in

Usando pneus maiores no seu 4×4

Para deixar o 4×4 mais invocado, com pneus maiores, é preciso saber o que está se fazendo e, principalmente, avaliar se a alteração é adequada ao tipo de terreno por onde o carro anda

Deixar o jipe com cara de valente é tudo que um amante fora-de-estrada deseja, como se a trilha ficasse menos perigosa ao se deparar com aquele grande 4×4. Para isso, muitos recorrem ao velho truque de trocar os pneus originais do carro por maiores. Mas, além de deixar o jipinho com cara de invocado, será que a mudança altera o desempenho nas trilhas?

Primeiramente, o motorista deve observar, além dos aspectos estéticos, a necessidade de quem trafega no barro, na areia ou em terrenos muito acidentados. O que ele deve saber, por exemplo, é que o 4×4 perde muita força quando troca seus pneus por outros maiores.

A principal mudança é em relação ao torque e à velocidade máxima alcançada pelo jipe. Com pneus maiores, as marchas ficam mais longas e o veículo atinge velocidade final maior. Apesar de aparentemente melhorar o desempenho do carro, isso, na verdade, não representa muito para o adepto do off-road. Afinal, na direção fora-de-estrada, a força é mais importante que dirigir com o velocímetro lá em cima. Andar com pneus maiores altera, portanto, o desempenho do 4×4 nas trilhas. Uma saída para esta situação é modificar a relação de marcha do veículo.

Outro detalhe que o motorista deve estar atento é que não existe um tamanho ideal para todos os tipos de terreno. Para piso arenoso, por exemplo, o 4×4 rodará melhor com pneus largos e baixas calibragens por causa da dificuldade de tracionar.

O contrário acontece em terreno pantanoso, onde pneus mais estreitos têm facilidades para “cortar” a lama – como uma faca – e encontrar um ponto rígido para conseguir tração. Se o terreno tiver muitas pedras, pneus altos e reforçados nas laterais evitam choques em outras partes do carro e são mais resistentes a cortes.

Por fim, o uso de pneus de um tamanho diferente do indicado pelo fabricante pode exigir alguma alteração no veículo. Um exemplo é que pneus de diâmetro maior que os originais podem obrigar o motorista a levantar a suspensão ou alargar os pára-lamas. Um pneu mais largo exige uma roda mais larga,para não comprometer o desgate do pneu e a sua resistência. E um pneu muito mais alto que o original pode causar instabilidade no veículo em conduções mais fortes em asfalto.

POR JULIO CALMON

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Booking.com

Curtiu essa matéria?

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras, conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram e no Twitter, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira e Trilhas e Aventuras no Google Plus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Roteiros e Caminhos de Itaipu, no Paraná

A história de Maragogi – AL