in ,

Turismo em Marrocos, o que você vai encontrar por lá

Marrocos é um destino que vai marcar para sempre suas memórias

A Geografia Diversificada do Marrocos

Geógrafos árabes chamavam os planaltos do Norte da África de “Jzirat el Maghreb” – a Ilha do Oeste ou do Poente. Esta “ilha” era cercada pelo oceano Atlântico, o mar Mediterrâneo e, ao sul, pelo vasto mar de areia do deserto do Saara. No ponto mais a oeste desta “ilha”, o Marrocos tinha vários ecossistemas, incluindo vales verdejantes, áridas dunas de areia, montanhas estéreis, rios e lagos no Médio Atlas, e praias ensolaradas em sua costa atlântica.

O marechal Lyautey, o administrador colonial francês que lançou as bases para o Marrocos moderno, descreveu-o como “um país frio com sol quente”. A descrição é apropriada, pois há uma ideia errônea de que as temperaturas do país estão sempre subindo. Na realidade, nas montanhas, que formam uma parte considerável do país, há verões estonteantes e invernos gelados, quando a maioria dos picos fica coberta de neve. Nos meses de verão, o deserto é abrasador durante o dia, mas esfria consideravelmente quando o sol se põe.

A costa atlântica, particularmente perto de Agadir, tem temperaturas agradáveis o ano inteiro: no verão é bem mais fresca do que Marrakech e as cidades no deserto, e no inverno ainda permite banhos de sol.

Praias Encantadoras

O Marrocos tem 2.800km de litoral voltado para o Atlântico e 530km para o Mediterrâneo. A costa, com as planíceis férteis do Sous e do Sebou ao fundo, é a região de maior densidade populacional e a mais próspera. Boa parte da costa atlântica é mais selvagem e varrida por ventos do que a mediterrânea, e tem algumas praias esplêndidas para surfe, como Sidi Kaouiki, Sidi Ifni e Dar-Bouazza, perto de Casablanca. Tanger é o maior porto de passageiros do país, ao passo que Casablanca é o maior porto industrial.

À Espera da Chuva

Água é um problema sério no Marrocos. Nos últimos 25 anos, as secas têm sido mais freqüentes e severas do que nunca, causando prejuízos à agricultura, que é o esteio da economia marroquina. Cerca de 85% das plantações precisam de chuva, sem mencionar as necessidades das cidades e aldeias. Ocasionalmente há excesso de chuvas, como em maio de 2006, porém é mais comum haver escassez de água. As fortes estiagens na década de 1990 levaram famílias de agricultores a engrossar o êxodo de cerca de 450 mil pessoas que migram para as cidades a cada ano. Nos últimos anos, o governo tem criado programas contra a seca para evitar as catástrofes vividas anteriormente.

marrocos-2

Nos Ombros de um Gigante

Na mitologia grega, Atlas era um titã que se rebelou contra os deuses. Como castigo, eles colocaram o céu nos ombros do gigante. Quando a carga se tornou pesada demais, ele implorou para ser transformado em pedra e assim virou o monte Atlas.

Montanhas Espetaculares

Cerca de um sétimo do país fica mais de 2.000m acima do nível do mar, e as montanhas Atlas consistem em três cadeias. O Alto Atlas, a cadeia mais famosa, tem mais de 400 picos acima de 3.000m e dez acima de 4.000m, incluindo a Jebel Toubkal, a 4.167m, a mais alta do Norte da África. O Médio Atlas é uma cadeia de platôs altos onde tribos berberes criam ovelhas. Seu ponto mais elevado é a Jebel Bounaceur, com 3.340m.

O Antiatlas, que tem a Jebel Sarhro a 2.712m, é uma cadeia árida que contorna o deserto ao lado do Vale do Draa. As montanhas Atlas são compostas de rochas sedimentares com intrusões de granito e quartzito. A costa norte é separada do restante do país pelas montanhas do Rif, uma extensão da cordillera do sul da Espanha.

Condições para Esquiar

Os franceses introduziram o esqui no Marrocos na década de 1930 e hoje há estações adequadas para todos os níveis de habilidade. Esquiar no Marrocos depende de sorte, pois em invernos recentes houve pouca neve, ao contrário da abundância em 2006. A melhor época para esquiar é de meados de janeiro a meados de março, e é preciso subir a cerca de 2.000m para achar a neve adequada.

Oukaïmeden, a principal estação de esqui do país, fica a apenas uma hora de carro de Marrakech e tem altitude de 2.400m. Seu teleférico vai até o topo da Jebel Oukaïmeden, a 3.273m. A estação deixa a desejar, mas investidores sauditas devem transformá-la em um resort sofisticado que funcione o ano todo. Esquiadores experientes podem contratar um guia para esquiar na área de Tazaghart. As pistas de esqui de Mischliffen, Azrou e Ifrane ficam movimentadas nos fins de semana.

marrocos-1

Booking.com

Sem Esquecer o Deserto

Além do Vale do Draa e do Antiatlas fica o vasto Deserto do Saara. A maior parte do deserto no Marrocos consiste em hamadas – áridos platôs rochosos varridos pelos ventos – e, em menor grau, em ergs – pitorescas dunas de areia que às vezes exibem altura espetacular. Muitos oueds (rios) atravessam as areias, que ganham vida com as tempestades, mas rapidamente voltam a secar. Oásis são raros, exceto perto dos vales do Draa e do Ziz, os quais são alimentados pela água do Antiatlas. Perto do Atlântico, o Saara Ocidentalrecebe um pouco mais de chuva e névoa vinda do oceano, o que torna a área mais verde e menos inóspita. A única riqueza do deserto são os fosfatos ocultos sob sua superfície.

Dados Estatísticos

  • O Marrocos tem uma área de 710.850km2, incluindo o Saara Ocidental, e mais de 32 milhões de habitantes.
  • A ambiciosa estratégia governamental “Vision 2010” visa a aumentar o número anual de turistas para 10 milhões em 2010.
  • Hoje menos de 40% da população cultiva a terra, em contraste com o início do século 20, quando mais de 90% vivia na área rural.
  • O Marrocos tem 75% das reservas de fosfato do mundo e é o maior exportador global dessa substância.
Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Curtiu essa matéria?

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras, conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram e no Twitter, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira e Trilhas e Aventuras no Google Plus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0
A Tailândia surpreende até os mais viajados

O melhor do turismo e o que fazer na Tailândia

Praga tem herança arquitetônica que vai do gótico a obras típicas do comunismo

Surpreenda-se com a Arquitetura Gótica de Praga