in

Segurança no Canyoning, como se prevenir de acidentes

Tem algumas regrinhas importantes antes de sair para praticar o Canyoning. É bom saber:

  • Certifique-se que todos os membros possuam seu próprio equipamento e que podem subir e descer das cordas com certa facilidade.
  • Com o passar dos anos os pontos de amarra de cordas se modificam. Esteja preparado para o inesperado. Carregue bastante corda.
  • É sempre bom ter um escalador profissional no grupo para forçar uma saída se necessário. Uma pessoa experiente deve amarrar as cordas e ser sempre a primeira a descer. Certifique-se de que não há nenhum emaranhado ou nó na corda usada para a descida. A última pessoa a descer deve também ser bastante experiente e ter certeza de que não há entrelaçamento de cordas. Antes que eles desçam, a corda deve ser testada a fim de ver se ela pode ser puxada facilmente.
  • Enquanto estiverem descendo mantenha o cabelo e roupas esvoaçantes fora do alcance das “oitos” e mosquetões. Uma fisgada pode ser fatal.
  • Um duplo nó de pescador ou nó oito deve ser usado para amarrar duas cordas uma na outra. Nunca tente descer com apenas um nó, a não ser que você tenha o equipamento adequado para isso e que tenha muita prática.
  • Enchentes-relâmpago podem ocorrer dentro dos canyons. Certa vez, numa viagem, um grupo parou para lanchar debaixo de uma saliência e repararam que uma tempestade se aproximava. De repente, uma chuva de granizo começou e em poucos minutos o canyon se encheu de água, formando um redemoinho de cerca de 3 metros de altura. Do lugar onde eles tinham permanecido, podiam escalar a parede para cima até um lugar mais seguro. Se eles tivessem continuado para baixo, para onde o canyon ficava cada vez mais estreito, eles teriam ficado em situação muito mais grave. Esses tipos de enchentes repentinas têm que serem vistas para crer. Sempre tome muito cuidado ao descer um canyon quando uma tempestade ameaça cair. Pode não ser problema continuar se você conhecer muito bem o canyon e souber onde existem pontos de escape.
  • Saltos em canyons podem ser bem divertidos, mas também podem ser muito perigosos. Alguns saltos são obrigatórios assim como também podem não possuir pontos de amarra para uma corda ou handline. Sempre pule com cuidado. A primeira pessoa deve checar as pedras e troncos submersos, ela pode descer numa corda para fazer isto.
  • Não é muito raro ver um grupo de canyonistas levarem mais tempo do que o esperado e serem surpreendidos pela noite. Isto pode ocorrer devido aos atrasos nos pontos de descida, integrantes mais lentos no grupo ou à espera por um lanche rápido.
  • O que você deve fazer? As possibilidades incluem continuar, se você for experiente em andar à noite – é sempre útil carregar uma lanterna num canyon mesmo durante o dia; ou então esperar pelo dia seguinte. Sempre carregue fósforos ou isqueiros – uma fogueira pode tornar sua noite mais suportável sem um saco de dormir.
  • A hipotermia pode se tornar um problema para alguns integrantes. A espera em águas frias pode deixá-los com muito frio. Um grupo em forma e que se movimenta rapidamente terá mais chances de evitar hipotermia. Os canyons são lugares muito frios – se você não tem um casco à prova d’água, vista pelo menos uma roupa térmica ou a camiseta colada de algodão. Se um integrante do grupo ficar hipotérmico no canyon, não prossiga onde houver necessidade de nadar – a não ser que esta seja a saída mais rápida. Pode ser melhor parar e acender uma fogueira para aquecê-lo. É aconselhável não parar se você não puder acender uma fogueira ou se os raios de sol não puderem aquecer o local. Uma outra possibilidade é tentar boiar e nadar de costas em cima de sua mochila – a maioria das mochilas bóiam. Esta tática é muito prática para viagens curtas, quando você carregar somente uma mochila, porém, bem estufada.
Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Curtiu essa matéria?

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras, conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram e no Twitter, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira e Trilhas e Aventuras no Google Plus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Comentários

0 comentários

Canyoning no Paraíso Proibido em Minas Gerais

Quem pode praticar o Canyoning