in

Volvo Ocean Race: Volta ao Mundo começa com Brasil no radar

Será dada a largada para a 12ª edição da Volvo Ocean Race. Neste sábado (11), sete equipes partem de Alicante , na Espanha, para uma aventura de tirar o fôlego. Serão 71.745 quilômetros pelos mais temidos mares, nove meses de disputa, zero conforto a bordo, várias nações envolvidas e o Brasil como país estratégico. O principal evento de Volta ao Mundo terá uma etapa brasileira em abril de 2015, na cidade catarinense de Itajaí. Para aumentar ainda mais a importância dessa parada, o atleta olímpico André ‘Bochecha’ Fonseca está escalado para velejar no MAPFRE. Bochecha é de Florianópolis. “A Volvo Ocean Race é uma regata especial. Só os melhores e mais bem preparados conseguem vencer. Estou bastante concentrado para esse desafio”, contou André ‘Bochecha’ Fonseca.

O País também tem uma brasileira de coração na regata: Carolijn Brouwer do Team SCA, um time só de mulheres. A holandesa morou quase 10 anos no estado do Rio de Janeiro , aprendendo a modalidade na Baía de Guanabara. “Foi em Niterói que comecei a velejar. Tinha a família Grael como referência. O Brasil tem ótimos atletas que estão até hoje fazendo a modalidade crescer. Será especial pra mim chegar com o time feminino em Itajaí”, disse Carolijn Brouwer em perfeito português. Será a segunda Volvo Ocean Race da atleta.

Outro brasileiro na Volvo Ocean Race é Joca Signorini. O atleta, dessa vez, foi escalado para ser o treinador do time feminino do Team SCA. Ele disputou as últimas três edições, sendo campeão, ao lado de Torben Grael, em 2008-09. “A recepção que vamos ter no Brasil será especial. Peço aos fãs da vela que dividam a torcida entre o Bochecha no MAPFRE e o Team SCA”.

Além da parada brasileira, a Volvo Ocean Race terá outras etapas. A primeira está ocorrendo em Alicante, na Espanha. A sequência de países visitados será a seguinte: África do Sul, Emirados Árabes Unidos, China, Nova Zelândia, Brasil, Estados Unidos, Portugal, França, Holanda e Suécia.

A primeira etapa

Antes de chegar a Itajaí, os barcos terão a primeira etapa, que parte de Alicante, na Espanha, com destino a Cidade do Cabo, na África do Sul. Serão aproximadamente 12 mil quilômetros pelo Mediterrâneo e o Atlântico. Numa conta simples, o trajeto representará 17% de toda a competição. Os times serão obrigados a passar por Fernando de Noronha antes de cruzar a linha de chegada na cidade africana. A previsão é de, pelo menos, 23 dias de travessia. “A primeira etapa é sempre uma das mais difíceis. Vamos pegar menos vento, segundo a previsão, e estaremos ainda aprendendo a entender o funcionamento do barco”, comentou o campeão olímpico Iker Martínez, comandante do espanhol MAPFRE.

O desgaste pelas mais de 550 horas de velejada gera uma perda média diária de 6.000 calorias por atleta. E não há nada de luxo a bordo, pois o peso da embarcação faz a diferença na navegação. Cada velejador leva apenas uma bolsa com pouca roupa, produtos de higiene pessoal e mais nada. Contato com o mundo exterior será quase raro. “Nós treinamos seis meses para esse desafio e a hora chegou”, contou Ian Walker, comandante do Abu Dhabi.

Os barcos desta edição são rigorosamente iguais, ou seja, quem velejar melhor vence! Não há vantagem para nenhum time. Os veleiros foram construídos pela própria Volvo Ocean Race em parceria com quatro estaleiros. São modelos de 65 pés com toda tecnologia de comunicação via satélite para ninguém perder nada.

A largada da regata será às 9h (Horário de Brasília) e poderá ser acompanhada pelo site www.volvooceanrace.com

Caroljin Brewer and Sam Davies at the navigation desk

O que eles disseram os comandantes:

Sam Davies – Team SCA
“Me perguntaram sobre a diferença entre o barco feminino e o masculino, A única coisa que consigo apontar é o sutiã esportivo”.

Ian Walker – Abu Dhabi Ocean Racing
“Minhas duas medalhas olímpicas são especiais, mas a Volvo Ocean Race faz parte da minha vida nos últimos ano. Vencer a regata significará muito”.

Bouwe Bekking – Team Brunel
“Para o holandês, a Volvo Ocean Race é um fenômeno. Na última edição não tivemos representação. Agora temos um barco”.

Charles Caudrelier – Dongfeng Racing Team
“Os chineses estão sentindo a pressão da estreia, mas são fortes … Eu levo comigo um card do Pokemon. Meu filho me deu para dar sorte”.

Charlie Enright – Team Alvimedica
“Vencer a In-port – regata local – de estreia nos encheu de moral, mas nada disso pode ser usado na perna até a Cidade do Cabo. Nós mudamos o foco para a África do Sul”.

Iker Martínez – MAPFRE
“Estou mais relaxado do que nunca. Eu não sei explicar o motivo. Agora nós teremos 25 dias para descansar a bordo”.

Chris Nicholson – Team Vestas Wind
“A primeira perna será tática. Serão quilômetros e quilômetros de oportunidades para navegar. Nosso objetivo é pegar pódio”.

Booking.com

Fonte: Assessoria

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Curtiu essa matéria?

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras, conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur. Especialista em Expedições na Rota das Emoções e Lençóis Maranhenses. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram, curta no Facebook, assista no Youtube.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

La Paz, na Bolívia, é a cidade mais econômica para viajar na América Latina

Volvo Ocean Race – “Bochecha” leva o Brasil na regata de volta ao mundo