in ,

Turismo de aventura no Chile

Em uma cerimônia realizada em Lima, o World Travel Awards reconheceu o Chile pelo segundo ano consecutivo como o destino líder em turismo aventura da América do Sul. Este prêmio, que foi conquistado pelo voto direto de pessoas indicadas em um lista definida por especialistas, deixa o Chile em uma posição privilegiada internacionalmente.

Regiões de Turismo de Aventura no Chile

Norte e Deserto de Atacama

Para aqueles que praticam parapente, a cidade de Iquique está entre os dez melhores lugares do mundo para voar. Nesta área, entre o Deserto de Atacama e o Oceano Pacífico, não estão apenas as melhores condições para o sobrevoo, mas também um clima temperado  que convida para aproveitar as praias e a vida ao ar livre.

Atacama, Laguna Miscanti - Por Marcio Vital
Atacama, Laguna Miscanti – Por Marcio Vital

A alguns quilômetros mais ao sul está San Pedro de Atacama, um povoado localizado no meio do deserto mais árido do mundo que é a base para explorar e percorrer esta impressionante região. Aqui estão o Salar de Atacama, o Valle de la Luna, os Geysers del Tatio, a Cordillera de la Sal, entre muitos outros acidentes geográficos que motivam a exploração e a aventura.

Tem ainda os vulcões que rodeiam esta paisagem como vigilantes permanentes. E escalar estes vulcões é uma experiência que requer pelo menos dois dias de viagem. Se destacam o Licancabur, o Láscar e o Llullaillaco.

Os Glaciais e o esqui no Valle Central 

Mesmo estando em extinção, há mais de 2.000 glaciais no Chile, e boa parte deles não é conhecida. Próximo de Santiago, a capital, é possível chegar até eles por meio de caminhadas de quatro a cinco horas. O Glacial El Morado está no interior do Cajón de Maipo, e sua rota de acesso permite ver como é possível sair, em pouco mais de uma hora, da área urbana para uma vegetação mediterrânea.

Vale do Maipo

Durante o inverno a neve que cai na zona central da Cordilheira dos Andes permite o acesso às melhores pistas de esqui do cone sul. As atividades para experts, principiantes, caminhantes e aventureiros têm a imponente montanha como a coluna vertebral que percorre todo o continente chileno. O esqui se destaca, claro, mas há também o snowboard, o tubbing, a caminhada com raquete (snowshoe), entre outros.

O extremo sul e a Patagônia

A Carretera Austral tem mais de 1.200 quilômetros, que vão desde Puerto Montt até Villa O’Higgins. A maior parte da rota é de cascalho e exige um espírito aventureiro, além de  um pouco de paciência, para a visita, pois a travessia pode não ser fácil. Mas o esforço de percorrer a estrada, porém, tem sua recompensa, e a cada quilômetro há sempre lugares para fotografar. Lá estão bosques, rios, cascatas, lagos, fiordes, montanhas e glaciais.

O Parque Nacional Torres Del Paine se encontra no extremo sul da Patagônia chilena. Foi declarado Reserva da Biosfera pela UNESCO em 1978. É um espaço protegido de 227 mil hectares, com uma comovente rede de ecossistemas, que conta com lagos, glaciais, rios, pradarias, cascatas, bosques e suas particulares torres de granito. Estas atracōes têm colocado o Chile como um dos melhores destinos naturais do planeta, de acordo com a revista National Geographic Traveler.

Torres-del-Paine-2

Um de seus circuitos mais famosos, o W, foi selecionado pela revista Lonely Planet como o melhor trekking de múltiplos dias do mundo, mas sem muita altitude. O circuito foi selecionado por sua variedade de espetaculares vistas e por ser uma das melhores formas de conhecer a Patagônia Chilena.

Parabéns Chile!

Para obter o prêmio na categoria de Melhor Destino de Turismo Aventura da América do Sul, o Chile teve que competir com importantes referências da indústria turística, como Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Uruguai.

Desde 1993, o World Travel Awards destaca a excelência da indústria e premia os  melhores com o que hoje é reconhecido como o “Oscar”do turismo. O reconhecimento permite ao Chile se diferenciar como um destino turístico no mundo e entrega uma valiosa oportunidade para a sua divulgação, pelas atrações e atividades que podem ser desenvolvidas no segmento de turismo de aventura.

As grandes barreiras geográficas que fazem parte do Chile, como o Deserto de Atacama ao norte, o Oceano Pacífico em toda a costa oeste, a imponente Cordilheira dos Andes ao leste e a Patagônia no território antártico no extremo sul, diferenciam o país, onde é possível praticar atividades de aventura em lugares onde o homem nunca colocou os pés.

A cor dos lagos do Atacama são impressionantes
A cor dos lagos do Atacama são impressionantes

Visando os prêmios, para chamar ainda mais a atenção para o Chile e estimular  as pessoas a destacar sua preferência pelo país, a Fundação Imagem do Chile liderou uma campanha digital, em coordenação com a Subsecretaria de Turismo, Sernatur e Turismo Chile, que entre 22 de março e 6 de maio deste ano atingiu mais de 2,7 milhões de usuários de redes sociais.

Fonte: Assessoria.

Salvar

Salvar

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Curtiu essa matéria?

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras, conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram e no Twitter, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira e Trilhas e Aventuras no Google Plus.

Comentários

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Comentários

0 comentários

Realidade Virtual: Tecnologia de ponta aplicada ao Turismo

5 melhores destinos de mergulho do mundo