in

Viajando com Animais

Dica de Viagem com Animais
Dica de Viagem com Animais

Viajar nas férias com a família é um programa dos mais agradáveis no fim de ano. Levar o animalzinho de estimação também é muito legal, mas é preciso tomar alguns cuidados seja qual for o seu destino. Basta seguir algumas recomendações do Ministério da Agricultura, que regulamenta o transporte de animais no Brasil, em avião, trem, navio e ônibus.

Algumas empresas aéreas permitem até que você possa viajar com o animal sob a poltrona do avião, mas é preciso entrar em contato para tirar possíveis dúvidas, pois cada uma tem regras específicas. Assim você evita surpresas desagradáveis na viagem. Uma das exigências é que ele tenha, no máximo, cinco quilos.

Os animais costumam viajar no compartimento de bagagem, acondicionados em caixas especiais em que eles possam ficar em pé e se mover. Ele também tem de conseguir dar uma volta em seu próprio corpo para que a viagem seja efetivada. Também é possível que o animal viaje na cabine em casos especiais, como os acompanhantes de deficientes visuais, que não pagam taxa extra.

Caso você vá viajar pelo Brasil, o Ministério da Agricultura exige o Certificado Sanitário, com a raça, o nome, origem do animal (com pedigree, caso haja), nome do proprietário e carteira de vacinação completa emitida por um veterinário registrado no Conselho Regional de Medicina Veterinária e do estado de origem.

Para os casos de animais com até 120 dias de idade é necessário apenas um atestado de saúde. Acima dessa idade, o bicho de estimação deve estar com a vacinação anti-rábica e a tríplice em dia. Isso deve ser feito 30 dias antes de entrar com o pedido do documento e com prazo máximo de um ano. Nos dois casos, é preciso constar os tipos de vacinas ministradas, o nome do laboratório, a data, a identificação do animal e do número de partida.

Desde julho de 2006, a Guia de Transporte Animal (GTA) não é mais exigida para viagens no território nacional com cães e gatos, mas os proprietários devem possuir todas as documentações citadas anteriormente. “Para viajar com peixes ornamentais, animais de pequeno porte como o hamster e a chinchila, por exemplo, o GTA ainda é necessário”, explica o veterinário Franz Wilhelm Slavic.

FIQUE ATENTO CASO O ANIMAL DE ESTIMAÇÃO PRECISE DE VISTO

Para viagens internacionais, os animais precisam do Certificado Zoosanitário Internacional (CZI), que pode ser obtido, de graça, no Departamento de Sanidade Animal do Ministério da Agricultura. O documento é emitido na hora. Para isso, o dono do animal de estimação precisa providenciar o Certificado Sanitário, que tem validade de três dias.

Consulte o consulado do país de destino para saber se o bicho de estimação precisa de visto para não ser barrado na chegada ao país estrangeiro. O CZI tem validade de oito dias e, caso o retorno da viagem seja feito depois desse período, é necessário retirar outro.

A única medicação exigida para embarque é a tranquilização do animal. “Isso é feito para evitar que os animais fiquem estressados e para que os funcionários das empresas aéreas possam manejar as caixas de transporte com segurança, tanto em viagens nacionais quanto internacionais. O tranquilizante tem duração de 6 a 10 horas”, segundo o médico veterinário Franz Wilhelm Slavic.

TRENS, NAVIOS E ÔNIBUS SEGUEM REGRAS DIFERENTES

Se você vai viajar de ônibus, não há regras específicas, mas as empresas aceitam apenas animais de pequeno porte e acondicionados em caixas de transporte. É necessário estar com as vacinas em dia, com apresentação da carteira de vacinação e da Guia de Transporte Animal (GTA).

Nas viagens em navios, há regras de acordo com cada embarcação. Alguns navios possuem canis, mas é recomendável que o proprietário consulte o seu operador de viagem.

Em trens, as condições de transporte variam de acordo com a companhia e a legislação de cada país. Algumas empresas não permitem passageiros com animais de qualquer espécie ou tamanho. Em outras, pequenos animais podem viajar de graça, mas os maiores pagam uma tarifa.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.




TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado e viaja tranquilo. Faça a sua reserva por aqui para nos ajudar.
  • RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Viaje comigo e viva experiências selecionadas. Em pequenos grupos os valores ficam imbatíveis. São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos. Veja as datas, roteiros e valores e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Booking.com

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, consultor e influenciador de turismo e empreendedor. CEO do portal Trilhas e Aventuras, também conta suas experiências de viagens pessoais no blog Viagens Possíveis. Especialista em Expedições na Rota das Emoções e Lençóis Maranhenses. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram, curta no Facebook, assista no Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os Albergues (hostels) e a Responsabilidade Social

Travessia Petrópolis x Teresópolis no Rio de Janeiro

Travessia Petrópolis x Teresópolis – RJ