in

Vá mais longe com seu pneu

Se os carros ficaram mais modernos e seguros ao longo do tempo, o mesmo pode se dizer dos pneus, a cada geração mais resistentes e longevos. Mesmo assim, para manter o bom desempenho e a durabilidade, não é recomendável abusar do conjunto. Principalmente quando o motorista é daqueles como a gente, fã das trilhas, de terrenos enlameados, cheio de pedras e buracos. Alguns pequenos cuidados fazem os pneus durarem ainda mais.

Controlar a pressão, por exemplo, é essencial, o primeiro passo para uma vida longa: com ela acima ou abaixo do recomendado os pneumáticos sofrem desgastes prematuros, comprometendo a segurança. Pressão 25% abaixo ou acima da recomendada reduz a vida útil do pneu pela metade. Além disso, o carro fica instável em curvas e sem aderência, correndo o risco de estourar mesmo em buracos e saliências pequenas. Fazer a calibragem regularmente evita qualquer um dos problemas citados. É preciso verificar regularmente. Pouca gente sabe, mas a pressão pode cair até 10 libras em um mês dependendo do uso que se faz do carro.

A baixa pressão, por exemplo, além de causar desgaste nas laterais da banda de rodagem e aumentar o consumo de combustível, gera um aquecimento anormal no pneu que pode provocar uma degradação interna, podendo até explodir repentinamente. Quando há excesso, a concentração do peso do carro fica no centro da banda de rodagem, o que provoca um desgaste maior nessa área. Além disto, o pneu fica mais vulnerável a rompimentos por choques ou a cortes. É até desanimador andar com o pneu muito cheio. O jipe fica mais duro e sacolejante do que normalmente é.

É claro que há situações em que mexer na calibragem se faz necessário. Em terrenos arenosos e de difícil tração, por exemplo, baixar o nível de pressão do ar pode salvar o motorista. Mas nunca se deve ultrapassar o limite mínimo de 15 libras, a partir daí o pneu pode sofrer e sair da roda ao menor esforço, além de estar mais exposto nas laterais, o que pode favorecer cortes nesta área. Para rodar com pressões baixas, temos que reduzir a velocidade, para não superaquecer o pneu. Por exemplo, com 15 libras, não devemos andar a mais de 20 Km/h. Além disso, a baixa pressão dificulta a dirigibilidade. Por tudo isso, só utilize pressões baixas em pequenos trechos onde for extremamente necessário, retornando à pressão ideal assim que o obstáculo for vencido.

Dirigir em terreno com muitas pedras é outro segredo a ser desvendado. Nesta situação, a utilização de pressões um pouco mais baixas, cerca de 10%, pode melhorar a aderência e diminuir as agressões aos pneus. E acelere com parcimônia.

POR JULIO CALMON

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Booking.com

Curtiu essa matéria?

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras, conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram e no Twitter, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira e Trilhas e Aventuras no Google Plus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Recomendações para uma boa viagem Offroad

Renault Duster – um novo SUV 4×4 chega ao Brasil