, importante) o acompanhamento dos guias credenciados. A Trilha do Mirante é a mais procurada pois além do contato com a fauna e flora durante a caminhada, como o próprio nome já diz, tem um mirante, que em momentos de tempo aberto é possível se avistar o mar.

rex_paranapiacaba

Neste mês de julho você pode curtir também as atrações do 7º Festival de Inverno de Paranapiacaba. Entre os dias 14 e 29 de julho, aos finais de semana, com jazz, mpb, blues, bossa nova, choro e música instrumental, além da exibição de filmes e atrações para o público infantil.

Dica: Vale a pena visitar o Museu Tecnológico Ferroviário (ou Museu Funicular). É uma pequena viagem no tempo, onde se tem a oportunidade de visitar e conhecer o antigo pátio de manobras dos trens, oficinas, vagões, locomotivas, o funcionamento dos sistemas funiculares, além de vários outros itens do sistema ferroviário que faz parte da história do Brasil.

Mais informações:
http://www.santoandre.sp.gov.br
http://www.paranapiacaba-spr.org.br

Autor: Rex
E-mail: [email protected]

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Curtiu essa matéria?

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras, conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur. Especialista em Expedições na Rota das Emoções e Lençóis Maranhenses. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram, curta no Facebook, assista no Youtube.

3 Comentários

Deixe um comentário
  1. Esqueceu de citar minha cidade São Roque SP, que fica a somente 60 km da capital.Uma cidade turística conhecida por seus vinhos e pelo parque SKY Mountaun Park, um parque temático com pista de esqui artificial.Além de diversas pousadas e outros pontos turísticos.
    Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Serra do Mendanha: entre trilhas e cachoeiras – RJ

Praias do mar de dentro e de fora em Fernando de Noronha – PE