in ,

Primeiro Acampamento: Testando Equipamentos e Checklist Básico

Como já dito anteriormente, o campismo absolutamente não é uma forma barata de se fazer turismo, apesar de existir esta possibilidade caso seja necessário. Da mesma forma como qualquer hobby os equipamentos podem ser encontrados desde baratinhos como extremamente modernos e onerosos. Seja qual for o seu preço é necessário uma boa conferência e um prévio teste das novas aquisições.

Os assuntos desta coluna estão intimamente ligados à fase chamada “planejamento”. Não estranhe se você se sentir uma criança contando as horas para sua próxima viagem. OS mais experientes e amantes do campismo se sentem assim independente da idade ou do tempo de experiência. Esta é a principal finalidade do campismo: Lazer, paixão, descanso e esporte.

Testando Alguns Equipamentos

Antes da sua primeira viagem acampando ou da estreia de equipamentos recém adquiridos, é hora de fazer testes, apreciações e verificações. Tudo para evitar uma frustração de chegar no seu primeiro acampamento (ou na primeira utilização) e se dar conta que não Estão completos. Por exemplo, se não vierem as varetas da barraca e que ela sequer esta ficará de pé ou então colchão inflável estiver furado.

camping-equip-1

No caso do primeiro acampamento a primeira coisa a fazer é testar sua nova barraca. Seja nova ou emprestada, arrume um lugar em casa para montá-la. Arraste os móveis da sala ou tire o carro da garagem. É claro que você não poderá esticar o sobreteto dela, mas poderá montar a estrutura (varetas) e posicionar os tecidos para verificar todo o funcionamento. Tire todas as suas dúvidas antes de pegar a estrada e principalmente checar se todos os itens estão presentes. São eles:

– Varetas (ferragens) – Estrutura

– Piso + Dormitórios (Panos internos geralmente de tecido).

– Sobreteto (geralmente de nylon ou lona)

– Espeques (fundamental)

– Cordinhas e amarras para esticar a barraca.

Depois disso cheque seus outros equipamentos:

– SACO DE DORMIR: Teste. Entre dentro dele. Experimente a temperatura e o conforto interno. Não esqueça de guardá-lo no saquinho próprio feito de nylon, que escorrega bem e auxilia na guarda compacta.

– COLCHONETE: Abra e cheque se está em boas condições. Não tente dormir nele uma noite… Existe uma diferença bruta em dormir em um colchonete na rotina em casa e na vibe de um acampamento.

– ISOLANTE TÉRMICO: Se for antigo, verifique se não está quebradiço. Se estiver curvado, inverta-o por algum tempo e depois enrole-o com a parte de cima para fora de forma que seu peso no uso force-o a ficar esticado.

– COLCHÃO INFLÁVEL: Importantíssimo inflá-lo e checar se não há vazamentos. Poeira e mofo são grandes inimigos deles. Para desinflar em casa, utilize um aspirador de pó para retirar todo o ar interno. Desta forma você aprenderá como é a mágica da fábrica para conseguir colocar o colchão naquela caixinha. No camping não vai ter aspirador… mas no mercado há infladores com a função reversa exatamente para este fim.

– LANTERNA: Cheque as baterias e o funcionamento das lâmpadas ou LEDs.

– LAMPIÃO: Aproveite para aprender a instalar a “camisa” e acendê-lo.

– FOGAREIRO: Cheque o funcionamento e o gás. Aproveite e experimente qual a melhor panela ou canecão para levar na viagem.

Agora olhe para toda a sua tralha e se imagine acampando…. e pense em quais objetos e pertences levar e quais precisam ser checados. Faça sempre o uso de uma lista (de papel ou no smartphone) em seus planejamentos.

camping-equip-3

CheckList Básico de Viagem

De posse dos equipamentos anteriormente citados é hora de pensar em um checklist para sua viagem.

É óbvio que para cada pessoa será um rol diferente de coisas a serem levadas para a primeira viagem, mas este texto procura trazer a tona pertences úteis e comuns para auxiliar o novo campista a construir a sua lista de necessidades. Alimente sua lista ao longo dos tempos e sempre faça uso dela.

Primeiramente verifique quais roupas levará dependendo do tipo de clima. Se for calor, leve uma blusa e calça para frio. Se frio, leve algo caso esquente. Não esqueça roupa íntima, meias e roupa para dormir. Não esqueça de toalha para banho, chapéu e seus calçados e chinelos. Roupa de banho mesmo no caso de ser interior. Um pano para limpeza poderá ser muito útil não só para secar suas coisas ou seu tênis em caso de chuva, mas para secar os equipamentos na hora de guardar. Pano para secar os utensílios de cozinha também.

Produtos de sua higiene pessoal são imprescindíveis. Escova de dentes, pasta, sabonete (líquido é muito útil no camping), xampu, pente/escova, cotonetes e até alguns itens curativos. Capriche na “necessaire” e escolha produtos que não destampem (e derramem) com facilidade. Mulheres não esqueçam de sua higiene íntima e os homens da barba. Repelente de insetos se faz necessário para muitas pessoas. Filtro solar é importantíssimo.

ATENÇÃO: Nunca esqueça papel higiênico. Conta-se nos dedos os campings que oferecem este item no banheiro.

Para a parte de cozinha e aventuras, não esqueça um canivete, talheres, sal, açúcar, copo, cantil, pratos, panela, isqueiro. Apesar de termos latas de alimentos fáceis de abrir, não deixe de levar um abridor. Um canivete suíço possui abridores de latas, garrafas e até para um bom vinho. Leve detergente e buchinha para lavar seus utensílios. Não esqueça um mini cadeado para trancar o zíper da barraca.

Nunca esqueça a sua parte perante aos resíduos. Leve sempre seu lixo embora e para isso leve saquinhos. Acompanhando um mini kit para necessidades especiais entram barbantes, pequenas ferramentas, fita silver tape e etc.

Se você é ligado em tecnologia, não esqueça sua máquina fotográfica, pilhas e carregadores, GPS, Celular e aquelas outras coisas que você não vive sem. Apesar disso tudo, nunca deixe de levar um bloquinho e caneta… eles não falham na falta de energia.

Este checklist não está completo. E nunca estaria. Cada pessoa possui seu próprio checklist. Ele é construído durante toda a sua vida de campista e sempre revisado e alterado de acordo com suas vivências. Portanto a chave desta etapa é: deixar registrado.

camping-equip-2

Nas próximas colunas abordaremos os demais itens da série “primeiro acampamento”:

– Escolhendo Um Camping

– Planejando a Viagem

– Acampando

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Curtiu essa matéria?

Escrito por Marcos Pivari

Marcos Pivari é campista de alma e nascimento. Fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do portal MaCamp Campismo sonha em desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo aos moldes europeus e norte americanos, devido ao incrível e superior potencial Brasileiro. O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza.

Comentários

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Comentários

0 comentários

Céu de estrelas no Deserto de Atacama

Antofagasta ganha o primeiro observatório astronômico público do Chile

Dicas do que fazer em Águas de São Pedro – SP