Ser mochileiro é viajar muito e gastar pouco!





O lema é viajar muito e gastar pouco. No dicionário de um mochileiro, a palavra mais atraente parece ser desafio. Como conciliar trabalho, estudo e, muitas vezes, dificuldades financeiras com a enorme vontade de conhecer novos lugares? O geógrafo e pesquisador Pedro Hauck, 25 anos, tem as respostas. Adepto do montanhismo e dono do site Gente de Montanha (www.gentedemontanha.com.br), Pedro dá motivos de sobra para encarar todos os obstáculos comuns na vida de quem ganha pouco mas cumpre o principal objetivo: viajar.

Antes mesmo da maioridade, Pedro já tinha histórias para contar da sua vida de viajante. Com apenas 17 anos, já incorporando o espírito de mochileiro, ele saiu de São Paulo de carona (em alguns momentos, andava a pé) e foi até Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Em sua opinião, ser mochileiro significa “se abster de luxos turísticos, como resorts e restaurantes e vivenciar a cultura local”. Já em sua primeira aventura, o futuro geógrafo já sabia o que era se sacrificar em prol de um ideal.

Mas sua melhor viagem, segundo ele, viria um ano depois. Acompanhado do amigo Maximo Kausch – considerado, hoje, um dos melhores montanhistas do Brasil – ele foi para a Patagônia, é claro, de carona. Os dois escalaram cinco montanhas no caminho da viagem, sem nunca terem tido contato com gelo antes, e com material improvisado. Eles viajaram cinco meses pela América Latina com apenas US$ 800 no bolso. “Tivemos sorte”, afirma.

Pedro confessa: economiza muito para fazer as viagens. Até hoje ele não tem patrimônios ou uma bela poupança, pois todo dinheiro é investido nas suas aventuras. E isso não é motivo para lamentos. Ele vê apenas como uma opção. Aliás, a escolha da profissão reafirma esse sentimento. “Procurei a Geografia, pois vi nela uma maneira de conciliar paixão e trabalho”, explica.

Para o geógrafo, ser mochileiro é possível em qualquer profissão. “Tanto um advogado quanto um administrador podem encarar as aventuras, basta gostar”. Ele ainda acrescenta que considera isso um movimento importantíssimo para o Brasil, onde poucos são os que têm condições de viajar com luxos. Conhecer novos lugares na condição de mochileiro, segundo ele, possibilita à classe desfavorecida o direito “sagrado” de viajar.

Autor: Daniele Barbosa
E-mail: daniele.barbosa@gmail.com

TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Mauricio Oliveira: Maurício Oliveira é social media expert, consultor e influenciador de turismo e empreendedor. CEO do portal Trilhas e Aventuras, também conta suas experiências de viagens pessoais no blog Viagens Possíveis. Especialista em Expedições na Rota das Emoções e Lençóis Maranhenses. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram, curta no Facebook, assista no Youtube.

Ver Comentários (1)

  • Gostariamos de disponibilizar nosso hotel para os mochileiros vindo ou indo a Bolivia. Estamos no coraçao do Pantanal e somos especialistas em atender bem o mochileiro que queira apreciar a natureza no Pantanal, Somos recomendados pelo livro Lonely Planet e Quatro Rodas.

Posts Relacionados