in

Regras sobre acidentes em alta montanha

Em caso de acidente com feridos, as seguintes regras devem ser observadas:

  • Examine a situação, fique calmo e não entre em pânico. Ação precipitada, embora bem intencionada, pode ser fatal;
  • Aproxime-se do ferido com calma, examine primeiro a possibilidade de ter havido queda na rocha ou no gelo;
  • Aplique imediatamente as técnicas de primeiros-socorros. Se a vítima não estiver respirando ou não tiver pulso, aplique massagens de reativação cardíaca ou pulmonar. Controle as hemorragias externas. O socorro imediato pode ser fundamental para evitar uma morte;
  • Não mova a vítima até que a extensão do ferimento seja avaliada, bem como a possibilidade de tratá-la com as técnicas de primeiros socorros. Deixe-a em lugar seco e nas melhores condições de calor possível;
  • Tranqüilize o ferido mesmo que ele esteja inconsciente;
  • Analise a situação e planeje um curso de ação. Ele pode caminhar por si próprio? Pode caminhar com a ajuda de terceiros? Em caso de dúvida, não. Você ou seu grupo possuem condições de descê-lo para ser socorrido num local mais apropriado? Caso não, mande alguém pedir socorro no acampamento mais próximo, de preferência mais abaixo. Os guardas são as pessoas mais indicadas para isto, mas outros alpinistas também podem prestar este auxílio. Quando enviar alguém solicitando ajuda, mande junto as duas pessoas em melhores condições do seu grupo. Se carregadores forem mandados, prometa-lhes uma boa gorjeta para que levem a mensagem o mais rápido possível. A mensagem, neste caso, deve ser escrita, informando: a) nome da vítima; b) tipo do ferimento ou doença; c) hora e local exato do acidente; d) sugira a forma mais adequada de resgatá-la;
  • Se o acidentado for deixado sozinho, fique seguro de que ele permanecerá no mesmo local enquanto não chegar ajuda. Se ele se mover para outro lugar ou para baixo de uma pedra, por exemplo, poderá nunca mais ser encontrado, morrendo no local. Deixe-o com toda a água, alimentos e roupas disponíveis, incluindo sacos de dormir extras. Sinalize o lugar da melhor forma possível. Um Anorak colorido sobre uma pedra ou sobre um groundsel é o ideal. Depois de deixá-lo, ao descer em busca de ajuda pare com freqüência e examine bem o local ao seu redor, memorizando ou, melhor ainda, anotando num papel e marcando num mapa detalhes da trilha que possibilitem a outra pessoa encontrar a vítima.
Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Booking.com

Curtiu essa matéria?

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras, conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram e no Twitter, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira e Trilhas e Aventuras no Google Plus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

O que levar pra comer num Trekking

A ação do sol e do calor durante uma trilha