Roteiro de 8 dias em Fernando de Noronha com Criança (1 ano e 10 meses)

Fernando de Noronha com Crianças





A Emília Brito esteve na ilha com sua família e postou um lindo relato no grupo Dicas de Noronha com várias dicas para quem deseja conhecer Fernando de Noronha com criança. Vale a pena ler se você também tem filhos pequenos e tem vontade de viajar pra lá com eles. Segue o relato abaixo:


 

Como pesquei mais dicas aqui do que em qualquer outro site/blog, vai um relato de 8 dias em Noronha com criança (1a10m) (ih!).

– Passagens aéreas: compramos com 8 meses de antecedência, pelo sistema de milhas. Custaram 50 mil milhas (mas tem a partir de 10 por trecho) as nossas (eu, meu esposo e nossa bb – q pela idade ainda não paga – vantagem de viajar com criança de até 2a);

– Pousada: Ficamos na Pousada Monsier Rocha. A diária foi R$320,00 do quarto, com toda a infraestrutura e café da manhã. A Môa (gerente/dona) ainda nos autorizou a pegar frutas frescas para carregarmos durante o dia (praia) para a pequena. Ajudou muito, pois na Ilha não é fácil encontrar a variedade e qualidade que estamos acostumados no continente. A localização é ótima, próximo a Praça Flamboyant e supermercados, bem na Vila dos Remédios. Ele (Sr. Rocha) vai pessoalmente buscar vocês (nada de transfer de empresa de turismo, super prático). Pagamento a vista tem 10% de desconto.

Pesquise também outras opções de pousadas em Fernando de Noronha

– Passeios: Fizemos TUDO com a nossa pequena. O que aconteceu é que íamos em outro ritmo – tranquilos, aproveitando cada trilha e normalmente uma praia por dia. A nossa limitação era alimentação saudável, e nos dias de praia “deserta”, carregávamos os suprimentos para Manu e recorríamos aos PICs (lanchonetes) para água de coco. Não contratamos guia, pois preferimos ir com mais calma, de boa, deixando a pequena andar um pouco também (e parando para cada passarinho ou siri que ela via). Fechamos o passeio de barco com a Trovão dos Mares pelo fato da embarcação ser um catamarã, e balançar menos. Mas no mergulho ela nem sentiu o fato de ser barco mesmo – ficou de boa em todos os passeios. Levamos um guarda-sol conosco, que era a garantia de sol a beira-mar e de sombra nas trilhas. A descida do Sancho foi tranquila (meu esposo desceu ajudando ela e eu com a mochila e demais itens). Mochila: essencial para o descolamento.

– Alimentação: Comemos no Flamboyant (kilo e a noite no a la carte), Edilma, Teju-Açu, Varandas, São Miguel, Caldos (do lado da Lotérica), DudaRei, PICs, supermercados, Porto e Tapiocaria Noronha.

– Dicas de Restaurantes: No Flamboyant, no a La Carte, tem uma macarronada com parmegiana que servem tranquilamente 2 pessoas – top demais (60 reais a de frango e 70 a de carne vermelha); na Edilma tem uma moqueca de frutos do mar muito boa (112 reais e acompanha arroz, pirão e salada); São Miguel tem uma pizza muito gostosa e não tão cara (a partir de 54 reais a grande). Lá também tem os grelhados (34 o de frango) que lhe dá opção de 4 guarnições (tem risotos, saladas e batata frita) – alimenta 2 tranquilamente. O Teju-Açu e o Varandas são restaurantes um pouco mais caros, mas nem tanto assim. Compensa uma refeição para conhecer o local, pela comida e atendimento (os melhores que tivemos em Noronha); o Caldos (esqueci o nome, mas é na Praça do lado da Lotérica) tem caldos grandes a partir de 13 reais com pão. Gostosos e baratos – mas acabam cedo (21 horas já não tem mais); DudaRei: muito caro, vale a pena apenas se quiser mesmo ficar mais tempo na Praia da Conceição surfando (Heineken por 15 reais); Porto (tb não lembro o nome, mas chegando na praia vc o vê, perto de uma loja de roupas de praia) – Prato por 25 reais (frango) com feijão e saladas separados – alimenta 2 tranquilamente (comemos em 3 e sobrou); Tapiocaria Noronha: 8 reais cada (top e amo!); PICs: preço salgado (8 reais o misto, 12 o coco, e por ai vai…..mas de grande ajuda) e Supermercados (biscoitos e afins, água e chá). Em praticamente todos os lugares a longneck estava 10 reais, a caipivodka variando de 15 a 22, o suco natural 10 reais (exceto na Tapiocaria – 5 reais) e água por 5 reais (500 ml);

– Transporte: Andamos muito de busão, e tivemos a sorte de não esperar mais que 15 min nos pontos. O Sr. Rocha fez o nosso Receptivo (buscou e levou no Aeroporto) e alugamos bike lá. Alugamos com um local (próximo a Praça Flamboyant, em frente ao restaurante Chica da Silva), 20 reais a diária/cada, com marchas. Levamos a cadeirinha (para a pequena) e capacetes. Nos deu liberdade de andar por onde queríamos, se não alugássemos ficaríamos frustrados, mas não recomendo. Não recomendo pelo fato de exigir aquela força extra para subir as ladeiras depois da praia (acho que a pé da mais leveza) e ser mais caro que o busão. Gastávamos em média 12 reais por dia de bus, e de bike foi 40!

– Lembrancinhas: Compramos em diferentes lojas, desde o TAMAR até na Loja da Licia. Nas maiores não tem como chorar desconto, mas parcelam no cartão (para quem gosta). Já nas menores, pagando a vista você consegue até 10% de desconto.

Nosso Roteiro de 8 dias em Noronha com Criança

Dia 1 – Ver o Pôr do Sol no na Praia do Cachorro e ir no ICMBio pagar e pegar o cartão da ParnaNoronha (o ingresso do Parque Nacional Marinho de Noronha para acessar as praias do parque);

Dia 2 – Fomos agendar a visita do Atalaia no ICMBio, TAMAR (na frente) e fomos a Praia do Boldró (passamos o dia todo lá);

Dia 3 – Todo o dia no Sueste. Vimos e nadamos com tubarões e tartarugas;

Dia 4 – Passeio de Barco com pranchinha pela Trovão dos Mares (230 p adulto) e Pôr do Sol no Forte Nossa Senhora dos Remédios;

Dia 5 – Praia do Sancho (com direito a ir nos mirantes e pôr do sol no Mirante dos Golfinhos) – infinidade de peixes (minha pequena amou nadar com os cardumes);

Dia 6 – Praia do Atalaia (trilha curta) e Praia da Conceição (e as do entorno, Cachorro e Meio);

Dia 7 – Praia do Porto (vá de manhã, maré baixa: formam duas piscininhas com uma infinidade de peixinhos, nas pedras no final da praia) e Mergulho (com a Noronha Divers – 350 por pessoa a vista);

Dia 8 – Museu do Tubarão, andada pelo centro histórico na Vila dos Remédios e compra de lembrancinhas e retorno.

Conclusão

Pagar as coisas em Noronha a vista nos deu muito poder de barganha, embora sempre que possível usávamos o debito. Poucos os restaurantes não aceitam cartão (o do Porto, Tapiocaria e Edilma).

Vi um post algum tempo sobre ir pra Noronha com criança. Lá vi várias, não achei a cara dos pais de “que saco” e sempre as via sorrindo o curtindo o local. O que acontece, é que em dois sempre dá mais tranquilidade para sair com a criança (em qualquer local), você terá que cuidar mais do sol (blusa com protetor solar, chapéu, repassar protetor a cada hora, cuidar da hidratação e alimentação com mais amor) e não tentar correr.

No nosso tempo conseguimos conhecer a Ilha (por terra ou mar), nadar com a pequena e se emocionar em ver ela querendo interagir com a natureza local. Acho que isso não tem preço. Não nos consideramos pais loucos ou irresponsáveis, mas por onde vamos a carregamos, e quem tem este pique, não tenha receio.

As melhores praias para ir com criança para mim foram Sueste, Sancho e Porto. Mas o dia que fomos no Boldró o mar estava piscininha – ondas só no final da tarde, o que a fez curtir também.

Não nos limitemos!

TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Mauricio Oliveira: Maurício Oliveira é social media expert, consultor e influenciador de turismo e empreendedor. CEO do portal Trilhas e Aventuras, também conta suas experiências de viagens pessoais no blog Viagens Possíveis. Especialista em Expedições na Rota das Emoções e Lençóis Maranhenses. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram, curta no Facebook, assista no Youtube.

Ver Comentários (35)

  • O relato da Emília Brito é animador!
    Fiquei interessado na experiência dela.
    Temos uma filha da mesma idade e pensamos em postergar uma ida a Noronha pelo menos até ela completar uns 5 anos, pra poder curtir toda a ilha.
    Achamos que não seria possível ir ao Sancho ou teríamos dificuldade de descer do barco com ela.
    Se for possível, conte mais desses pontos. Vocês levaram canguru? Como fizeram pra descer com ela na escada do Sancho? Sabem se essa escada nova é no mesmo lugar que a outra ou se foi feita melhoria no acesso? Lembro que na de tubos galvanizados em alguns pontos a gente passa muito espremido (resvalando) na rocha.
    Só mais uma pergunta: na pousada tinha esquema de berço?

  • Oi Robson!

    Foram feitas melhorias na escada, mas o trecho de fato é sem espaço. Como a Manu já está com 11kg, não cabe mais no canguru. O que fizemos no dia do Sancho foi concentrar as coisas na mochila (inclusive alimento para o almoço - muita fruta, suco e água) e não levamos guarda-sol no dia (o único dia, por sinal). Aí eu desci com a mochila e o meu esposo com a Manu. A escada nova se parece muito com as escadas de escorregador que as crianças sobem, então tem pontos que com supervisão ela até subiu sozinha (no retorno). Quando chegamos tinha também um funcionário do Parque, que agilizou para não ter ninguém subindo quando estivéssemos descendo. As trilhas dos Dois irmãos e dos Golfinhos fizemos com ela andando...está toda "urbanizada e acessível".
    Pousada: tinha sim berço portátil. Super recomendo.

    • Emília, muito bom!
      Verei se consigo uma ajuda dos funcionários do parque então.
      Tenho um canguru até 12kg. Espero que ela não tenha ultrapassado esse peso até lá...
      Obrigado. Robson.

  • olá bd! obrigada pelas dicas! vou agora em abril com minha baby de 2 anos e a mais velha de 11...vc me encorajou e tirou um milhão de dúvidas , parabéns pelo relato, ajudou muiiiiito!

  • Que legal! Estávamos em um dilema eu e minha esposa em levar ou não nossa filha de 6 anos! Principalmente pela descida no Sancho e outras atividades. Esse seu post foi muito útil e tirou minha duvida quanto a levar ela ou não. Levarei com certeza.

  • Que bom saber essas dicas rs
    Vamos para Noronha com nossos filhos de 4 e 1 aninho.
    Mas para andar ou alugar buggy, as crianças precisam estar na cadeirinha?

    • Oi Camila, as regras de transito são validas por lá tb... não é pq é uma ilha q as leis mudam. Já vi muita gente sendo multada por dirigir bugue sem cinto de segurança. E lá tb tem blitz! Portanto, nada de beber, hehehe

  • Obrigada pela riqueza de detalhes. Ficaria muito feliz em ver mais fotos dos passeios.
    Quero muito ir com o meu pequeno e esposo. Ele deverá estar com 1 e 7 meses. Tenho certeza que ele vai curtir.

  • Adorei as dicas. Vou agora em agosto c a minha princesa de 1 ano e 10 meses tb e vou seguir o roteiro de vcs. Vms ficar na pousada golfinho, indicação de um amigo, e espero curtir bastante c a minha pequena. Precisamos levar guarda sol daqui do Rio ou lá conseguimos? Obrigada!

    • Se quiser levar um bem pequeno e leve, é bom. Mas lá também tem pra alugar na maioria das praias. Bjs

Posts Relacionados