in ,

Trilha, escalada e muita aventura na Pedra do Bauzinho

O meu último dia do ano de 2013 foi uma aventura incrível! Tudo começou quando viajei para São José dos Campos/SP para reencontrar uma paixão de verão (que havia conhecido no dia 27/12/2012, mas isso é uma outra história), hoje meu namorado. Desde o primeiro dia em SJC conhecer a Pedra do Baú era um dos passeios obrigatórios, só tinha um problema, final do ano é época de chuvas, então é importante ficar ligado na previsão do tempo.

Após passar quatro dias verificando a previsão do tempo, decidimos arriscar ir escalar no Bauzinho no último dia do ano, afinal poderia ser a última oportunidade, pois para os próximos dias a previsão também não estava nada boa.

O plano era o seguinte: sair de SJC cedo, para São Bento do Sapucaí, onde fica localizado o complexo do Baú. Em São Bento do Sapucaí há uma estrada para se chegar até o início da trilha para o Bauzinho, nessa estrada você pode ir de carro até o estacionamento que fica perto da trilha. Como era período de chuvas, parte da estrada estava impossibilitada de acesso por carros, então não foi possível chegar até o estacionamento, e os carros que estavam por lá estavam estacionados na estrada mesmo. Isso nos rendeu alguns metros a mais de caminhada.

Início da trilha (foto 1).

Pedra do Bauzinho 1

O nosso plano era conhecer a Pedra do Baú, mas vista do bauzinho mesmo, e escalar no Bauzinho. Pegamos a trilha em direção ao bauzinho, e em uma caminhada curta e bem tranquila (foto 2, ainda na trilha mas praticamente no topo) chegamos ao topo do Bauzinho, que fica a aproximadamente 260 metros de altura (foto 3).

Pedra do Bauzinho 2

Pedra do Bauzinho 3

Para a escalada o programado era fazer um rapel do topo do bauzinho até o início da via (termo utilizado para se referir ao caminho que vai ser percorrido durante a escalada), pois assim poderíamos fazer uma leitura inicial da via. Para fazer o rapel é necessário chegar bem na ponta do bauzinho (foto 4).

Íamos escalar em três pessoas, eu, meu namorado (Danilo) e o Pena (amigo do Danilo). Começamos o rapel. Fizemos o primeiro rapel, tudo tranquilo, e paramos na primeira parada para fazermos o segundo rapel (foto 5 e 6).

Pedra do Bauzinho 5

Começamos o segundo rapel, o pena foi primeiro, e antes que eu e o Danilo terminássemos percebemos que estava vindo uma chuva que iria nos alcançar e não seria possível fazer a escalada. Então decidimos cancelar a escalada, e fazer mais um rapel do outro lado da pedra para pegarmos a trilha e voltarmos o mais rápido possível. O Danilo foi o último a descer, e antes de terminar os pingos já começaram.

Pedra do Bauzinho 6

Não ia adiantar esperar, a chuva foi forte! Percorremos toda a trilha de baixo de chuva forte! Chegamos nos carros e hora de voltar pra casa! Nando voltou com sua esposa Lilian (que tinha ficado esperando) para São José dos Campos, e eu e Danilo resolvemos fazer uma parada em São Bento do Sapucaí para comer um filé de tilápia antes de chegarmos em casa! Foi incrível! Experiência única! Gratidão por essa aventura!

Ótimo final de semana a todos!

Texto e fotos gentilmente enviados por Agnes Marina.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Booking.com

Curtiu essa matéria?

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras, conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram e no Twitter, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira e Trilhas e Aventuras no Google Plus.

Comentários

Deixe um comentário
  1. Uau!!! Que incrível!! A experiência deve ter sido realmente deliciosa! Já visitei essa maravilha de lugar e, por coincidência, em um dia fechado com chuva ameaçando cair em qualquer momento… Parei na parte da “caminhada curta e bem tranquila” que leva ao topo do Bauzinho. Quando cheguei lá os pingos já começavam… Só deu para descer correndo e contemplar essa belezura lá debaixo! Quem sabe um dia eu volte para completar a minha aventura… Fazer um rapel e subir na Pedra do Baú.
    Valeu por compartilhar sua história! Me fez lembrar de momentos ótimos… 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Hotel ME Ibiza abre para segunda temporada de verão europeu

A Lily Camera é um super drone a prova d’água