Saiba mais sobre Abrolhos – BA





Trata-se de um arquipélago situado no litoral da Bahia, a 70km da cidade de Caravelas. É uma área cheia de recifes de corais (que chegam a ter 15 Km de extensão por 5 Km de largura), com cinco pequenas ilhas de origem vulcânica. Suas águas são incrivelmente transparentes (visibilidade de 25 a 30 metros), relativamente calmas e com profundidades médias de cinco metros. A temperatura média da água é de 22/24Cº.

Ocupa uma área aproximada de 266 milhas náuticas quadradas, dividida em duas áreas distintas sendo que no meio delas encontra-se excluído o canal dos Abrolhos, região de passagem de embarcações.

A maior dessas duas áreas (233,60 milhas náuticas quadradas), engloba o arquipélago dos Abrolhos e a outra, menor (32,35 milhas náuticas quadradas), engloba os recifes de Timbebas.

Toda a fauna e flora, tanto dentro quanto fora d’água, estão sob proteção do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). Nessa área é proibido qualquer tipo de pesca, seja ela comercial, esportiva ou submarina, caça ou qualquer atividade que venha causar qualquer tipo de dano ao meio ambiente, bem como a introdução de qualquer espécie de fauna ou flora, podendo isso causar alteração no ecossistema ali existente, além de inúmeras regras que devem ser seguidas quando da visitação do arquipélago.

Conta a história que em 1503, a expedição do descobridor português Américo Vespúcio passou por essa região e ele anotou na carta de navegação: “Quando te aproximares da terra, abre os olhos”, justamente por causa dos recifes de corais, muito perigosos para a navegação. Daí surgiu o nome Abrolhos.

Caravelas foi uma das primeiras localidades a serem documentadas no Brasil por Américo Vespúcio e o lugar onde foi trazido pela correnteza padre José de Anchieta em ocasião do seu naufrágio em Abrolhos. Caravelas é uma linda cidade tipicamente colonial onde as casinhas em estilo enchem as pequenas ruas de graça e história. Na antiga vila de pescadores que hoje forma o distrito Ponta de Areia, foi construída a estrada de ferro que liga Caravelas a Teófilo Otoni. As lindas praias ficam um pouco distante da cidade, mas são de fácil acesso e os passeios de barco pelos rios oferecem espetáculos inesquecíveis e diversas opções passando por pequenas ilhas de praias desertas, manguezais ecológicos ou canais que levam a outros rios.

O Parque Nacional Marinho de Abrolhos, criado em 6 de abril de 1983, está assentado sobre cinco formações rochosas: as ilhas de Santa Bárbara, Redonda, Sueste, Siriba, e Guarita. Dispostas em arco, por serem provavelmente restos da borda de uma cratera vulcânica, essas formações rochosas abrigam um dos maiores, mais raros e exuberantes recifes de coral do Atlântico Sul. Além das ilhas, o parque comporta também o Parcel dos Abrolhos e o Recife dos Timbebas.

TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Mauricio Oliveira: Maurício Oliveira é social media expert, consultor e influenciador de turismo e empreendedor. CEO do portal Trilhas e Aventuras, também conta suas experiências de viagens pessoais no blog Viagens Possíveis. Especialista em Expedições na Rota das Emoções e Lençóis Maranhenses. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram, curta no Facebook, assista no Youtube.