in

Rafting no Rio Paraibuna, em Três Rios – RJ

O Rio Paraibuna é um dos pontos mais tradicionais do país para a prática da canoagem e do rafting. O início da descida fica em Levy Gasparian, perto da cidade de Três Rios, a 200 km do Rio de Janeiro .

Com aproximadamente 22 corredeiras, a descida do rio Paraibuna alia paisagens belíssimas e muitas histórias, já que a região era importante entreposto comercial no século XIX. Durante os 20 km de descida, que demoram em torno de 3 horas, você irá conhecer sítios históricos que fazem parte do antigo Caminho do Ouro Imperial.

Em setembro de 2004, o Paraibuna sediou o 9º Campeonato Brasileiro de Rafting. O rio Paraibuna também serve de fronteira natural entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais.

O Rio Paraibuna ( Nivel III / III+ ) tem um percurso de 20 km, alternando remanso c/ corredeiras. Este rio é um dos mais tradicionais do Brasil, com grande volume de água.

paraibuna02

Dicas

– Roupa de banho: sunga ou biquíni, por baixo de bermuda ou short;
– Tênis ou calçado com boa aderência (para maior segurança);
– Relógios, jóias e semelhantes não são recomendados;
– Toalha, muda de roupa seca, artigos de higiene pessoal;
– Protetor solar e boné;
– Sacola plástica para roupa molhada;
– Para quem usa óculos, alça como suporte;
– No inverno, roupa de “lycra” ou “neoprene” (opcional);
– Máquina de retrato descartável ou a prova d’água.

Comentários:

O melhor período para a descida é no verão, quando o volume aumenta com as chuvas. No inverno as quedas se tornam mais acentuadas.

  • Extensão do Rio: 178 Km;
  • Principal afluente: Rio Cágado;
  • Nascente: Serra da Mantiqueira;
  • Desembocadura ( Foz): Rio Paraiba do Sul no Município de Três Rios, que por sua vez nasce em São Paulo e desemboca no Município de São João da Barra – JR, Vizinho ao Município de Campos;
  • Faz fronteira entre os Estados de Minas Gerais à esquerda e Rio de Janeiro à direita;
  • Profundidade: varia de 4 à 30 metros;
  • Temperatura média da água: 22º.

Como Chegar:

Partindo de S.P., o acesso é pela Rodovia Nova Dutra até a cidade de Volta Redonda. De lá, segue-se pela BR 393 – conhecida como Rio-Bahia passando pelas cidades de Barra do Piraí, Vassouras, Paraíba do Sul até chegar em Três Rios.

Saindo do Rio de Janeiro, o acesso é pela Rodovia BR 040 (Rio-Petrópolis) em direção a Juiz de Fora-MG até chegar em Três Rios, divisa de Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Curtiu essa matéria?

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras, conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram e no Twitter, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira e Trilhas e Aventuras no Google Plus.

Comentários

Deixe um comentário
  1. Boa tarde,

    Gostaria de saber se voce é uma agencia?

    Se é, quais sao so valores do passeio?

    Se nao for, qual agencia voce recomenda pRa fazer este passeio?

    Muito onrigada!

    • Os valores variam de empresa para empresa.
      A quantidade de pessoas depende do tamanho do bote.
      Normalmente, os pacotes incluem transfer do RIO para Paraibuna e retorno.
      Existem várias agências que fazem esse roteiro.
      Abs

  2. Gostaria de fazer rafiting e saber o valor do mesmo. Existe a opção do transporte incluído ou indicam alguém que faça esse servico até o local do rafiting. Meu tel 999632946. Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Comentários

0 comentários

Ibirama – A Terra da Fartura do Rafting

Rapel no Buraco das Araras, perto de Bonito – MS