Saiba mais de Gonçalves – MG





Em 1878, Policarpo Júnior doou seis alqueires de terra da fazenda Rio Manso situada na divisa do estado de Minas e São Paulo para a construção de uma capela em louvor a Nossa Senhora das Dores em cumprimento a uma promessa. Vinte anos mais tarde, por discórdia entre os herdeiros da fazenda, a capela foi transferida para as margens do Rio Capivari, local da atual matriz. Residiam no local três colonos de sobrenome Gonçalves que legaram o nome ao povoado que foi se formando ao redor da capela.

O povoado começava a crescer e já contava com alguns estabelecimentos comerciais quando em 1909 o Capitão Antonio Carlos elevou Gonçalves a Distrito de Paz, trouxe agência dos Correios e o cartório de Registro Civil, além de lavrar em ata a fundação da Lira Nossa Senhora das Dores que existe até hoje.

O povo de Gonçalves a partir de então passou a lutar pela emancipação política, visando o desligamento do município de Paraisópolis. Em 30 de dezembro de 1962 foi concedida a autonomia a diversos municípios mineiros, entre eles Gonçalves. Finalmente em Primeiro de Março de 1963, deu-se a instalação oficial do novo município de Gonçalves.

Com uma economia basicamente agropecuária, hoje o município se destaca como polo turístico da Serra da Mantiqueira, devido ao seu agradável clima subtropical de altitude, suas belíssimas cachoeiras e suas características interioranas que não se perderam com o passar dos anos.

* Histórico extraído da publicação ListAtiva 99/2000.

Cultura Local

Várias expressões culturais são encontradas em Gonçalves, tais como: escultura em madeira e móveis artesanais. Além disso Gonçalves foi adotado como lar por artistas plásticos e artesãos que vieram aqui se inspirar.

A culinária regional também merece atenção especial. Receitas tradicionais Sul Mineiras como tutu de feijão, broa de milho e queijo fresco podem ser apreciadas em vários restaurantes e pousadas, preparadas em antigos fornos e fogões a lenha, como manda a tradição…

Gonçalves sempre teve característica artística proeminente, garantida por sua secular tradição musical, perpetuada através dos tempos pela excelência de sua banda municipal. Não é raro ver apresentações da Banda no coreto da praça central ainda hoje, como há mais de 100 anos, compondo uma bucólica atmosfera.

TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Mauricio Oliveira: Maurício Oliveira é social media expert, consultor e influenciador de turismo e empreendedor. CEO do portal Trilhas e Aventuras, também conta suas experiências de viagens pessoais no blog Viagens Possíveis. Especialista em Expedições na Rota das Emoções e Lençóis Maranhenses. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram, curta no Facebook, assista no Youtube.