in , ,

Roteiro em Ilha Grande para um fim de semana ou mais dias

Praia do Aventureiro em Ilha Grande - Bruno Costa
Praia do Aventureiro em Ilha Grande - Bruno Costa

Não é fácil montar um roteiro para conhecer Ilha Grande. São mais de 100 praias espalhadas por toda a ilha e se o orçamento da viagem estiver apertado, o desafio de montar um bom roteiro econômico é ainda maior. Para te ajudar a aproveitar ao máximo sua viagem, montamos um roteiro de fim de semana em Ilha Grande tendo como ponto base a Vila de Abraão.

Dia 1 – Lopes Mendes

Lopes Mendes será a sua primeira parada em Ilha Grande! Eleita recentemente pelo Trip Advisor como a 3ª praia mais bonita da América do Sul, Lopes Mendes é parada obrigatória para quem quer conhecer Ilha Grande.

Acorde cedo e pegue um “taxi boat” na Praia de Abraão. O barco irá te deixar na Praia do Pouso e de lá, basta pegar a trilha T11 para chegar em Lopes Mendes. A trilha é leve e em menos de 30 minutos você chegará na praia.

Lopes Mendes é um lugar onde não existe nenhum tipo de construção, a praia é selvagem e tem areia branca e fina, águas misturando tons de azul e verde com uma transparência incrível. Acredite, esse é um lugar para se passar um dia inteiro!

Ilha Grande - Praia de Lopes Mendes - Andre Luis Arruda
Ilha Grande – Praia de Lopes Mendes – Andre Luis Arruda

Além dos atrativos naturais que a tornam uma das melhores praias do Brasil, Lopes Mendes possui uma “obra de arte” em suas areias. Trata-se de uma boia (mais parecida com um barril gigante) que se desprendeu de um navio e ficou encalhada na praia. A boia fica mais para o final da praia e com certeza vale a pena a caminhada até lá.

Pesquise e reserve pousadas na Vila de Abraão, em Ilha Grande

Para mais informações, compre o E-Book: O Melhor de Ilha Grande

Dia 2 – Dois Rios

Dois Rios é outro lugar incrível em Ilha Grande, tanto pela sua história quanto por sua praia.

Acorde cedo e pegue a trilha T14 em direção a Dois Rios. Prepare-se pois a trilha é considerada de nível pesado. Uma sugestão é alugar uma bicicleta no centro da Vila de Abraão. A trilha que em média dura 2 horas e meia fazendo a pé, pode ser feita em cerca de 1 hora e meia de bike.

Ilha Grande - Caxadaço - Bruno Costa
Ilha Grande – Caxadaço – Bruno Costa

Por cerca de 90 anos, Dois Rios abrigou o Presídio de Ilha Grande.  Hoje a vila é praticamente deserta. Apenas as casas onde moram os antigos funcionários da colônia penal e o centro de estudos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, persistiram ao tempo.

A praia de Dois Rios tem 1km de extensão e o nome se deve aos rios que desembocam no mar nas extremidades da praia. Lugar perfeito para tomar um banho de água doce após um mergulho na praia.

É claro que dois dias não são suficientes para conhecer bem as praias, mas com um orçamento apertado e pouco tempo, com esse roteiro de fim de semana em Ilha Grande é possível aproveitar algumas das praias mais bonitas da ilha.

Pôr-do-sol em Ilha Grande - Thiago Oliveira
Pôr-do-sol em Ilha Grande – Thiago Oliveira

Se o dinheiro não é problema…

Nesse caso as coisas começam a melhorar na preparação de um roteiro em Ilha Grande. Para quem não está com o orçamento apertado, em Abraão é possível comprar passeios de barco que levam até as praias mais remotas e mais bonitas. A minha sugestão é separar os dois dias para fazer os passeios de barco ou lancha em Ilha Grande.

Dia 3 – Volta a Ilha Grande de lancha

No primeiro dia, fazer a Volta a Ilha Grande. Esse tour é feito em uma lancha rápida e nele você vai conhecer as praias mais bonitas de Ilha Grande, passando por Caxadaço, Parnaioca, Aventureiro, Praia dos Meros, Araçatiba, Lagoa Verde e Lagoa Azul.

Dia 4 – Tour da Feiticeira

No segundo dia, o tour chamado Feiticeira pode ser uma boa opção. Nele você irá conhecer a praia e a cachoeira da Feiticeira, Saco do Céu e a Praia de Fora.

Fazendo esses dois passeios, você irá conhecer os principais pontos turísticos de Ilha Grande.

DICA: No E-Book: O melhor de Ilha Grande você tem mais informações detalhadas de cada cantinho da ilha, com mapas e tudo que precisa saber para organizar uma viagem perfeita ate lá.

Cantinho de Lopes Mendes em Ilha Grande - Amandinha Kuka
Cantinho de Lopes Mendes em Ilha Grande – Amandinha Kuka

Tem mais tempo para ficar na ilha?

Para quem tem mais de 4 dias disponíveis para viajar e quer se desligar do caos do dia a dia nos centros urbanos, a grande dica é escolher um ponto base que não seja a Vila do Abraão. Agora sim o seu roteiro em Ilha Grande vai ser caprichado!

Booking.com

Nesse caso, a Praia do Aventureiro é o melhor lugar para relaxar por uns dias e esquecer e todas as preocupações. É possível ficar acampado ou em quartos simples na Praia do Aventureiro, alugados pelos moradores do local.

Sinal de telefone aqui nem pensar e a energia elétrica é somente através de pequenos geradores movidos à gasolina ou diesel que funcionam normalmente até às 21h.

A Praia do Aventureiro possui cerca de 600m de extensão, é cercada por montanhas e possui águas rasas e cristalinas. O mar é um pouco agitado, exceto em uma das extremidades onde há o cais e o famoso coqueiro, que se tornou o símbolo da praia. Nessa parte, é possível fazer snorkeling e avistar cardumes de peixes e tartarugas marinhas.

Panorâmica em Ilha Grande - Hugo Silva
Panorâmica em Ilha Grande – Hugo Silva

Simplesmente incrível! É ou não é para se apaixonar por esse lugar? A foto do topo dessa matéria é a praia do Aventureiro.

E-Book: O melhor de Ilha Grande

Gostou do roteiro e quer saber MUITO MAIS sobre a Ilha Grande? No E-Book: O Melhor de Ilha Grande você encontra todas as informações necessárias para tirar o máximo proveito da ilha. São 61 páginas coloridas com detalhes de como chegar, quando ir, o que fazer, onde ficar, onde comer, e muito mais. Além de sugestões de roteiros de 3, 5, 7, 10 e mais dias em Ilha Grande.

O melhor de Ilha Grande custa apenas R$ 24,90 e vale o preço! O E-Book tá lindo e super útil! E por ser em PDF você pode colocar no seu tablet ou smartphone e levar junto na sua viagem. Ou se quiser, pode também imprimir (mas vamos ajudar a preservar o meio ambiente né?).

banner-ebook-ilha-grande

Texto por Bruno Costa

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Curtiu essa matéria?

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras, conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur. Especialista em Expedições na Rota das Emoções e Lençóis Maranhenses. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram, curta no Facebook, assista no Youtube.

13 Comentários

Deixe um comentário
  1. Caro Maurício, Olá!

    Então, você tem alguma dica sobre onde ficar em camping perto de lopes mendes? Será que é seguro deixar as coisas na barraca e caminhar até lá?

    Muito Grato!

    • Oi Adilson, eu nunca acampei por lá não, não sei te dizer onde tem camping perto.
      Sobre a segurança, a regra básica é nunca deixar pertences de valor na barraca. Tenha sempre uma pequena mochila contigo com câmeras, carteira, etc. Deixe na barraca apenas roupas e itens básicos. Abs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Volvo Ocean Race – Quarta etapa rumo a Auckland, na Nova Zelândia

As melhores trilhas para se aventurar no Rio de Janeiro – RJ